Blog

Blog

18 de jan. de 2012

Os mestres mais poderosos da ficção


Todo herói que se preze não surge de uma hora para outra, logo após receber super-poderes ou ganhar habilidades especiais e sobre-humanas. É necessária aquela figura imponente do mestre ou tutor para que o jovem gafanhoto aspirante a herói não saia por aí fazendo burradas com poderes e conhecimentos recém -adquiridos e ainda não dominados em sua plenitude. Os mestres são figuras tão recorrentes no universo da ficção (cinema, televisão, histórias em quadrinhos) que procuramos neste post lembrar de alguns do mais notáveis.
Os mestres mais poderosos da ficção

Nem só de Mestres Jedi vive o cinema


Seja para o bem ou para o mal, mestres e tutores tornaram-se tão famosos quanto seus pupilos. Só para ficar num exemplo, Anakin Skywalker jamais teria se tornado Darth Vader e optado pelo lado negro da Força se não fosse a influência e os conselhos malévolos dados pelo senador Palpatine, a despeito de Obi-wan Kenobi ter treinado o jovem Anakin desde criança.
Mas tem também os mestres mocinhos e, para alívio geral, em número bem maior. Para mim, o que teve mais sucesso em sua empreitada foi Morpheus (Laurence Fishburn), da trilogia Matrix. Conseguir transformar um hacker de terceira como Thomas Anderson (Keanu Reeves) no escolhido para salvar o que restou da humanidade do julgo das máquinas foi uma tarefa cumprida com êxito surpreendente.

Mestres poderosos e inesquecíveis


A seguir veja alguns exemplos de mestres que moldaram nossos heróis, pessoas sem as quais os protagonistas de grandes sucessos de histórias da ficção sequer teriam existido:
Os mestres mais poderosos da ficção
Mestre dos Magos (Caverna do Dragão): sempre com ensinamentos enigmáticos e certeiros, o Mestre dos Magos surgia do nada para ajudar o jovens perdidos no mundo fantático da Caverna do Dragão. Baixinho e de semblante sereno, suas dicas exigiam dos adolescentes um alto grau de discernimento e coragem, transformando-os em verdadeiros heróis na luta contra o Vingador e outras criaturas.
Os mestres mais poderosos da ficção
Pai Mei (Kill Bill): a Noiva, interpretada por Uma Thurman, já era uma assassina profissional e membro do Esquadrão Assassino das Víboras Mortais quando foi traída por sua gangue, mas sua vingança contra seus ex-companheiros não teria graça sem o treinamento de artes marciais nível hard aplicado por Pai Mei, um guru chinês trazido diretamente da mitologia chinesa por Quentin Tarantino para abrilhantar ainda mais Kill Bill.
Os mestres mais poderosos da ficção
Mestre Ancião/Dohko de Libra (Cavaleiros do Zodíaco): vivendo serenamente no alto dos 5 Picos Antigos de Rozan, o Mestre Ancião destaca-se, entre todos os outros mestres dos Cavaleiros do Zodíaco, por ser considerado o mais forte Cavaleiro de Ouro de Atena. Além disso, ensinou a Shiryu as poderosas técnicas do Cavaleiro de Dragão, tarefa cumprida de forma sublime: fazer um Cavaleiro de Bronze aplicar um golpe capaz de fazer uma cachoeira correr ao contrário é um feito digno de nota.
Os mestres mais poderosos da ficção
Sr. Miyagi (Karate Kid): o pacato criador de bonsais, oriundo do Japão, se tornou um dos personagens mais conhecidos no cinema dos anos 80 ao ensinar para o jovem Daniel Larusso não apenas o karatê, para se defender dos valentões do seu bairro, mas também lições de humildade, disciplina e perseverança, muitas vezes com muito bom humor e até uma pitada de deboche.
Os mestres mais poderosos da ficção
Obi-wan Kenobi (Guerra nas Estrelas): o fato de seu padawan Anakin Skywalker ter optado pelo lado negro da Força, seduzido pelas promessas de poder infinito do Senador Palpatine, não descredenciam os esforços do jedi Obi-wan Kenobi em levar paz à galáxia. Ele aparece seguidamente em toda a saga Guerra nas Estrelas levando palavras de apoio a Luke Skywalker, aquele rebelde do planeta Tatooine que mais tarde se tornaria um Jedi extremamente poderoso e peça-chave para derrotar Darth Vader e seu Império do Mal.
Os mestres mais poderosos da ficção
Morpheus ( Matrix): achar, dentre os bilhões de seres humanos na Terra, aquele que será O escolhido para salvar a humanidade da escravidão imposta pelas máquinas num futuro pós-apocalíptico já valeria a Morpheus uma menção mais do que honrosa. Fazer desse humano um guerreiro confiante, habilidoso e capaz até de desviar de balas como o Neo é algo para figurar no topo do pódio dos mestres. Sempre com a serenidade e firmeza conjugadas para extrair de Neo o seu melhor, Morpheus entra para nossa galeria como um dos maiores mestres já vistos na ficção.
Será que esqueci de alguém? Por favor, caso minha memória tenha me traído, não se façam de rogado e relembrem nos comentários algum mestre que marcou você em algum filme, desenho animado ou história em quadrinho.