Blog

Blog

20 de jan. de 2012

Os vinte maiores hinos do Rock VH1

Adiantando a postagem de sexta-feira hoje mostro para vocês os vinte maiores hinos do Rock'n Roll eleitos pela VH1. Então caros leitores coloquem a mão no peito e cantem junto essas adoráveis perolas da música que hoje nos dão orgulho do passado, erga a bandeira e venha prestigiar as canções mais simbólicas desse estilo que têm milhões de seguidores, lembrando que não é a melhor canção de cada banda e sim as mais simbólicas do universo do Rock.


Iron Maiden - The Number of The Beast


Aqui no vigésimo lugar temos uma das canções mais simbólicas do Iron Maiden que marca a chegada de Bruce Dickinson ao Iron Maiden, marcou gerações inteiras e é uma das mais aclamadas da banda, mostrou que Bruce tinha chegado para ficar.


 Metallica - Enter Sandman




Um dos riffs mais simbólicos do Heavy Metal não poderia ficar de fora do Top 20 VH1, a canção que elevou o Metallica a nível internacional fica com a décima nona posição nessa lista.


 Guns N Rose - Sweet Child Of Mine




Eu não concordei inteiramente com o fato de um dos riffs mais marcantes do Hard Rock ficar tão atrás assim, mas como não fui eu que escrevi a lista não posso mudar o Guns de posição. A música que surgiu em um exercício rotineiro de Slash é uma das mais conhecidas da banda, uma balada que foi a primeira do Appetite for Destruction que atingiu a primeira colocação na Billboard.


Van Halen - Jump




A icônica Jump foi a única canção do Van Halen a atingir o primeiro lugar na classificação da Billboard. Música que é facilmente identificada, mostra bem o estilo dos anos 80 pelo uso dos sintetizadores, além do fato de ser instantaneamente reconhecível.


 Sex Pistols - Anarchy in the UK



Outra canção que não concordei muito com a posição pelo fato de ser uma das mais conhecidas do cenário Punk, além de desafiar claramente o governo britânico da época. Primeiro single dos Sex Pistols desafiou claramente o governo do Reino Unido, e mostrou a anarquia do mundo Punk.


The Ramones - Blitzkrieg Bop




Outra canção que ilustra os anos setenta e a revolução Punk é mais do que conhecida do grande público e é realmente aquela canção que você têm que ter falta de respeito e rebeldia a canta-lá.


Cazuza - Ideologia




Apesar de não ser critica de música ou algo do tipo não concordei com o fato de Ideologia estar a frente de canções icônicas como Blitzkrieg Bop ou Anarchy in the UK. Mas pegaria mal não colocar nenhuma banda brasileira na lista, além dela ter sido até considerada música do ano aqui no país, não concordei e achei injusto com os Pistols, Ramones, Guns e companhia, mas fazer o que, têm gente que gosta e que não irá concordar comigo.


Quiet Riot - Cum on Feel the Noise




A canção que inspirou o KISS a escrever seu maior sucesso não poderia faltar na lista dos hinos do Rock, Cum on Feel The Noise conseguiu elevar o Quiet Riot e chamar atenção para o Heavy Metal de Los Angeles.



 Legião Urbana - Será?




Eu realmente compreendo a importância da música brasileira, e o fato de bandas como Legião Urbana e Barão Vermelho ajudarem a valorizar o produto nacional, mas não concordo com o fato delas ocuparem posições de tanto destaque numa lista de hinos do Rock, We're Gonna Take It com certeza teve muito mais importância no cenário do Rock do que Será? que se encontra na décima primeira posição. Criticas a parte não fui eu que fiz o tópico e sim a conceituada VH1.


Black Sabbath - Paranoid



Chegando na metade da lista encontramos Paranoid que é uma das percursoras do Heavy Metal, nessa faixa você tem a oportunidade de ver a banda com sua formação clássica incluindo Ozzy nos vocais. Inesquecível canção, e com certeza um dos maiores hinos do Rock.


The Who - My Generation




Esse realmente é um hino marcante do Rock, assim como o The Who que mostra a perda de inocência da geração dos anos sessenta. Eles que inventaram a mania de quebrar os instrumentos em palco, Keith Moon que mostrou como um baterista pode ter muita presença de palco, Pete pulava como um louco no palco, e isso tudo fez com que essa canção se tornasse uma das mais célebres do Rock. Por mim poderia estar entre as cinco melhores.


 Steppenwolf - Born To Be Wild




Apesar de não ser uma seguidora do Steppenwolf sei que Born To Be Wild é um dos maiores hinos dos motociclistas e dos rockeiros espalhados pelo mundo. Além disso a canção têm há frase Heavy Metal Thunder  que deu origem ao tão aclamado Heavy Metal.


 Led Zeppelin - Rock'n Roll




É claro que uma música denominada Rock'n Roll vinda de uma das maiores bandas do gênero não poderia ficar de fora da nossa lista de hinos do Rock. Gravada numa das estruturas mais famosas do blues Rock'n Roll é aquela música que você têm que cantar com reverência ao Led Zeppelin.


 Pink Floyd - Another Brick In The Wall




Não se pode falar de Rock sem citar Pink Floyd, uma das bandas que re-inventaram o estilo e deu destaque ao Rock Progressivo. We don't need to education é uma das frases mais marcantes da segunda parte da canção e mostra a crítica da banda ao duro sistema educacional inglês. Tenho medo do clipe, mas já tive vontade de cantar ela para algum professor chato.


 AC/DC - Back In Black




Back In Black talvez seja uma das maiores canções do grupo australiano AC/DC, pois simboliza a volta por cima que a banda deu. Após a morte de Bon eles chegaram a considerar o fim do grupo, mas para sorte de todos eles colocaram Brian na banda e compuseram essa canção que com um riff marcante e super conhecido mostra a superação do grupo e de como eles estão de volta ao topo.


 Rolling Stone - It's Only Rock'n Roll




Sou suspeita para falar de Rolling Stone, já que por mais que seja muito fã dos anos sessenta nunca gostei muito da banda. Mas tenho que reconhecer a importância deles no cenário da música, e de como esse hit foi marcante para esse estilo musical. Mesmo não curtindo muito, sei que a rebeldia da banda hoje é uma das principais características do quase falecido Rock.

Joan Jett & Blackhearts - I Love Rock'n Roll



Joan Jett é sem sombra de dúvidas a princesinha do Rock, com sua atitude Punk ela conseguiu brincar com aquilo que até então era coisa de homem. Por isso ligue a Junkebox e escute um som que expressa a nossa paixão pelo Rock.


 KISS - Rock And Roll All Night




Não sou muito fã de KISS, mas com certeza essa canção merecia o primeiro lugar. Rock and Roll All Night capta todo o espirito do Rock, por isso quando a escuto peço Rock'n Roll o dia todo com festas a toda hora. Amo esse som, com a presença de palco do KISS ele se torna o segundo maior hino do Rock, que expressa a ideologia de um povo unido pela música.


Queen - We Will Rock You




Quem iria pensar que uma batida de pé ritmada e um solo simples de guitarra se tornaria um dos maiores hinos do Rock de todos os tempos? Bem, Freddie pensou e transformou uma batida cronometrada em um clássico, além da presença de palco indiscutível em todos os show temos esse ritmo que todos conhecem mesmo sem saber de quem é a banda. Para fazer Rock não se precisa de várias sobreposições e instrumentos sofisticados, apenas de um espírito de alegria e curtição, que melhora com um vocal exemplar como o de Freddie.