Blog

Blog

5 de jan. de 2012

Porque os castores constroem represas?...


O castor é um mamífero semi-aquático, muito conhecido por construir barragens; os castores têm o corpo maciço, robusto e mais desenvolvido na região posterior; o focinho é curto e arredondado; o dorso é castanho-escuro, com reflexos acinzentados; têm a barriga de uma tonalidade mais clara, para o cinzento-amarelado; a base da cauda é coberta por pelos compridos e bastante fofos, sendo o restante nu, com pequenas escamas negras; a cor apresenta diversas gamas que podem ir do preto ao cinzento ou ao branco-avermelhado, sendo raramente brancos (então com manchas escuras esparsas).

Suas  orelhas, muito pequenas, ficam completamente escondidas na pelagem; estas, bem como as narinas, são providas de válvulas que se fecham quando o animal está submerso, o que consegue até 15 minutos, voltando à tona para respirar; a cauda, utilizada apenas para nadar e para dar sinais de alarme, golpeando com ela a superfície da água em caso de perigo, é coberta de escamas, arredondada na base e achatada, assim como uma raquete, servindo de leme; apoiando-se na cauda, o castor pode manter-se de pé nas patas posteriores; no solo caminha vagarosamente As represas feitas pelos castores são levantadas para proteger a casa desse simpático mamífero. 


Mas Por Que Eles Constroem Represas?

Dotado de membranas nas patas traseiras e uma achatada e larga cauda que serve de leme e remo, o castor contrói seu lar no meio dos rios (apesar de também fazê-lo nas margens). A casa é feita de pedaços de madeira, pedras e lama e forma um monte oco em forma de cone com entradas submersas. 

Apesar de proteger os bichinhos do frio do inverno e de animais predadores, a toca sofre o risco de ser inundada quando o nível da água sobe ou de ficar desportegida contra inimigos em períodos de seca, e é aí que entram as represas.


Para manter a água (e o pé direito da casa) no mesmo lugar, os castores levantam as barreiras, pois elas seguram a água numa altura mínima e, caso chova muito e o nível do rio suba, basta abrir buraquinhos na represa, como se fossem comportas de um dique, para que a altura volte ao normal. 

Apesar represas construídas serem um local com uma fauna variada, como peixes, sapos e rãs, os castores não veem esses animais como fonte de alimentação. Eles são animais estritamente herbívoros, se alimentam do córtex, ramos e folhas das árvores que derrubam e das raízes de plantas aquáticas. Assim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses animais não fazem as represas para atrair comida e sim para se proteger.


FONTE. www.curiosidadesdanet.com