Blog

Blog

14 de jan. de 2012

Revivendo os anos 90: Músicas inesquecíveis


nirvana
1 - Nirvana - Smells Like Teen Spirit: Lançada em 1991, a canção é tida até hoje, como uma das representativas da história do rock. Sua importância foi determinante na popularização do Nirvana, que na época, deixava o circuito underground, atingindo o chamado “mainstream”.
Curiosidades
- “Smells Like Teen Spirit” faz parte do segundo álbum de estúdio do Nirvana, “Nevermind”. Segundo Kurt Cobain, vocalista do grupo, a intenção era fazer algo semelhante ao Pixies.
- Com o sucesso obtido, seria lançado um videoclipe da canção, difundido em diversas partes do mundo pela MTV.
Apagar as luzes



2 - Alive - Pearl Jam: “Alive” faz parte do primeiro álbum de estúdio do Pearl Jam, “Ten”, de 1991. Diferente do que muitos imaginam, a canção emplacaria primeiro nos países europeus, especialmente no Reino Unido, onde, semanas após o lançamento, já alcançava a posição de número 16. No Brasil, a música foi destaque em diversas emissoras de rádio, como por exemplo, a  89 fm (São Paulo), Fluminense FM (Rio de Janeiro) e Atlântida (Rio Grande do Sul).
Apagar as luzes



3 - Man in The Box - Alice in Chains: “Man in The Box” foi composta no início da década de 90, e faz parte do primeiro álbum de estúdio do Alice in th Chains, “Facelift”. A música, por sua vez, se encontra na 19ª posição do ranking “40 Greatest Metal Songs”, da VH1. Ainda sobre a trilha, ela aparece em diversos filmes, entre eles: “Lassie” e “Perfect Storm”.
Apagar as luzes



4 - Losing My Religion - R.E.M: “That’s me in the corner, That’s me in the spotlight, losing my religion”. Certamente você já deve ter ouvindo esta canção. Ela está presente no sétimo álbum do R.E.M, “Out of Time”. Entre outras coisas, a canção foi indicada a sete prêmios no Grammy de 1992, permanecendo 21 semanas consecutivas no “Billboard Hot 100”.
Apagar as luzes



5 - Under the Bridge - Red Hot Chili Peppers- Sem dúvida, uma das canções mais emblemáticas do grupo Red Hot Chili Peppers. A música em si, gira em torno de uma ponte, localizada na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, e que é dominada por um grupo de traficantes. Ainda sobre a trilha, ela está contida no quinto trabalho da banda, “Blood Sugar Sex Magik”, de 1991, e foi escrita pelo vocalista Anthony Kiedis.

Apagar as luzes



6 - One - U2: Lançada em 02 de fevereiro de 1992, “One”, do U2, é uma das faixas do disco “Achtung Baby”. Composta originalmente para causas humanitárias, a canção logo atingira o sucesso, atingindo a décima posição na “Billboard Hot 100”.

Apagar as luzes




7 - Creep - Radiohead: Uma das mais belas canções dos anos 90. “Creep”, como ficou conhecida, fez parte do primeiro álbum da banda inglesa Radiohead, “Pablo Honey”, de 1993.

Apagar as luzes


8 - Wonderwall - Oasis: Lançado em 30 de outubro de 1995, “Wonderwall”, foi o terceiro single do álbum “(What’s The Story) Morning Glory”. A trilha, por sua vez, ocuparia a segunda posição nas paradas de singles da Inglaterra.
Curiosidades
- A canção faria parte da lista do “TOP Ten” da Billboard nos Estados Unidos.
- Diversos foram os covers feitos para “Wonderwall”, destaque para as versões realizadas por Ryan Adams, Cat Power e Paul Anka.
Apagar as luzes



9 - Iris - Goo Goo Dolls: Como se sabe, “Iris”, fez parte da trilha sonora do longa “City of Angels” (Cidade dos Anjos). Lançada em 1998, a música está entre os destaques da banda norte-americana Goo Goo Dolls, e está contida no sexto álbum do grupo, “Dizzy Up The Girl”.
Apagar as luzes



10 - Shine - Collective Soul: Foi graças a esta canção, “Shine”, de 1993, que a banda ganharia prestígio internacional. No auge do sucesso, os músicos seriam convidados para participar do festival Woodstock - 1994.

Apagar as luzes