Blog

Blog

11 de jan. de 2012

Rock: histórico, popular e social


 
Hoje poderia ser um dia qualquer, mas não é. Nesta quarta-feira, 13 de julho, celebramos o mais popular dos gêneros musicais. Um tal de rock and roll, estilo surgido no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, enraizado em gêneros musicais afro-americanos, e que rapidamente se espalhou pelo mundo. No entanto, os historiadores destacam que elementos do rock já podiam ser ouvidos em gravações country da década de 1930 e blues dos anos 1920.
Cabe ressaltar que além de histórico e popular, o rock também tem evidenciado muito o seu lado social. É um gênero que trascende a música. Para se ter uma ideia do que estou falando, basta compreender porque o dia 13 julho foi instituído como o Dia Mundial do Rock. Nesta data em 1985, Bob Geldof – ator principal de “Pink Floyd The Wall” (1982) – organizou o Live Aid. O show simultâneo em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos, tinha como objetivo erradicar a fome na Etiópia. Tal evento contou com a presença de artistas como David Bowie, Dire Straits, Queen, The Who, Led Zeppelin, Mick Jagger, Sting, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton, entre outros.
Vinte anos mais tarde, Geldof organizou o Live 8 com uma nova edição e estrutura maior, tendo shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa das nações mais pobres e erradicar a miséria do mundo. Entre as atrações, nada mais, nada menos do que Pink Floyd. Veja abaixo a apresentação dos britânicos na íntegra.