Blog

Blog

23 de fev. de 2012

Franz Ferdinand voltará à ativa em 2012


Franz Ferdinand reafirma - Eu voltarei


Nick McCarthy: "Nos dias de hoje, as pessoas gravam um álbum por ano e fazem turnê por dois anos. Não acaba nunca".
Quem deve voltar à ativa em 2012 é o Franz Ferdinand. Ao menos é o que garantiu o guitarrista da banda escocesa, Nick McCarthy ao jornal britânico Daily Record. O retorno acontecerá após um hiato de quase dois anos desde o fim da turnê do álbum “Tonight: Franz Ferdinand”(2009), em fevereiro de 2010. “O grupo precisava de descanso após anos em turnê. Nós fizemos shows em excesso e precisávamos sentir prazer em tocar, novamente”, contou McCarthy ao periódico.
Pouco antes da parada, McCarthy e o vocalista Alex Kapranos chegaram a anunciar que já estavam escrevendo canções para o quarto e novo álbum e que inclusive já tinham até produção que ficaria a cargo de Mark Ronson (que já trabalhou com Amy Winehouse, Duran Duran e Lily Allen). No entanto, recentemente o guitarrista disse ao Daily Record que a banda não sente mais a necessidade de ser prolífica como antigamente. “Nós costumávamos pensar: qual o problema de gravar um disco por ano?”, revelou o músico. “Ah, não. Vamos mudar o sistema um pouco. Nos dias de hoje, as pessoas gravam um álbum por ano e fazem turnê por dois anos. Não acaba nunca”, disse.
Enquanto o Franz Ferdinand não volta à ativa, os integrantes se mantém em atividade com projetos paralelos, tais como o Box Codax, que é encabeçado pelo próprio McCarthy. A iniciativa conta ainda com a colaboração de outros membros da banda escocesa como o baixista, Bob Hardy e o baterista, Paul Thomson. Já Alex Kapranos partiu para a área literária com o lançamento do livro “Mordidas Sonoras” (2007), que reúne textos inéditos e resenhas gastronômicas feitas por ele entre 2005 e 2006 para o The Guardian.