Blog

Blog

16 de fev. de 2012

Sucessos!... Somente sucessos!


Parem as máquinas! O recém-publicado Dicionário de Punk e Hardcore afirma: o punk rock  não começou nos anos 1970 em Londres, nem em Nova York, mas sim no Peru, e mais especificamente no distrito de Lince, em Lima. Os precursores do gênero, segundo o livro, cantavam em espanhol e eram quatro jovens de 19 anos que tocavam sob o nome de Los Saicos. A banda, que durou apenas três anos, teve seu auge em meados dos anos 1960, embora nunca tenha gravado um álbum. O nome original do grupo era Sádicos, mas por uma autocensura decidiram tirar o “D”, fazendo com que o nome soasse como psycho (“psicótico”, em inglês).




The Melvins ou simplesmente Melvins, desde o começo dos anos 80  vem influenciando bandas com sua mistura de punk rock, grunge, hardcore, heavy metal, música experimental e stoner rock. Nirvana (cabe dizer que o Melvins era uma das bandas preferidas de Kurt Cobain), Alice in Chains, Soundgarden, Kyuss sempre foram associados ao Melvins, por serem da mesma geração ou pela grande inspiração.
Desde o começo, eles se apresentavam como um trio, guitarra e voz sob o comando de Buzz Osborne (ou King Buzzo), Dale Crover na bateria e vocais, com diferentes músicos no baixo, que atualmente é liderado por Jared Warren, que também faz os vocais. Desde 2006 o baterista Coady Willis juntou-se ao Melvins, trazendo aos shows ao vivo mais potência com duas baterias no palco.
Em recente turnê pela Europa, não podia ser diferente, todos os shows foram sold out. Os lendários fizeram 32 apresentações entre shows solos e festivais desde o final de setembro até o encerramento em Bristol, na Inglaterra no dia 4 de novembro, passando por um incrível show de 2 horas de duração em Londres. Com toda a sua presença mística e seu cabelo inconfundível Buzz hipnotizou os aproximadamente 1.250 fãs que lotaram o tradicional Electric Ballroom Club em Camden Town.
O setlist com 19 músicas percorreu os principais sucessos da banda em todos os estilos. Dale com um bom arsenal de baquetas de diferentes tamanhos para diferentes sons, reinou sozinho na bateria, mas deixando os fãs um pouco decepcionados, pois esperavam pela presença da dupla bateria como vinha acontecendo nos outros shows, Coady teve que se ausentar por compromissos de família. Jared, seguindo o mestre Buzz, com sua vestimenta exótica e um cabelo não menos exótico, dedilhou facilmente entre o hardcore e o stoner e terminou o show com Dale na música experimental “Shevil”, dividindo-se entre as distorções do baixo e na percussão. Confira abaixo, na íntegra, o show do Melvins ocorrido em junho deste ano na Hellfest de Clisson, na França (detalhe importante, com duas baterias no palco).






Que a indústria fonográfica está em declínio isso não é nenhuma novidade. Contudo, segundo a avaliação de Debbie Harry, vocalista da banda nova-iorquina Blondie, a internet foi a responsável por potencializar a ruína nos negócios na área musical em todo o planeta. “Tudo começou quando as pessoas começaram a comprar fitas cassetes ao invés do vinil. E a internet e o download de músicas arruinaram completamente a indústria da música e tudo o que os artistas usavam para trabalhar”, comentou a artista em entrevista à Bang Showbiz.
O Blondie dos hits “Heart Of Glass” e “Maria” lançou neste ano “Panic of Girls”, seu nono álbum, o primeiro desde “The Curse of Blondie” (2003).