Blog

Blog

17 de mar. de 2012

De tudo um pouco!...Fique por dentro!


Machos de moscas-da-fruta também bebem até cair se levam fora das fêmeas


Machos de moscas-da-fruta também bebem até cair se levam fora das fêmeas
Um neuroquímico no cérebro das moscas-da-fruta (que o ser humano também possui), que provoca uma reação idêntica quando da ingestão de álcool, poderia ser a razão pela qual ditos insetos, especialmente os machos, se embebedam quando uma fêmea desdenha seus galanteios. Ou ao menos isso sugere um estudo científico, publicado na revista Science, realizado por Galit Shohat-Ophir, do Instituto Médico Howard Hughes com sede na Virginia, EUA, em colaboração com outros colegas do laboratório Ulrike Heberlein na Universidade da Califórnia em San Francisco.

Caneca geradora de espuma cervejeira


A quantidade de espuma que deve ter uma cerveja costuma ser motivo de discussão na maioria dos bares. Não parece que tenham chegado a um acordo global a respeito, nem há uma espécie de Constituição Cervejeira que estipule o que é melhor. Já ouvi de tudo: desde que 17% a 22% do copo deve ser espuma -em geral dito por donos de bares- até que a espuma é o mijo do diabo e há que evitá-la a todo custo. Tanto uma como outra são razões válidas para começar a lançar cadeiras um no crânio do outro, mas sigo sem encontrar uma lei unificadora.

Desde o Japão chega-nos agora uma Caneca geradora de espuma cervejeira, que estabelece sua própria marca de espuma e provocará árduas discussões no lar. Só há que pressionar a alavanca e a espuma subirá como se não houvesse um amanhã.

Uma nova espécie humana encontrada na China?


Uma nova espécie humana encontrada na China?
Pesquisadores australianos e chineses criaram hoje um rebuliço no mundo da ciência ao anunciar na revista PLoS ONE a descoberta de uma nova espécie humana até agora desconhecida em nossa genealogia, o chamado "homem do cervo vermelho" que sobreviveu à Idade de Gelo no sudoeste da China há 11 ou 14 mil anos.

De acordo com Darren Curnoe, professor na Universidade de Nova Gales do Sul, os restos fósseis de ao menos quatro indivíduos achados em Maludong, próximo a cidade de Mencio, na província de Yunnan, "poderiam representar uma migração muito prematura e desconhecida até agora dos humanos modernos fora da África, uma população que pode não ter contribuído geneticamente aos humanos modernos".

O longo percurso evolutivo da Lua em 180 segundos


A superfície lunar, assim como as catedrais góticas, representa uma pontual narrativa de pedra e pó. Através dela os cientistas foram capazes de decifrar boa parte da travessia evolutiva que este satélite terrestre completou ao longo de milhares de milhões de anos. E precisamente esta mutação constante, ainda que só perceptível entre longos períodos de tempo, ficou registrada em três minutos de vídeo, dentro de uma peça criada no Goddard Visualization Studio, que admiravelmente resume 4.500 milhões de anos de evolução lunar. Muito bacana!

Via | io9.

Duelo de banjos interpretado por duas bobinas de Tesla


Por si só, Dueling Banjos é o típico vídeo que recomendaria escutar com um bom volume, ainda mais se fosse na antológica cena do clássico do cinema Amargo Pesadelo, mas aqui temos como interpretes duas bobinas de Tesla e volume alto pode resultar um pouco irritante para ouvidos mais sensíveis, mas a performance é toda um show!

Até a porção recomendada de carne incrementa o risco de morte prematura


Até a porção recomendada de carne incrementa o risco de morte prematura
A coisa está ficando feia. Daqui há pouco vamos ter que viver de ar e sol. Vejam a última sobre pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard que descobriram que consumir carne incrementa em 12% a probabilidade de morte prematura, inclusive no caso das porções recomendadas pelas autoridades sanitárias e sobretudo no caso de carnes processadas como o bacon, salsicha, mortadela, presunto e outros embutidos.

De acordo com este estudo, a porção regular de carne de até 70 gramas diárias deveria ser reduzida ao máximo a 42 gramas (mais ou menos um bife grande por semana) para prevenir assim uma em cada dez mortes prematuras em homens e uma em cada treze em mulheres.

De acordo com Frank Hu, coautor da pesquisa, a presença da carne na dieta diária deveria ser ocasional e não frequente como forma de diminuir o risco de sofre de doenças crônicas e outros padecimentos.

Via  Telegraph.

"Sou dos que apostam a favor de que a Ciência está nos ajudando. Ainda que nos proporcione realmente o perigo, inclusive com todas essas bombas atômicas rondando por aí. A Ciência deu-nos muito mais vidas de que tirou; devemos recordar isso."
Vou mais longe: penso que esta gente ignorante que anda por aí desancando a Ciência e Tecnologia deveriam fazer comentários na Internet ou twittar com tambores ou fumaça e curar suas doenças com sangria ou sanguessuga. São bons em criticar o novo, mas não vivem sem.

Cientistas japoneses desenvolvem uma pistola cala-boca


Conferências intermináveis, aulas muito chatas, discursos burocráticos que saltam de clichê em clichê e de lugar comum em lugar comum, interrupções insossas em momentos e lugares onde o silêncio é imprescindível, fofoca chata que rompe com a concentração de alguém, são só alguns dos cenários em que o invento de Kazutaka Kurihara e Koji Tsukada seria sumamente útil.

Trata-se de uma "pistola interrompe discursos", um dispositivo que quando é apontado para uma pessoa que está falando grava suas próprias palavras e as lança de volta com um atraso de 0,2 segundos, o que afeta o processo cognitivo do cérebro e provoca que a pessoa gagueje (lembra-se de sanduiche-iche?) antes de cair no silêncio total. Isto porque o efeito perturbador de escutar o que foi pronunciado um momento antes desaparece ao se calar.

De acordo com os pesquisadores, o aparelho funciona melhor em pessoas que leem em voz alta que naquelas imersas em um discurso espontâneo e é totalmente inútil com sons sem sentido e uniformes que se emitem firmemente, por exemplo, um "Ah!" prolongado.

E ainda que muitos pensem em usos deliciosa e politicamente incorretos para esta pistola, a intenção original de seus inventores se limita a espaços como bibliotecas públicas ou contextos em que uma pessoa impede outra de falar.
Via  Gawker.

Abelhas aventureiras poderiam ter personalidade própria


Abelhas aventureiras poderiam ter personalidade própria
Entomologistas descobriram que certas abelhas seguem os mesmos padrões moleculares observados em seres humanos de ter um instinto aventureiro que as leva a buscar emoções fortes, uma marca que poderia ser considerada um indício de personalidade própria.

Até agora a ciência credita o ser humano como a única espécie que por vontade própria busca experiências extremas para entrar em contato com as chamadas "emoções fortes", no entanto, pesquisadores da Universidade de Illinois descobriram que as abelhas poderiam ter a capacidade cerebral suficiente para desenvolver este mesmo comportamento.


607 pessoas reuniram-se em Grands Rapids, Michigan (EUA), e usaram 607 bicos de galinha, de papelão e borracha, por suposto, nada de amputações que não é época para isso. Ficaram um total de 11 minutos e 39 segundos usando a ridícula fantasia, alcançando o importantíssimo recorde Guinnes de Gente Usando Bicos de Galinha Falsos (Uau!).

Ao que me paree deve ter sido algo muito sofrido, porque 11 minutos não parece uma grande marca. A não ser que um espírito galináceo habitava as pequenas máscaras e tentava se apropriar do corpo dos presentes, o que significaria que tiveram uma luta interna brutal para salvar a alma e, provavelmente, o mundo. No início do post, o video do evento. Atentos ao garoto em 0:16, que está contentíssimo de participar de tal evento.