Blog

Blog

23 de mar. de 2012

Descubra a verdade sobre o vídeo do homem voador!

Vídeo que mostra um homem voando como um pássaro impressiona milhões de internautas, mas deixa algumas falhas que dão margem a teorias sobre possível fraude! Afinal, verdadeiro ou falso?
No dia 19 de março de 2012, a última parte de uma série de 14 vídeos foi postado no Youtube na conta da Human Birdwings – uma organização que estaria financiando um projeto audacioso: conseguir fazer os humanos voarem como pássaros com a ajuda de pequenos  motores e asas iguais às de pássaros.
Depois de muito tempo de projeto e ajustes, finalmente o protótipo fica pronto e decola. O vídeo mostra um rapaz chamado Jarno Smeets voando cerca de 100 metros de distância e pousando, são e salvo!
Para quem ainda não conhece, o filme é esse:
Em 3 dias, o vídeo aí de cima teve mais de 3 milhões de visualizações no Youtube! Sem dúvida, um fenômeno!

Verdadeiro ou falso?

É claro que tamanho sucesso atraiu a curiosidade de especialistas que fizeram muitas e muitas análises nas imagens. O famoso Caçador de Mitos Jamie Hyneman chegou até a afirmar que o voo do Jarno é possível e que, numa primeira análise, não havia encontrado vestígios de fraude. Em uma revisão posterior em seu artigo, Jamie admitiu que estava errado…
No dia 21 de março, o Gizmodo – um dos principais e mais importantes portais de tecnologia do mundo – convidou Ryan Martin, diretor técnico da Industrial Light & Magic (produtora especializada em efeitos especiais para o cinema), para que pudessem chegar a um veredito sobre o filme.
O veredito? Falso! São muitas a evidências de que muitas partes do filme tenham sido geradas por computador.
Note os pequenos quadrados nas asas! Um deles some!Dentre as várias observações feitas pelo pessoal do Gizmodo a respeito do feito da Human Birdwings, um detalhe que evidencia a fraude ficou gritante. No vídeo anterior (parte 13/14) são mostradas as asas do “avião”. Note uma pequena diferença na asa da direita entre os dois filmes:
Note os pequenos quadrados nas asas! Um deles some!
 
A Wired News, outra importante publicação online sobre tecnologia, também fez muitas observações sobre o vídeo. É um texto bem técnico e cheio de fórmulas e análises. Quem tiver paciência, tai o link: 

http://www.wired.com/wiredscience/2012/03/analysis-of-the-human-birdwings/
Outras falhas denunciam a farsa como, por exemplo, o fato das imagens ficarem meio borradas nos momentos mais importantes do experimento. Tanto na decolagem quanto na aterrissagem, o cinegrafista perde o foco ou deixa a câmera tremer.
Será que uma organização, que investiu tanto num projeto desse porte, não teria dinheiro para comprar um tripé ou uma câmera melhor?

Para quem ainda está em dúvida

No dia 22 de março de 2012, um vídeo foi postado no Youtube e encerrou de vez com as dúvidas sobre a veracidade do voo de Jarno Smeets.
Smeets é, na verdade, um artista holandês chamado Floris Kaayk. Diretor de um curta-metragem chamado A Origem das Criaturas, Floris é especialista em efeitos digitais e disse que os vídeos que fazem parte do Human Birdwings é parte um projeto seu de 8 meses para estudar como as mídias se comportam na internet. Sem mais detalhes.

Conclusão

Vídeo falso! O voo com o aparelho de Jarno Smeets foi feito com a ajuda de computação gráfica.