Blog

Blog

22 de mar. de 2012

Jogo Max Payne 3: Trailer com efeitos de cinema

Às vésperas de seu lançamento para as principais plataformas de video games desta geração, Max Payne 3 traz o sagaz policial americano numa nova aventura em plena São Paulo, retratada de um forma violenta, como é comum aos jogos de ambiente aberto da produtora Rockstar Games. Para os gamers brasileiros, ter um jogo do nível de Max Payne 3 ambientado numa cidade brasileira já é motivo para dar uma conferida no game, mas as novidades desta aventura vão muito além disso, como revela o novo trailer, destacando os efeitos de câmera típicas de cinema nas cutcenes (vídeos dentro do jogo) e também no ingame.
Jogo Max Payne 3: Trailer com efeitos de cinema

Jogo ou filme? Max Payne é os dois


Observando bem o trailer, de mais de 3 minutos, é impressionante como a transição das cutscenes e o gameplay é fluida. Nem ao menos cena de load existe, inclusive nas passagens entre um capítulo e outro! Tudo isso para manter o jogador focado 100% do tempo na ação do jogo, que não é pouca. Refugiado numa favela paulista, Max agora luta contra gangues de bandidos fortemente armados e, pelo que se denota, ele está em plena forma. Mesmo sendo no estilo ‘exército de um homem só’, o jogo promete momentos de pura adrenalina para quem curte um shooter em terceira pessoa com ação do início ao fim.
Outro aspecto a destacar em Max Payne 3 é a interatividade do cenário. Praticamente todos os objetos de cena são destrutíveis, em diferentes níveis, dependendo do material do qual é feito. Assim, atirar numa parede de concreto, numa cadeira ou numa vidraça produz diferentes níveis de destruição. E pelo visto no vídeo, destruição é o que não vai faltar com tanto armamento pesado à disposição.
Estou muito curioso, de verdade, como o fato de São Paulo servir de pano de fundo para a trama de Max Payne 3 terá algum peso efetivo na história. Afinal, não é de hoje que games usam o Brasil como cenário, mas era algo tão genérico que nem sequer merecia alguma menção na história do game. No máximo, tínhamos personagens brasileiros estereotipados, com cenários estereotipados, como uma favela carioca ou a Floresta Amazônica. Em Max Payne 3, isso é diferente. Como o personagem é um policial que agora vive escondido na periferia de São Paulo, ele agora terá que combater traficantes, assassinos e toda uma corja de criminosos dominantes do pedaço, dispostos a mandar o gringo para a vala. O game será lançado em 15 de maio de 2012 para as seguintes plataformas:

Max Payne 3: jogo com efeitos de cinema


Para quem admira o estilo de jogo, é um deleite só. A comparação com os games da série Uncharted é inevitável por alguns aspectos, mas são jogos bem diferentes, a meu ver. Enquanto Nathan Drake é uma espécie de Indiana Jones moderno, cujas aventuras são pontuadas por momentos cômicos, Max Payne vive num universo muito mais pesado, típico dos melhores filmes policiais produzidos em Hollywood. Esse clima noir, combinado aos efeitos cinematográficos aplicados pela equipe da Rockstar ao game, o tornam ainda mais imperdível. Que efeitos são esses? Bom, pelo trailer (que você pode ver logo abaixo) a câmera lenta é presença constante, além de tomadas de câmera só vistas nas grandes produções do cinema. Enjoy it!