Blog

Blog

28 de mar. de 2012

Jovens redescobrem música clássica por causa de videogames


Jovens redescobrem música clássica por causa de videogames

Adolescentes estão ganhando interesse em música clássica como resultado da exposição às peças inspiradas no estilo que são incorporadas aos videogames que eles jogam.
Joe McKesson. Diretor de redes sociais do site Classical Archives, a maior página sobre o assunto na internet
site de música clássica Classical Archives resolveu pesquisar em redes sociais sobre a idade média dos fãs. Surpreendentemente o resultado mostrou um perfil de usuários entre 13 e 17 anos. E por que a música clássica desperta tanto o interesse dos jovens? São os videogames, que hoje possuem trilhas sonoras tão vibrantes e sofisticadas quanto as do cinema.
Apresentação de quinteto de cordas com músicas de jogos eletrônicos

Quando perguntado que tipo de música mais o inspirava, Jason Hayes, um popular músico de videogames, confirmou a tese. Respondeu que amava Rachmaninoff, Brahms e Debussy. Hayes, assim como Yasunori Mitsuda, Nobuo Uematsu, Martin O´Donnell e outros maestros, está presente em títulos de sucesso como World of Warcraft e as séries Final Fantasy, The Legend of Zelda, Halo e Super Mario Bros.
Video Games Live - Concerto inspirado em jogos eletrônico apresenta compilação de games clássicos de 8 bits


Os visitantes do site Classical Archives têm média de idade entre 35 e 45 anos, na comunidade da página no Facebook a média cai para 13 a 17 anos, representando 45% dos usuários.

Por conta da rede social, o site ganha aos poucos mais visitantes jovens que tenta segurá-los ao disponibilizar interface simples, biografias de grandes músicos e amostras grátis de músicas.

Isso é que é multimídia. A queda na venda de CDs de música clássica não significa que o gênero está acabado. Talvez o próximo Beethoven ou Mozart crie suas obras-primas para uma versão da série Final Fantasy ou mesmo um requiém para Lara Croft. Quem viver ouvirá.

Fonte: eBand