Blog

Blog

15 de mar. de 2012

Sucessos internacionais


Astros cantam seus videoclipes




Vamos começar pelo Rei do Rock. Elvis Presley foi e ainda é um fenômeno. Mesmo após sua morte, o astro ainda é uma das personalidades que mais vendem discos no mundo. Mas desde que começou no mundo da música, Elvis gerou polêmica e foi alvo de muitas críticas por conta de suas roupas extravagantes e dancinhas pra lá de sensuais. Elvis morreu em 1977, após complicações devido ao abuso das bebidas, mas o rapaz de Memphis será eternamente lembrado como o rei do Rock, mesmo daqui a séculos. Não é á toa que dizem que “Elvis não morreu”. Elvis não gravou clipes, mas existem muitos vídeos com suas apresentações.



Os roqueiros brasileiros da década de 70 e 80 sempre abusaram do uso de drogas e álcool, mas um fato foi muito marcante na história o rock nacional. Em 1985, Tony Bellotto foi pego em um blitz policial com heroína, questionado de onde vinha a droga, Tony entregou Arnaldo Antunes. Em uma vistoria no apartamento de Arnaldo, em SP, foi encontrada uma quantidade de droga que o levaria a ser indiciado por tráfico, a ficar preso por 26 dias e no julgamento foi condenado a prestar serviços comunitários. O clima poderia estremecer as relações entre os integrantes do Titãs, mas, ao invés disso, nasceu um dos maiores hits da big band: Polícia, que criticava a prisão de Tony e Arnaldo. A música não possui clipe, mas segue o vídeo da apresentação histórica da banda no Rock in Rio II.


Outra figura histórica do rock nacional e que diz ter se reabilitado do uso de drogas é a cantora Rita Lee. Da época do tropicalismo, onde as drogas eram usadas para chegar ao nirvana, Rita passou diversos períodos internada e teve que cancelar muitos shows. Mas em 2005, com o nascimento de sua neta, Rita finalmente consegue largar o vício, alegando que não queria que a neta a visse mal de saúde e nem que tivesse uma imagem ruim da avó. Em 2010, com o remake da novela global Ti Ti Ti, Rita foi convidada a regravar seu sucesso de 1985, TiTiTi. O clipe segue a linha pop art com cores intensas e até um inusitado óculos 3D. O vídeo é irreverente como a letra da música.

Cazuza sempre foi polêmico. Filho único, rico e mimado, o jovem carioca sempre teve nas mãos tudo que quis. Chegou ao sucesso com o Barão Vermelho em uma das mais bem sucedidas parcerias musicais do país com Roberto Frejat. Mas, mimado como era, Cazuza não estava acostumado a dividir nada, muito menos o sucesso. Pode ser um pouco de exagero, mas o cantor e compositor estava em busca de um trabalho mais autoral, onde pudesse expressar o que realmente queria, sentia e que achava que podia. Cazuza abusou do uso de drogas, do álcool e do sexo. Assumiu-se homossexual e, o que era pior para a época, assumiu e mostrou publicamente seu problema com a AIDS, sendo a primeira personalidade brasileira a assumir a doença. No clipe de ‘O tempo não para’, Cazuza já se mostra bastante debilitado e fraco por causa do HIV.
Para terminar, não poderia abrir mão de falar do cara mais polêmico e problemático do show bizz. A esta altura você já deve estar imaginando quem é: Michael Jackson. O astro foi acusado de pedofilia, se ser louco por não querer crescer, de ter passado por diversos procedimentos para ficar com a pele branca e com feições mais finas – e acabou afiando de mais, no final já não tinha mais nariz… aí são muitas acusações. Mas além de acusações e da perseguição da imprensa, Michael sempre foi um cara meio estranho, ou podemos dizer super protetor. Ele nunca mostrava seus filhos a imprensa, obrigava as crianças a saírem mascaradas e em uma das cenas mais chocantes e que gerou a dúvida se ele estava em sã consciência ou não foi em 2002, quando escandalizou o mundo ao expor seu filho mais novo da janela de um hotel em Berlin.

Michael dispensa apresentações e seus clipes marcaram a história do videoclipe mundial.
Michael Jackson- Thriller from MQC on Vimeo.