Blog

Blog

17 de mar. de 2012

Sujeito pirado manda mensagens de celular enquanto pilota!... Quer uma carona? E mais!...


Olhando para o título não parece grande coisa, afinal a cada dia no mundo milhares de pessoas mandam mensagens de SMS e até navegam na internet, twittam ou verificam seus perfis do facebook no meio do trânsito. É uma atividade arriscada, não só para o motorista mas para todos em volta. Ontem mesmo, eu quase bati no carro duma dona que estava futicando no celular, e simultaneamente, fazendo zigue-zague na pista.
Outro dia, vi a notícia gumpesca de que uma moça havia acabado de colocar uma mensagem no perfil dela do facebook em que dizia algo como “Não posso discutir isso agora. Dirigir e escrever no Facebook não é seguro”. Assim que mandou a mensagem para a rede social, a mulher colidiu violentamente contra um outro veículo  a 130km/h e morreu na hora.
Gente que faz coisas assim devia parar no Darwin Awards, mas acredite se quiser, há coisas ainda mais escalafobéticas do que escrever um SMS no meio do trânsito. O que você diria se visse um cara EM PÉ, NUMA MOTO, e alta velocidade, numa rodovia, E DE COSTAS, escrevendo um tweet no celular?
220400pirado Sujeito pirado manda mensagens de celular enquanto pilota

Não acredita? Veja com seus próprios olhos o nível de joselitice do camarada:
Só espero que a moda não pegue! Aliás, será que só eu torci pelo estabaco?

Figuras Sonoras de Chladni


Conhecidas como Figuras Sonoras de Chladni, são formas que aparecem sobre as superfícies quando estas vibram em determinadas frequências.

Ernst Chladni, considerado o fundador da acústica, descobriu que quando tocamos uma chapa metálica com algum objeto, como um bastão ou um arco de violino, por exemplo, ela vibra. Ao espalhar areia sobre a superfície de metal, esta se agita sobre a chapa, se acumulando em alguns pontos, nos quais a chapa não está vibrando. Esse acúmulo produz os padrões observados nas figuras do vídeo.
As chapas possuem inúmeras possibilidades de vibração, sendo que cada uma corresponde a uma frequência específica do som. Cada vibração produz um padrão único, e a complexidade dos desenhos também aumenta com a vibração. Além disso, dependendo de onde a superfície estiver afixada, seu tamanho, o material com o qual é composta e sua espessura, a vibração ocorrerá em determinadas frequências.
Olha que show:

 

Dica do Lucas Gimenes
O Marcio Dwyer também indica este video, que mostra a variação de padrões numa membrana produzidos com a variação tonal dos sons. Muito bacana: