Blog

Blog

26 de mar. de 2012

The Ultimate Fighter Brasil na Globo

Um dos principais responsáveis pela popularização do MMA nos Estados Unidos na década passada, o TUF chega à TV brasileira a partir do próximo dia 25 de março (logo após BBB12), com transmissão da TV Globo. Com o nome "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", o reality show do UFC dará ao campeão de cada categoria um contrato com a organização e a chance de integrar o principal plantel de lutadores do planeta.


Os participantes, todos eles brasileiros, são divididos em dois times: um comandado e treinado por Vitor Belfort e outro por Wanderlei Silva. Os técnincos e mais uma equipe do UFC rodaram o Brasil atrás de novos talentos do esporte. Como resultado da procura, 32 lutadores foram escolhidos para se enfrentar no primeiro episódio do programa, quando os 16 participantes finais serão definidos.


Todos os 16 ficarão confinados numa casa e só sairão dela para treinar. Além dos dois técnicos e suas equipes, eles também vão aprender com outros grandes lutadores como José Aldo (campeão da categoria Pena), Junior Cigano (campeão da categoria pesado) e Anderson Silva (campeão da categoria médio). Os campeões vão visitar o programa.


Os lutadores de cada time (time Vítor e time Wanderlei) se enfrentarão num octógono oficial. A cada episódio haverá uma luta eliminatória até montar duas finais - uma na categoria pena e outra na categoria médio - que serão decididas em um evento oficial do UFC. Os perdedores das lutas realizadas ao longo do programa não saem do programa: continuam na casa, nos treinos e ficam como reservas.

Passado o episódio de abertura, sobram oito lutadores médios e oito penas. Com quatro atletas de cada categoria nos dois times, eles se enfrentam em sistema eliminatório até restarem os finalistas. Em cada episódio, uma luta será exibida. Os perdedores são eliminados, mas permanecem na casa e podem voltar à disputa em caso de contusão de algum outro participante.

O programa final será realizado no dia 23 de junho e terá transmissão ao vivo. Além das duas finais, o evento contará também com uma superluta entre os treinadores, Vitor Belfort e Wanderlei Silva. O UFC vai preencher o card com outras lutas, e a expectativa é de que Anderson Silva enfrente Chael Sonnen na mesma noite na disputa pelo cinturão dos médios do Ultimate. Lutadores eliminados no programa também podem participar.

Vitor Belfort e Wanderlei Silva, UFC (Foto: Adriano Albuquerque)

Confira os participantes: Quadro 1 | Quadro 2 | Quadro 3 | Quadro 4
Conheça o centro de treinamento de MMA montado para o TUF Brasil AQUI