Blog

Blog

27 de mar. de 2012

Um pouco de tudo!... De tudo um pouco


Para o infinito e além


Com 3 anos a maioria de nós já aprendeu a contar e uma vez que sabemos como, parece como se não tivesse nada que nos impeça de contar para sempre até o infinito... e além. Mas, enquanto o infinito pode parecer uma ideia perfeitamente inocente, ao seguir contando a gente entra em um mundo paradoxal no qual nada é o que parece.

Os matemáticos descobriram que há um número infinito de infinitos, cada um infinitamente maior que o anterior. E se o universo é infinito, as conseqüências são ainda mais estranhas. Em um universo infinito, há um número infinito de cópias da Terra e cópias infinitas de você e eu.

Mais antigo que o tempo, maior que o universo e superando a ficção, esta é a história do infinito ∞.


Um círculo completo


Full Circle seria apenas mais um filmezinho tão descartável quanto aquilo que apresenta: moda, se não causasse a estranha sensação do tipo: "Orra, como fizeram isso?". O diretor Callum Cooper aproveita genialmente o momento do giro -só vendo para entender-, que é quando nossas sensações estão embaralhadas por causa da posição, para passar de um personagem ao outro, por personagens e cenários. Bem criativo!

Caneca geradora de espuma cervejeira


A quantidade de espuma que deve ter uma cerveja costuma ser motivo de discussão na maioria dos bares. Não parece que tenham chegado a um acordo global a respeito, nem há uma espécie de Constituição Cervejeira que estipule o que é melhor. Já ouvi de tudo: desde que 17% a 22% do copo deve ser espuma -em geral dito por donos de bares- até que a espuma é o mijo do diabo e há que evitá-la a todo custo. Tanto uma como outra são razões válidas para começar a lançar cadeiras um no crânio do outro, mas sigo sem encontrar uma lei unificadora.

Desde o Japão chega-nos agora uma Caneca geradora de espuma cervejeira, que estabelece sua própria marca de espuma e provocará árduas discussões no lar. Só há que pressionar a alavanca e a espuma subirá como se não houvesse um amanhã.

Via | Geek Alerts.

Caranguejo-ermitão troca concha por garrafa


Também conhecido por casa-alugada, eles são uma família (Paguroidea) de crustáceos decápodes parentes das lagostas e caranguejos. Como têm o abdômen mole, se protegem usando conchas de caracóis abandonadas como moradia, que trocam por outras maiores quando ficam muito grandes para elas. É comum que levem anêmonas em suas conchas para aumentar a proteção, já que os tentáculos das anêmonas são venenosos, em uma relação ecológica chamada de protocooperação.

O caso é que Blennywatcher depois de anos de pesquisa, conseguiu finalmente filmar um caranguejo-ermitão bem no ato da troca de conchas. E, no mesmo mês, também flagrou um deles dando uma caminhada, todo estiloso, em uma moradia bem diferente: o gargalo de uma garrafa.

Sabu era um informante abnegado e exemplar para o FBI


Sabu era um informante abnegado e exemplar para o FBI
O ex hacker que encabeçava o grupo LulzSec, Hector Xavier Monsegur -mais conhecido como "Sabu"- não só resultou ser um traidor para seus colegas ao revelar que desde que foi preso em junho passado colaborou com o FBI para capturá-los, senão que ademais agora revelaram que estava tão comprometido com seu trabalho de "araponga" que era capaz de passar uma noite acordado para cumprir com suas missões atribuídas.

Segundo documentos judiciais obtidos pelo The Wall Street Journal, Monsegur colaborava de "maneira proativa" ao FBI às 24 horas do dia, inclusive atravessando as noites algumas vezes, persuadindo os hackers acusados para manter conversas que eram gravadas e depois eventualmente utilizadas na contra eles por parte da polícia federal.

Além de entregar informação sobre os supostos hackers, também ajudou na identificação de "mais de vinte vulnerabilidades" que seus colegas descobriram, permitindo ao FBI informar as companhias sobre seus problemas de segurança para arranjá-los antes que fossem vítima de ataques. Segundo uma fonte não identificada, a informação fornecida por Sabu serviu para evitar mais de 300 invasões e ataques planejados.

Não muito diferente da forma como escrevo esta nota, sites e blogs criticam ferozmente a atitude de Sabu, mas cabe aqui uma pergunta íntima à todos: será que se, como ele, tivesse dois filhos, desempregado e com amplas possibilidades de passar uns bons anos na cadeia, mas lhe oferecessem o perdão de não enfrentar a prisão com a chance de continuar criando seus filhos, não faria exatamente como ele?


Via | WSJ.

Bailarinas-robô de Pole Dance


Todos conhecemos os clubes de strip-tease,o esses espaços educativos onde ensinam lições de anatomia, flexibilidade e sobretudo de autocontrole. Como a maioria dos espaços culturais, costuma ser financiado por órgãos públicos (ou pelo menos por seus empregados) e parece que decidiram substituir as professoras por robôs.

Não duvido que o novo professorado esteja capacitado, já que possui os conhecimentos necessários, mas me dá a sensação de que não ensinam com a mesma vontade que as originais. Movem-se de acordo à música, sim, e é possível que causem o mesmo efeito sobre os alunos, que, a bem da verdade, também não são muito exigentes. Mas falta algo e, pelo que se vê no vídeo, esse algo pode ser uma alma ou mamilos... sei lá!

Estes protótipos foram apresentados na mostra CeBIT de Hannover e são os mais firmes candidatos a assumir o cargo dicente.

Via | Technabob.

PHP 5.4.0, a nova versão com servidor web incluído


PHP 5.4.0, a nova versão com servidor web incluído
Ainda que a nova versão tenha esta novidade, é necessário ressaltar que este servidor web que acompanha o PHP 5.4.0 não é recomendado para produção, já que está enfocado no momento em um ambiente de testes. Mas a novidade é sensacional já que o desenvolvimento integrado pode trazer muitas boas notícias em um futuro bem próximo.

Quanto a nova versão do PHP, está centrada na correção de erros e bugs e na simplificação do código que foi depurado para ser reutilizado de uma maneira mais simples, o que pode resultar em um software mais rápido e leve.

Ademais a versão também foi otimizada para usar melhor os recursos de memória e, segundo contam em PHP Group, para ter um melhor rendimento, motivo pelo qual nosso servidor sofrerá um pouco menos.

De forma muito geral são as mudanças da nova versão, mas para saber mais, recomendo que visite o lugar oficial do PHP, ali encontrará todos os detalhes e pormenores das mudanças implementadas.

Via | PHP.

Reprodutor de beijos a distância


Manter uma relação a distância é difícil, ainda que graças as novas tecnologias podemos nos sentir bem perto da pessoa amada. E-mails, webcams, celulares... o contato intelectual pode ser constante e muito reconfortante. Mas e a necessidade de contato físico? Em uma universidade fizeram um teste com um macaquinho órfão. Colocaram dois robôs que podiam amamentá-lo, um coberto de pelúcia que dava certa quantidade de leite, e outro, todo de metal sem cobertura alguma, que fornecia mais leite que o anterior. O macaquinho escolheu o de pelúcia. Desta ação, entre outras muitas coisas, podemos deduzir que o pequeno filhote símio era friorento.

Mas agora, para ajudar-nos a suportar os momentos sem pelúcia, temos os Kissengers (Kiss+Messenger), uns porquinhos beijadores que ligados a porta USB do computador reproduzem os beijos que são dados no outro porquinho no outro lado da tela. Parece que a ideia inicial é um terno beijinho de boa noite e talvez uns afagos, mas se começa com esta coisa de beijinho todos já sabemos onde acaba.

Agora quando dizer: - "Vou beijar muito na boca a porca da minha namorada", muita gente não saberá o que pensar.


Via | MDig.

Líder do LulzSec rói a corda e entrega parceiros para o FBI


Líder do LulzSec rói a corda e entrega parceiros para o FBI
Era verão em Nova York. Pese ao calor, dois agentes do FBI vestiam seus coletes a prova de balas com óculos de sol quando subiram as escadas do edifício onde morava Hector Xavier Monsegur, em 7 de junho de 2011. Sob suor intenso, bateram em uma porta do sexto andar e um homem de jeans e camiseta branca abriu identificando-se como Héctor -ou Sabu- exatamente o alvo que os agentes estavam buscando.

O líder de LulzSec, o grupo que tanto caos causou com ataques à CIA, Fox, Sony e outras instituições, uma suposta mente criminosa avançada que buscava danos milionários para as companhias… em realidade era um programador desempregado de 28 anos, pai de dois filhos, que nunca fez um curso superior e, autodidata, intuiu, buscou e pesquisou o necessário para sua aprendizagem em computação.

Cheetah da DARPA é o robô quadrúpede mais rápido do mundo


Todos sabemos que a chita (ou guepardo) é o animal mais rápido da face da Terra e poderão inferir que se DARPA e Boston Dynamics (os mesmos por trás do AlphaDog, Petman e BigDog) desenvolvem um de seus robôs bio-inspirados e o batizam de Cheetah, é porque alguma coisa tem...

O robô não somente imita os movimentos do corpo das chitas, senão que também pulverizou o recorde de velocidade máxima para robôs pedestres, correndo a 29 km/h (a marca anterior era de 21 km/h e datava de 1989). Em Boston Dynamics apontam que mais adiante deverá superar os 100 km/h, a velocidade que correm os verdadeiros guepardos.

Durante o ano esperam que possa ser testado fora da esteira, mas quero vê-lo correndo lado a lado com o FastRunner, aquele projeto de avestruz militar do DARPA que supostamente atingirá velocidades inclusive maiores que o Cheetah.


Via | Wired.

O mais espantoso do Universo, cortesia de Neil DeGrasse Tyson

LuisaoCS
Um leitor da revista Time perguntou ao astrofísico Neil DeGrasse Tyson "Qual é o fato mais espantoso que possa compartilhar conosco sobre o Universo?"

O vídeo que ilustra este post foi a sua resposta. Uma bela amostra do que será o esperado novo Cosmos.


Via | Reddit.

Como a maconha afeta a memória?


Como a maconha afeta a memória?
A maconha afeta a memória de trabalho (memória em curto prazo), reduzindo a capacidade de reter e processar transitoriamente a informação para razoar, compreender e aprender. Segundo um estudo publicado pela revista Nature, o segredo reside em que o ingrediente psicoactivo principal desta droga (o Tetraidrocanabinol ou THC) não afeta os neurônios, senão aos astrócitos, as células da glia que lhes proporcionam suporte e nutrição. Isso implica que os astrócitos, além de nutrir e proteger os neurônios, têm um papel ativo na formação das lembranças.

Em experimentos com ratos, os pesquisadores demonstraram que se os astrócitos carecem de um tipo de receptor chamado CB1R, não sofrem alterações na memória depois de consumir uma alta dose de maconha. No entanto, se este receptor for eliminado dos neurônios, o efeito da droga segue sendo o mesmo. É a primeira vez que demonstram que os efeitos do cannabis na memória em curto prazo não são regulados diretamente pelos neurônios.

Agora, os pesquisadores pretendem explorar as atividades dos endocanabinoides endógenos, isto é, substâncias similares ao cannabis fabricadas pelo próprio organismo de forma natural. O sistema endocanabinoide está implicado no apetite, dor, estado de ânimo, memória, etc.

- "Em quase qualquer função fisiológica que se possa imaginar, é provável que os endocanabinoide estejam envolvidos de algum modo", explicam os cientistas.


Via | BBC News.

Lady Gaga é a primeira pessoa em Twitter em chegar aos 20 milhões de seguidores

LuisaoCS
Lady Gaga é a primeira pessoa em Twitter em chegar aos 20 milhões de seguidores
Lady Gaga, a excêntrica cantora estadunidense que estudou de cor toda a discografia de Madonna, se converteu em um novo ícone da música comercial mundial ao chegar aos 20 milhões de seguidores no Twitter. Não é um dado menor que a cantora seja a primeira personalidade a nível mundial em chegar a esta cifra, já que marca claramente um panorama do tipo de usuário do Twitter e a maneira com que os artistas já começaram a levá-lo a sério.

Anéis mímicos


Anéis mímicos
Os pássaros sempre foram motivo de inveja do homem. Porque podem voar, porque não pagam aluguel e porque dão de comer a seus filhotes regurgitando a comida, com a poupança que isso supõe para a economia doméstica. Espatifar-se contra as janelas já não é algo tão invejável mas, venhamos e convenhamos, ninguém é perfeito.

Dukno Yoon é um apaixonado pelos pássaros e do voo em geral. Com os anéis que construiu pretende imitar o voo dos pássaros e fazer com que as pessoas fiquem fascinadas olhando o seu dedo durante horas.

Será que isto significa algum perigo à cetraria? Não necessariamente. Lógico e evidente que é mais barato alimentar um anel do que uma águia imperial, mas à hora de caçar os anéis não são tão eficientes. A não ser que queiras casar com a presa.

Carregue seu iPhone com a respiração


Carregue seu iPhone com a respiração
Para algumas pessoas, dada a ridícula autonomia da bateria do iPhone, tê-lo sempre carregado é algo tão importante quanto respirar. Joao Paulo Lammoglia refletiu muito sobre a frase anterior e terminou desenhando um carregador de iPhone que funciona mediante a respiração. Com um par de turbinas e o poder de uns tantos resfôlegos, é possível esquecer-se de levar o carregador para lá e pra cá e substituí-lo por esse respirador tão "cool".

Mas sejamos práticos. As turbinas girarão a uma velocidade superior se estivermos fazendo exercício ou hiperventilando, de modo que se não quiser gastar luz e contribuir para que o mundo seja um lugar melhor, coloque o carregador na tua namorada enquanto esteja em plena apoteose sexual. Ela entenderá. Ademais, o carregador pode ser um delator genial: se o celular não carregou quando tiver acabado é que sua garota estava fingindo. Ou pode estar morta. Ou é uma boneca inflável, uma abóbora ou uma...


Via | Psfk.

Azeite requentado poderia causar Câncer, Alzheimer ou Parkinson, indica estudo


Azeite requentado poderia causar Câncer, Alzheimer ou Parkinson, indica estudo
Esta informação já foi avaliada em outras pesquisas, mas estranhamente é pouco divulgada na mídia. Acontece que há anos fala-se que o azeite não deve atingir elevadas temperaturas porque perde suas propriedades, exatamente como o resto dos alimentos. Agora a Faculdade de Farmácia da Universidade do País Basco (UPV) publicou na revista Food Chemistry as conclusões de uma pesquisa mais concisa do uso do azeite de oliva e girassol a 190º em períodos de 8 horas até somar 40 horas e as descobertas não são muito boas.

Caixa d'água de emergência


Há que estar preparado. Os aliens, os zumbis, os turistas argentinos e as testemunhas de Jeová querem dominar o mundo. Ademais apocalipse pode começar a qualquer momento. Como nem todos temos grana o bastante pra construir um búnker, há que contar com gambiarras que possam nos ajudar, e se tem algo que será imprescindível, junto com os carregadores de telefone solares, será a água. Para armazená-la agora temos este funcional depósito de emergência que se encaixa na banheira e tem a vantagem de que, enquanto não for necessário, pode ser guardado sem que ocupe muito espaço.

O sistema é muito simples, um saco que se adapta a banheira, com uma entrada que se acopla a torneira e uma bomba manual para extrair a água. A água ou outro líquido, porque sim vejo muitas utilidades para este utilíssimo invento.


Via | Book of Joe.

Kim Dotcom pede 300 mil reais ao mês para poder viver


Kim Dotcom pede 300 mil reais ao mês para poder viver
A felicidade é feita de pequenas coisas. Uma pequena mansão, uma pequena fortuna, uma pequena atribuição mensal de 300 mil reais... normal para ir vivendo a vida. Ou ao menos isso parece que é o normal para alguém como Kim Dotcom, que está em liberdade sob fiança submetido a uma detenção domiciliar em sua suntuosa mansão. O criador do Megaupload pediu ao juiz que lhe entregue este valor ao mês procedentes de suas contas bloqueadas para a manutenção e as despesas de sua casa.

Quadricópteros interpretam o tema musical de James Bond


Temos uns tanto vídeos de quadricópteros, aos quais se juntará mais este realizado pelo pessoal da universidade de Pensilvânia, em concreto dos laboratórios chamados GRASP. Como em todo laboratório comum e corrente de universidades, fazem experiências sob tempestades elétricas com a finalidade de insuflar vida em cadáveres do centro de pesquisa médica ou do cemitério mais próximo. Quando não conseguem e o ócio bate forte, vão brincar experimentar com quadricópteros para façam coisas impensáveis, entre elas tocar uma canção. E, a bem da verdade, os bichinhos parecem bem ensinados programados.

Recorde mundial de dominó humano na modalidade colchão


Nova Orleans, berço do jazz. 850 seres humanos uniram-se para bater o recorde de dominó humano caindo sobre colchões. Em sua concepção original como jogo de mesa, o dominó foi uma desculpa inventada pelos idosos para se reunir nos bares, enche o coco de vinho e cachaça e comparar quem já teve mais doenças; a maioria, lógico, imaginárias.

Mas voltando ao ato, a euforia foi máxima no cair da última peça e, pessoalmente, acho que bateram outro recorde, desta vez sem querer: o da maior quantidade de pessoas sobre colchões sem que tudo acabasse em uma bacanal. Parece inconcebível que não tenha acontecido nada; ainda mais se prestarmos bem atenção na linha do tempo, em 0:49, quando um sujeito bem animado ensaia abrir a braguilha da calça e o vídeo é propositalmente cortado. O que teria acontecido a partir dali? Estaria a mídia escondendo algo? Só convidaram gordinhos para participar desta radical brincadeira?     

Vermes imortais desafiam o envelhecimento


Vermes imortais desafiam o envelhecimento
Pesquisadores da Universidade de Nottingham demonstraram como uma espécie de platelminto supera o processo de envelhecimento se tornando potencialmente imortal. A descoberta, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), pode ajudar a esclarecer as possibilidades de barrar o envelhecimento e as características relacionadas com a idade nas células humanas.

Segundo o doutor Aziz Aboobaker da Escola de Biologia:

- "Estamos estudando dois tipos de vermes planos, os que se reproduzem sexualmente (como nós) e os que se reproduzem assexuadamente. Este último, ao dividir-se em dois, parece regenerar-se indefinidamente com novos músculos, pele, vísceras e inclusive cérebro".

 Incríveis fotos de tempestades por Nick Moir