Blog

Blog

16 de mar. de 2012

Vídeos incríveis


Vídeo: segredo do voo dos pássaros revelado


Quando os pássaros estão voando, temos a impressão de que eles não param de bater as asas. Mas um novo vídeo, que diminui bastante a velocidade do movimento, revela que o pássaro frequentemente segura suas asas, planando no ar.
Gravado por Remco Brand e Ansa Fiaz como parte de um projeto de uma universidade, o clipe vencedor de prêmios ilustra o movimento usado por pequenos pássaros. De acordo com o cientista Anders Hedenström, o pássaro do vídeo está retraindo suas asas para ajustar a aerodinâmica necessária para o pouso. Entretanto, esse movimento não serve apenas para ajustar a direção. Hedenström afirma que alguns pássaros também fazem isso para reduzir o atrito. 



Evolução: O maior show da Terra [vídeo]


Ative o botão cc (close caption) e clique nele novamente para ativar a tradução para o português e assim habilitar legendas.
Já vimos alguns cientistas famosos cantando aqui. Este clipe musical celebra o maior show da Terra: A evolução.
Sou apenas eu ou vocês também acham que clipes assim deveriam passar na MTV todos os dias?
Este é um dos diversos vídeos belíssimos do SymphonyOfScience.com.
Até que gostei, mas se colocasse Darwin cantando este tema, seria muito melhor.

Vídeo: veja como funcionam as orelhas de gato para ler sua mente

Quando o assunto é um dispositivo que controla a sua mente, você dificilmente pensaria em algo tão fofo e delicado como as orelhas de um gato. Pois os japoneses (sempre eles…) da empresa “Neurowear” desenvolveram algo parecido com uma tiara, contendo o que parece ser duas orelhas de gato e sensores que podem efetivamente ler suas ondas cerebrais. Nem precisa dizer que o acessório já é um sucesso na Terra do Sol Nascente.
As orelhas funcionam como se fossem uma parte do corpo da pessoa. Quando o usuário se concentra em alguma tarefa, as orelhas também se voltam a ela. Elas relaxam quando a pessoa está tranquila. Quem possui gatos em casa ou já prestou atenção no comportamento do felino vai observar que o dispositivo da “Neurowear” realmente se parece muito com as orelhas de gatos da vida real.
A nova invenção, porém, não tem o objetivo de lançar moda ou concorrer com as orelhas do Mickey. A principal função é auxiliar quem sofre de problemas de saúde a se comunicar melhor com as outras pessoas. Acompanhe como o dispositivo funciona no vídeo a seguir:


PopSci

Vídeo impressionante – assista um fósforo queimando em câmera lenta



Quando você acende um fósforo não percebe nada de especial – pode até ficar um pouco nervoso com a forma que os palitos apagam rápido demais, mas, com certeza, não imagina o quão bonito e complexo o processo todo é.
Tendo isso em mente, algumas pessoas resolveram filmar um fósforo queimando bem de perto, em câmera lenta. O vídeo que você verá a seguir foi filmado em 2000 quadros por segundo. Confira o efeito impressionante e hipnotizante:


Gizmodo

Vídeo: um tour por todas as galáxias que conhecemos até hoje



O vídeo a seguir foi divulgado pela Nasa, e mostra todas as galáxias que conhecemos até hoje em apenas 90 segundos.
A sequência de imagens foi retirada do Hubble e de outros telescópios da Nasa e o resultado é, basicamente, um tour pelas proximidades do Universo. Confira:
PopSci

Vídeo– algumas tecnologias são especialmente feitas para ir para o lixo mais cedo?




Todo mundo sabe que nenhum aparelho eletrônico dura para sempre (com exceções, claro – talvez seu gameboy color consiga durar séculos e você possa jogar Pokémon para sempre), mas alguns podem ser feitos especialmente para quebrar e ficarem desatualizados após alguns meses de uso.
Quem paga esse preço? Não é só você, caro leitor que comprou o produto, mas o planeta inteiro.
Confira esse vídeo, que está famoso no YouTube e que nos faz refletir um pouco sobre nossos hábitos de consumo:
O projeto “História das Coisas” quer fazê-lo refletir sobre o que você compra, quanto você compra, quanto você usa e como isso é descartado. O argumento principal do vídeo é que nós, consumidores, estamos sendo enganados. Compramos aparelhos que irão ser desatualizados em um curto período e, depois desse tempo, somos “forçados” pelas empresas e pela própria sociedade a trocar o aparelho por uma versão mais moderna.
As coisas que compramos não são feitas para durar porque, se o que comprássemos durasse mais tempo, nós não compraríamos novos produtos tão frequentemente e as empresas venderiam menos do que gostariam.
Os gadgets que não queremos mais não ficam depositados em nossas casas e as empresas não os aceitam de volta – então eles vão parar no lixo, e as substâncias tóxicas que aparecem nos componentes dos eletrônicos vão parar nas águas, no solo ou no corpo de um animal ou outra pessoa. Então além de consumirmos boa parte dos recursos naturais do planeta com a produção em massa de eletrônicos, “pagamos” a Terra em lixo tóxico, prejudicando ainda mais o meio-ambiente.
Pode até parecer uma teoria da conspiração, mas pense em quantos celulares você teve nos últimos anos. O que você fez com eles? E, mais importante, porque trocou tantas vezes o modelo?
Então qual é a solução para tudo isso? Ninguém está falando para você continuar a usar aquele tijolão da Nokia que era moda quando você tinha 15 anos, mas será que você precisa trocar de celular só porque o novo modelo tem uma câmera melhor, quando você nem usa a câmera do telefone direito?
O projeto “A História das Coisas” não pede que ninguém pare de consumir, mas que reflita se todo o consumo é necessário.
Qual é sua opinião, leitor? O documentário está certo? É muito alarmista? É só mais uma teoria da conspiração? Conte-nos nos comentários. 

Gizmodo

Vídeo: clássicos do cinema acompanhados de Vuvuzelas



Ok, a Copa do Mundo acabou, mas vai deixar para trás a saudosa (ou não) lembrança do instrumento típico dos torcedores da África do Sul: as Vuvuzelas!
Para você, que já está com saudades daquele barulho encantador, confira o vídeo abaixo, no qual temas clássicos do cinema são acompanhados pelo instrumento mais chato do mundo:
Gizmodo