Blog

Blog

16 de abr. de 2012

Como o iPad é fabricado [vídeo]


O jornalista Rob Schmitz é o segundo repórter a ganhar permissão para visitar a fábrica chinesa Foxconn, que produz os iPads da Apple, na cidade de Shenzhen.
No vídeo exclusivo que fez, ele mostra partes de sua excursão e nos leva para dentro dessa verdadeira cidade, onde 240 mil pessoas trabalham e 50 mil vivem. Existem restaurantes de fast-food, bancos, cafés, bibliotecas, entre outros serviços, como quadras de tênis e basquete, piscinas e campos de futebol.
Como se isso tudo já não fosse suficiente, a empresa ainda tem uma rádio – A Voz da Foxconn – e um canal televisivo de notícias.


Linha de montagem


E é nessa cidade-fábrica que se produz iPads da Apple. A primeira parte da linha de produção consiste em reunir as placas mães. Em seguida, elas passam por uma máquina, que coloca minúsculos identificadores com uma espécie de número de série. Se houver algum problema, a Apple rastreia esse número específico e refaz o caminho inverso de montagem, para descobrir onde ocorreu o erro.
Depois, outros componentes são instalados e anexados à placa mãe do iPad. Cada pessoa na linha de montagem instala um componente, e cada instalação leva cerca de 30 segundos.
Logo após as instalações, uma máquina de pressão é utilizada para anexar a bateria ao aparelho. Só então as telas sensíveis ao toque são acopladas. A partir daí, o iPad é colocado em uma máquina que gira, para testar o giroscópio dentro de cada aparato, para quando a tecnologia for utilizada para jogar games.
Mais alguns testes com as telas são feitos, e o iPad está pronto para ser embalado, encaixotado e despachado para os países mais desenvolvidos, onde são consumidos ferozmente.
Confira o vídeo! Para os curiosos de plantão, ele é imperdível. Se você não entende inglês, clique no botão “cc” e ative a tradução automática. Não é perfeita, mas ajuda. 


MarketPlace