Blog

Blog

20 de abr. de 2012

Eisriesenwelt: A maior caverna de gelo do mundo


Eisriesenwelt, (ou Terra dos Gigantes de Gelo, em alemão) é uma caverna austríaca de 42 km de calcário escavada pela erosão.




Apesar de ser considerada a maior caverna de gelo do mundo, apenas o primeiro quilômetro da gruta, onde os turistas têm permissão para visitar, é coberta de gelo. O restante dos 42 km é coberto de calcário.

Os visitantes podem visitar a caverna durante o ano inteiro, e o local recebe mais de 200 mil turistas por ano.

A caverna de Eisriesenwelt, foi criada pelo rio Salzach que fluia pela montanha Hochkogel na seção Tennengebirge dos Alpes Austríacos, cerca de 40 km ao sul de Salzburgo, Áustria, e durante 100 milhões de anos foi escavando com a água, dilatando fendas e criando rachaduras formando essa bela caverna.

Na primavera, com o derretimento da neve, a água se infiltra entre as fendas no interior da caverna formando esculturas maravilhosas de gelo.



A caverna foi descoberta em 1879, por Anton Posselt, cientista de Salzburgo, que publicou sua descoberta em uma revista de alpinismo.



Em 1920, foi criada uma rota pela montanha para os exploradores, e assim com a popularidade da caverna os turistas começaram a chegar.



Fonte: Boca Aberta, Wikipedia

[Via BBA]