Blog

Blog

22 de abr. de 2012

NerdTube: Além da Imaginação - O Velho da Caverna


 


Desde que comecei a postar aqui alguns episódios de Além da Imaginação, tem um pessoal que me pede pra postar esse que é pra uns o melhor episódio da série: O Velho da Caverna.
[Mais:]
Assim como muitos episódios da série clássica, este nos mostra um futuro (aqui 1974) devastado 10 anos depois de uma explosão nuclear (implicitamente causada pela Guerra Fria) onde o que sobrou da população de uma pequena comunidade dos EUA tenta sobreviver em meio a radioatividade que infestou o planeta. Para isso, sua até então única alternativa repousa na sabedoria de um misterioso velho que vive isolado numa caverna. É ele quem indica a todos onde plantar, o que pode-se comer sem correr riscos de envenenamento e como se proteger da contaminação radioativa em meio as mudanças climáticas.
Ninguém jamais viu ou ouviu o velho a não ser o Sr. Goldsmith (John Anderson), que é o único que vai até a caverna se comunicar com a enigmática figura e convence os demais a acatarem suas ordens para sobreviverem. As coisas mudam com a chegada de um grupo militar fortemente armado liderado por um Major French (James Coburn)que se diz representante do governo dos EUA e que quer tomar posse do lugar.
Líder presente daquelas pessoas, o Sr. Goldmith se recusa a obedecer, mas o Major usa a força e facilmente subjuga a comunidade. Apesar do discurso de unidade e disciplina logo a influência dos soldados desperta a rebeldia dos cidadãos que não aguentam mais passarem fome mesmo com o risco de serem contaminados. O Major, então, atiça a todos a pressionarem Goldsmith a lhes revelar a identidade do velho pois diz ser um absurdo acreditarem em alguém invisível, no que não demora a ganhar a adesão de todos.


Chegando a um ponto sem alternativa, Goldsmith conduz todos para a caverna e, após a revelação surpreendente (eu mesmo não esperava) segue-se uma explosão de ódio que por sua vez tem consequências catastróficas. Esse episódio foi recebido na época como um aviso sobre a destruição do homem pelo homem, uma crítica ao militarismo e também um conto sobre a importância da fé. Dizem que ele quase correu o risco de ser censurado se tivesse uma abordagem mais realista da hecatombe nuclear.
O enredo me lembrou bastante algumas teorias junguianas sobre o poder dos mitos e a necessidade que os povos tem da força de um símbolo. Até hoje O Velho da Caverna pode ser considerado um dos episódios mais polêmicos do seriado e que mais levanta discussão em todas as versões de Além da Imaginação.

Por quê?

Em todas (ou quase todas) as histórias de ficção científica que eu conheci os elementos apresentados nesta história, como a natureza da identidade do velho que controla o destino dos homens e a fé cega em algo que não se pode ver ou ouvir diretamente são considerados "os vilões" da trama, mas aqui estes dois elementos são retratados como "os heróis".