Blog

Blog

21 de abr. de 2012

O efeito sombra - Tacon e Tares - exemplo - a arrogância!...



TARES, segundo conceitua Waldo Vieira, ex-parceiro de trabalhos mediúnicos do Chico Xavier, considerado o pai da Projeciologia (pai da Projeção Astral) conceitua duas tarefas a serem ministradas à humanidade: a  TACON e a TARES. A primeira, a TACON, significa Tarefa do Consolo e a TARES significa Tarefa do Esclarecimento. 

Na TACON a humanidade esteve envolta durante muito tempo, que é a tarefa de ficar consolando o outro por seus erros, porque o nível de consciência é muito baixo e não dá pra exigir muito dele, então vc apenas consola a pessoa. Até exemplifiquei isso num comentário para um colega, eis que a famosa frase de Jesus na Cruz simboliza bem a Tarefa do Consolo: "Perdoai, Pai, porque eles não sabem o que fazem". 

Todavia a predominância da TACON, ainda presente nas tarefas a serem ministradas à humanidade, está terminando, porque pertence, em maior intensidade, ao período de trevas em que a humanidade esteve envolta durante milênios, com almas encarnadas com baixo nível de consciência, para dar espaço à maior relevância e predominância da TARES, a tarefa do esclarecimento, exatamente porque estamos adentrando à Era de Luz, onde tudo é às claras, a olhos vistos, de modo que não haverá muito espaço para as pessoas fixarem-se na desculpa de falta de consciência, o famoso, "ah, eu não sabia"...hehe. As almas encarnando nesta época  também possuem um nível maior de consciência e elas já vêm adentrando o plano, aos poucos, há muito tempo. Dolores Cannon, por exemplo, considera, ao menos, 3 ondas de almas que ingressaram aqui, desde os anos de 1950, mais ou menos, que seriam os índigos (eu me percebo como uma índigo), é o pessoal hoje entre 40 e 60 anos, depois a 2a onda, o pessoal entre 30/40 e a 4a onda, o pessoal mais jovem. Muitas dessas almas atenderam a um chamado para vir ajudar na transição, e vários deles nunca tiveram uma encarnação física antes, vários vieram de outros planos (planetas, lokas, etc).

Embora nesta fase de transição tudo ainda esteja muito misturado, a TARES tem que ganhar seu espaço, para implantar as bases do futuro que se inicia, além do que, pelo que percebo, servir para "esclarecer" as almas do período de trevas ainda presentes no plano, como oportunidade para seu crescimento pessoal e talvez, até, conseguir manter-se aqui ou retornar numa encarnação futura para continuar seu avanço.

Segundo Waldo Vieira explica, as almas envoltas com a tarefa do esclarecimento fizeram um curso antes de encarnar para realizar esse trabalho. Logo, não é todo mundo que está envolvido nessa tarefa. No site dele, ele vende um livro, aos que se interessarem, no qual a pessoa pode saber se ela fez ou não esse curso antes de encarnar (das questões colocadas eu percebi que fiz esse curso...hehe - particularmente, talvez eu precisasse ter feito também o curso da TACON, porque não tenho muita paciência com essa parte e tendo a ser meio dura às vezes...hehe).

Na prática, a questão, de fundo é o mesmo, o que muda é apenas a abordagem e o resultado. O que significa isso? Significa, por exemplo, que as pessoas tendem a agir de uma certa forma (questão de fundo), a abordagem diferenciada é ela saber, estar consciente do que ela está fazendo, esclarecer a essa pessoa que o que ela está fazendo é X ou Y. No consolo, vc pode até perceber o que está acontecendo, mas não fala nada, apenas dá aquele apoio moral para encorajá-la a superar a questão. Na TARES vc esclarece a pessoa do que realmente está acontecendo, trás à consciência dela. O resultado é diferente, porque, mesmo ela continuando a fazer a mesma coisa, agora ela terá consciência do que ela está fazendo. É uma enooorme diferença.

Por exemplo, nas áres intelectuais, em geral, as pessoas atuam muito no nível mental, sendo comum tais questões virem imbuídas de padrões egoístas das pessoas, manifestadas em arrogância, vaidade, disputas, concorrências etc. Estas últimas características é que são, geralmente, inconscientes. A pessoa, por exemplo, é arrogante e não tem a menor consciência de que o é. Ela chega nos lugares arrogando conhecimento superior, desafiando as pessoas, atropelando os outros, mas seu nível de consciência não lhe permite "perceber" sua própria arrogância, geralmente ela acha que é porque realmente é superior, ou porque realmente a pessoa precisava ouvir, enfim, qualquer desculpa que ela arrume para não encarar sua própria arrogância e dela tomar consciência. 

Um exemplo banal é o número de pessoas que entram nos blogs dos outros, por exemplo, deixando comentários para mostrar que sabe muito mais do que o que a pessoa escreveu, ou deslancha um monte de críticas, aponta defeitos etc. Por exemplo, é aquele que deixa recados dando aulas para o professor...hehe. A pessoa não vem para somar, conversar, perguntar, acrescentar, incentivar, elogiar etc, ao contrário, ela vem para destruir. E, não se enganem galera, nem a sempre a pessoa faz isso de forma clara, em que a intenção e a arrogância são facilmente detectáveis. Muito ao contrário, a grande maioria faz isso de forma sutil, com ares de bonzinho, de amiguinho, de bem educado, de "estou apenas colocando meu ponto de vista", ou "é para te ajudar", enfim, qualquer desculpa que a pessoa arrume para ficar bem "na fita" e te passar o seu recadinho arrogante, cuja mensagem subliminar final é uma só: "eu sou mais do que você, sua ameba"...hehe. A arrogancia, vira e mexe, vem com ares de humildade, "olha, não é que eu queira falar, mas você errou", "olha, não é por nada não, mas você não sabe isso isto e aquilo" e deslancha um monte de argumentos para te colocar abaixo dela. No livro e domentário O Efeito Sombra, a autora se refere a esse tipo de comportamento de o "bom moço". Aquele que acredita que é bonzinho e disfarsa todos os seus defeitos atrás de uma fachada de bom moço, ou boa moça...hehe. 

Gente, não substemim o potencial danoso desse tipo de coisa! Uma pessoa é capaz de destruir a outra, só para provar para si mesma que ela é superior. A arrogância, principalmente a disfarsada, é perigosíssima! Porque ela vai se instalando como um câncer, a outra pessoa não percebe, porque não tem esse nível de conhecimento/consciência para perceber o que está por trás daquele comportamento, e "acredita" nas investidas da pessoa. Isso vai detonando com a auto-estima da pessoa, porque em tudo ela tem que ser inferior à outra, logo, nada do que ela faz está bom, podia ter sido melhor, tem um defeitinho ali, ela não sabe fazer, ela não sabe disso, não sabe daquilo, não é boa nisso, não é boa naquilo, não teve as mesmas oportunidades, enfim gente, os exemplos são infinitos, porque as circunstâncias fáticas são as mais diversas possíveis, mas as questões de fundo são sempre as mesmas: há uma pessoa arrogante e uma "vítima", por asism dizer, de suas investidas, a qual, necessariamente, tem que estar numa situação inferior para que a arrogante possa sentir-se superior. 

Enfim, tomar consciência dos próprios defeitos, dos próprios monstrinhos internos, é importante nesta época. É a tarefa do esclarecimento que se inicia. Com a consciência, a pessoa pode até continuar no mesmo padrão, no exemplo, ela pode até continuar sendo arrogante, mas ela terá consciência do que ela está fazendo e por que. Aí o buraco é bem mais embaixo...hehe. Sem a desculpa de que "ah, eu não sabia", ela se sente muito mais à vontade para continuar colocando seus monstrinhos pra fora. Consciente deles, toda vez que isso vem à tona, ela sabe o que está acontecendo e aí todo um processo novo se inicia - ela se policia no que está fazendo, começa a refletir o motivo pelo qual ela tem essa necessidade de ser arrogante, de querer diminuir os outros etc, por vezes vai procurar ajuda, terapia etc. Enfim, um mundo novo de possibilidades se descortina para a pessoa. 

Abaixo, o documentário Efeito Sombra, que é muito legal, e mostra várias dessas nossas facetas do dia a dia.