Blog

Blog

18 de abr. de 2012

Pessoas magnéticas


Pode parecer estranho dizer isso mas existem pessoas que alegam ter propriedades magnéticas, como ímãs.

liewthowlin Pessoas magnéticasEssas pessoas descobriram estes estranhos “poderes” e hoje vivem de demonstrar suas capacidades de atrair metais com o próprio corpo.
Fisicamente, isso é algo bastante improvável. Mas o que dizer quando essas pessoas de todo o mundo surgem com mais que apenas alegações, surgem fazendo as demonstrações na frente de qualquer um? Olha só isso:
É difícil olhar para um video assim e – desconsiderando a hipótese de efeitos especiais obviamente – não ter uma clara impressão de que ele tem poderes magnéticos. O nome deste senhor de 70 anos, atualmente aposentado na Malásia é Liew Thow Lin. Ele alega ter poderes sobre-humanos que o permitem colar qualquer metal no corpo. Suas propriedades magnéticas são tão impressionantes que ele encosta uma placa de metal ligada por correntes em um carro e puxa o automóvel com a placa aderida ao sua barriga. Os elementos uma vez colados em seu corpo não se descolam nem com marteladas, ou usando pesos como tijolos sobre eles. fonte
Um fato curioso acerca das pessoas magnéticas é que aparentemente há algo de genético neste fenômeno. Os netos do coroa magnético também demonstraram ter este “poder”.
Embora pessoas com alegadas propriedades magnéticas existam em diversos lugares do mundo, a Indonésia parece ser um celeiro deles.
Na Indonésia, há um menino conhecido como o “garoto magnético”. Ele teria as mesmas propriedades que Liew Thow Lin demonstra ter.

O jovem consegue aderir até pedras ao seu corpo! O pai do menino que também tem esta característica incomum e bizarra, disse que descobriu que tinha este poder no exército. Quando ele teve filhos, ficou admirado ao ver que garfos, colheres e outros talheres colavam no corpo da criança com grande facilidade.
Segundo o pai, os dois filhos do casal conseguem realizar as proezas de atrair objetos. Há inclusive um deles que consegue prender objetos não só metálicos, como também vidro ao corpo. Como o vidro não é magnético, isso levanta suspeitas sobre o alegado poder magnético dessas pessoas.

valeri11 Pessoas magnéticasA medium russa Eugenia Davitashvili – Djuna também demonstrou esta curiosa habilidade.
Do mesmo modo que o menino malaio e seu pai, Eugenia consegue realizar atração de materiais não magnéticos. Nos anos 80, quanto convidada de um programa de tv em Belgrado, Eugenia demonstrou que conseguia prender e levantar uma caixa de cigarros com a palma da mão.

Também da Rússia é este cara aqui, que consegue prender metais em seu corpo. Valeri Cobileanschi é um engenheiro elétrico.


Da Holanda, temos este cara aqui que consegue atrair diversos elementos nele, chaveiros, colheres, facas, inclusive um celular:
Há também um cara chamado Miroslaw Magola, que ficou conhecido por demonstrar seus poderes magnéticos passando talco nos objetos, para demonstrar que o que adere essas coisas a sua pele não é o suor. Miroslaw alega ser capaz de atrair objetos usando luvas cirúrgicas. Veja:
Aqui a experiência com o talco:
Há também esta mulher que demonstra ter os mesmos poderes:

Outro caso bastante curioso é o de Elena Kovaleva. Esta Russa sofreu uma grave descarga elétrica quando tinha 45 anos. Elena não morreu mas adquiriu um estranho poder: o magnetismo.

magnetot Pessoas magnéticasAssim como acontece com muitas outras pessoas magnéticas, qualquer objeto de metal que adere a seu corpo, sobe de temperatura. Elena também alega que após o incidente do choque, passou a conseguir predizer o futuro.
Quando tinha 45 anos, Kovaleva trabalhava de camareira em uma cantina.
- “Alguém esqueceu a torneira de uma pia da loja aberta e tinha cabos elétricos por todo o local. Ainda tentei ser previdente e busquei fechar a torneira com um pedaço de pau, mas havia água por todo o piso e sofri um forte choque, mas tive a sorte de permanecer viva”, explica.
Além dos metais, o corpo dela também atrai ao plástico e o cristal. Quase qualquer material cola no seu corpo e quando isso acontece, os utensílios sobem de temperatura e fica muito difícil tirá-los. É necessário, então, esperar que esfriem para que comecem a cair.
Outra mulher que ficou famosa graças a seu magnetismo é a britânica Brenda Allison. 
Hoje uma senhora de 50 anos, Brenda Allison diz que desde pequena sabia que havia algo diferente com ela.
mulhermagntica243x300 Pessoas magnéticasSeu corpo atrai pregos, chaves e moedas que podem permanecer grudados nele por até 45 minutos. Desde criança ela disparava alarmes de carros, causava interferência em aparelhos de televisão, explodia lâmpadas e não podia usar relógios sem que os quebrasse. Seus pais sabiam que a menina tinha algo incomum, mas nunca a levaram ao médico.
Ela passou a manter um diário, e percebeu que o magnetismo ficava mais forte após seu período menstrual.
O Romeno Aurel Railieanu também teria esses poderes. Aurel surrpreende as pessoas com suas demonstrações. A coisa mais estranha que colou nele foi uma televisão:
tvmag Pessoas magnéticasTalvez a pessoa mais famosa que se tem notícia de ser magnética é o russo Leonid Tenkaev, que trabalhava perto da usina nuclear de Chernobil. Segundo afirma, depois do acidente nuclear ele descobriu que tinha incríveis poderes magnéticos. Seria um efeito da contaminação radioativa? Tal qual Peter Parker, o Homem Aranha, que  passou a aderir às paredes após ser picado por uma aranha radioativa nos quadrinhos e cinema, Tenkaev disse que se surpreendeu com seus novos poderes. Após algum tempo, Tenkaev conseguia segurar objetos de 23kg com seu peito.
Ele e sua fampilia foram levados para o Japão, onde passaram por exaustivos exames.
Uma das testemunhas, a Dr Atsusi Kono, que era na época o médico chefe do Hospital Si Djo Idai em Tóquio, ficou tão impressionado que ele comentou: ” Não há absolutamente nenhuma dúvida de que os objetos aderem, é como se seu corpo fosse magnético.”


Outro russo que ganhou fama com o poder magnetico de seu corpo é Nikolay Suvorov, um policial.

russianmetalman Pessoas magnéticasSegundo a matéria do The Guardian, em 1990, uma conferência reuniu nada menos que 300 “ímãs humanos” em Sofia, na Bulgária. As pessoas com poderes magnéticos são reportadas e documentadas desde o século 19.
Segundo o Orange, esta menina Sérvia consegue atrair objetos também. Jelena Momcilov, de apenas dez anos de idade impressionou familiares e médicos ao demonstrar seus poderes.
Experts da universidade Nis estão estudando o caso da menina afim de encontrar uma explicação para seu poder magnético. fonte
schoolgirlmagnetichands Pessoas magnéticasEssas pessoas muitas vezes se submetem a diferentes exames afim de constatar e comprovar suas alegadas propriedades, afinal, alguns vivem justamente de shows e demonstrações desse pretenso poder.
Seriam essas demonstrações uma prova de paranormalidade? Seria o mais puro charlatanismo?
Minha opinião pessoal é que esses alegados poderes passam longe, muito longe mesmo, do magnetismo. De fato, os objetos parecem aderir aos corpos dessas pessoas, mas isso pode ser produto de alguma característica da pele das pessoas, somado a inclinação. Tirando as demonstrações realmente curiosas de Miroslaw Magola, (confira outros videos do cara no youtube) a maioria dos casos poderia ser explicada pela criação de vácuo entre objetos muito lisos e a pele.
Já as demonstrações de Magola são impressionantes o suficiente para me fazer suspeitar de truques de mágica.
Tem um em que ele demonstra o fenômeno para o publico e manda pessoas comuns tentarem reproduzir o fenômeno. A maioria não consegue, mas quando Magola coloca a mão dele sobre  a mão delas,  de modo que o objeto não esteja ligado diretamente a ele, mas sim as pessoas da audiência, os objetos são atraídos.
Parece muito bom para ser verdade, não é?A história de Magola envolve mais que apenas aderir objetos metálicos.
Ele alegou inicialmente que ele também poderia levitar. Investigando o paranormal, eu descobri que Magola apareceu em um programa de televisão Inglês, chamado Beyond Belief, em 1996, mas foi incapaz de levitar, embora suas habilidades tenham atraído um forte interesse do público. Magola afirma ter aprendido a aumentar a força de seu “magnetismo” de modo que quando ele era “investigado pelo Dr. Friedbert Karger do Instituto Max Planck, na Alemanha”, em Janeiro de 1997, ele foi capaz de demonstrar essa bizarra capacidade ao “pegar uma copo do chão, sem tocá-lo e controlar sua suspensão no ar ” fonte: (Tutt, Keith. (1997) True Life Encounters. Londres: Millennium. p.15).

Baseado na simples observação, eu posso notar que se objetos que não são magnetizáveis como rocha, plastico e vidro são aderidas a pele dessas pessoas, deve haver uma explicação para isso que transcende a questão magnética.
Também pude notar que todas as pessoas que fazem as demonstrações de “magnetismo” não tem pêlos. Não vejo pessoas tentando aderir garfos, colheres e outras tralhas em áreas como o couro cabeludo? Por que? Certamente que as áreas sem pelos da pele oferecem superfícies mais fáceis de se extrair o ar ao contato dos objetos. Dessa forma, minha suspeita é que os poros funcionam como milhares de pequenas ventosas, que agarram o objeto.
Observe por exemplo, que na foto de Kovaleva, ela segura um ferro de passar com uma inclinação. O peso do objeto somado a superfície lisa da mão e o suor dificultam seriamente que o ferro caia.
E como o ferro não cai com os tijolos lá do coroa? Minha hipótese é que a inclinação produzida pelo músculo peitoral dele coloca o ferro – que tem superfície larga e muito lisa – em ângulo e o peso adicionado não trabalha na direção de descolar o objeto do corpo do velho, mas sim o contrário. Quanto mais peso ele colocar ali, mais o ferro vai ficar aderido ao corpo dele.
Mas é como eu disse, esta é a minha opinião. Eu posso estar errado e se tratar de um poder paranormal bastante difundido no mundo. Seria algum tipo de telecinese?