Blog

Blog

23 de mai. de 2012

As cidades do mundo com melhor qualidade de vida


Quando se fala em qualidade de vida em grandes cidades, isso soa alienígena para qualquer brasileiro, habitante das grandes e bagunçadas metrópoles brasileiras. Embora uma boa parcela da população considera viver uma boa vida na Terra Brasilis, a verdade é que estamos anos-luz de lugares que oferecem aos seus cidadãos níveis civilizados de educação, cultura, segurança, cumprimento das leis e outros parâmetros que servem para montar o ranking da qualidade de vida em nível mundial. Várias pesquisas são publicadas, todos ao anos, elegendo as melhores cidades do mundo para se viver e uma destas pesquisas, realizada pela empresa britânica Economist Intelligence Unit, se alinha muito bem ao meus pensamentos sobre o que seria uma cidade boa para viver.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida

Canadá e Austrália lideram ranking


Basicamente é o seguinte: se você quer viver numa cidade aprazível, com infraestrutura adequada, serviços públicos decentes e baixa criminalidade, escolha uma cidade do Canadá ou da Austrália. Entre as 10 mais bem colocadas da pesquisa feita pela EIU, 3 são canadenses e outras 4, australianas. E não é estranho, também, que todas a cidades aqui citadas estejam nos países de primeiro mundo, que alcançaram um nível de desenvolvimento humano e justiça social bastante elevado. Vamos conhecer, em ordem decrescente, as 10 melhores cidades do mundo para se viver, segundo a consultoria EIU.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Auckland (Nova Zelândia): maior cidade da Nova Zelândia, Auckland possui cerca de 1,3 milhões de habitantes e é o centro financeiro e cultural do país. Mas nem é por isso que a cidade figura entre as melhores para se viver: seus inúmeros parques, atrações turísticas e sua diversidade cultural, com gente de todo o mundo morando por lá, contribuem para fazer de Auckland um local aprazível de se viver e muito bem avaliado por seus moradores.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Adelaide (Austrália): quinta maior cidade australiana, Adelaide é a capital do estado da Austrália Meridional, possuindo aproximadamente 1,2 milhões de habitantes. Grandes universidades estão instaladas por lá, assim como fábricas de carros e produtos eletrônicos. Adelaide concentra  inúmeros eventos culturais e esportivos e o fato de estar localizada a beira-mar favorece ainda mais o astral da cidade, repleta de parques, largos bulevares e atrações de todos os tipos.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Perth (Austrália): maior cidade da Austrália Ocidental e quarta maior de todo o país (1,6 milhões de habitantes), Perth é considerada a metrópole mais isolada do mundo. Passando por pequenas cidades e um grande deserto, a maior cidade próxima de Perth é Adelaide, a 2.780 quilômetros de distância. Como outras cidades do país, Perth é uma cidade hospitaleira, bem planejada e cuidada. Praias, parques, museus e outras atrações fazem de Perth um dos melhores locais do mundo para se viver.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Sydney (Austrália): maior cidade da Austrália, com mais de 4 milhões de habitantes, Sydney localiza-se na costa sudeste da Oceania. Seu perfil de cidade rica permite a seus moradores desfrutarem de serviços públicos de alta qualidade e de apreciar uma cidade que oferece ricas atrações para eles e os turistas, como a famosa Sydney Opera House, a Ponte da Baía de Sydney e suas numerosas praias.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Helsinki (Finlândia): a capital finlandesa conserva todo aquele ar de desenvolvimento impregnado nos países da Escandinávia, reconhecidamente a região da Europa de melhor qualidade de vida. Helsinki combina o moderno ao tradicional para se situar como uma excelente opção para quem busca qualidade de vida na Europa.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Calgary (Canadá): maior cidade da província de Alberta, Calgary situa-se aos pés da Montanhas Rochosas e conta com aproximadamente 1 milhão de habitantes. Transporte, saúde e educação de qualidade, combinada com a economia pulsante e boas opções de entretenimento dão a Calgary posição de destaque no rankng da qualidade de vida.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Toronto (Canadá): a maior cidade do Canadá, situada à beira do Lago Ontário, na fronteira com os Estados Unidos, abriga mais de 6 milhões de pessoas em toda sua área metropolitana. Mesmo com um tamanho de megalópole, a cidade consegue oferecer a quem nela mora uma qualidade de vida acima da média, mesmo com todos os desafios impostos pela grandeza de uma cidade comparável a São Paulo.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Melbourne (Austrália): capital do estado de Victoria e um dos maiores centros industriais da Austrália, Melbourne combina essas características de grande metrópole à possibilidade de oferecer aos seus cidadãos e turistas que a visitam opções das mais diversificadas, entre eventos culturais, de esporte ou lazer, além da infraestrutura coerente com a importância da cidade para a Austrália.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Viena (Áustria): a capital austríaca, com pelo menos 1,7 milhões de pessoas vivendo nela, encanta pela arquitetura e rica história. Mas não são apenas essas belezas que a faz figurar nas cabeças do ranking da qualidade de vida: a ordem, limpeza, segurança e eficiência dos serviços públicos combinada com as variadas opções em educação, lazer e cultura são tão ou mais determinantes para isso.
As melhores cidades do mundo em qualidade de vida
Vancouver (Canadá): a cidade localizada no oeste canadense, com seus mais de 2 milhões de habitantes, ocupa o topo do ranking de qualidade de vida graças à riqueza proporcionada pela indústria, comércio e serviços, variedade de bens culturais, opções de entretenimento e pelo funcionamento perfeito dos serviços públicos.
Claro, nenhuma cidade é perfeita, mas para aquilo que um ser humano deseja como qualidade de vida decente, as cidades elencadas pelo ranking da EUI me parecem bem escolhidas. Uma ou outra posição no ranking pode ser questionável, mas todas elas, entres as top 10, são capazes de superar as expectativas daqueles que buscam qualidade de vida como meta. A pesquisa completa pode ser conferida clicando aqui.

Cidades com péssima qualidade de vida


E como tudo que é bom tem seu espelho negativo, a mesma consultoria também lista as piores cidades no quesito qualidade de vida.  A saber, são elas:
  • Abidjan (Costa do Marfim)
  • Teerã (Irã)
  • Douala (Camarões)
  • Carachi (Paquistão)
  • Tripoli (Líbia)
  • Argel (Argélia)
  • Lagos (Nigéria)
  • Port Moresby (Papua Nova Guiné)
  • Dhaka (Bangladesh)
  • Harare (Zimbábue)