Blog

Blog

11 de mai. de 2012

Umas e outras!...


Olha só que coisa curiosa este “bicho gigante” registrado por um ROV – submarino não tripulado de alta profundidade da Petrobrás. O estranho ser foi registrado em uma profundidade de 1500 metros, nas águas do golfo do México.
Inicialmente eu pensei que fosse um pedação de plastico, tipo uma lona, boiando livremente ao sabor da correnteza, mas o treco passou e voltou, ficando bem perto do submarino-robô. É uma criatura realmente muito estranha. Imediatamente muitas pessoas o classificaram como sendo um “monstro marinho”


 


Se o video acima ficar bloqueado aqui esta uma copia:

A melhor hipótese é que se trate de um animal raro, chamado Deepstaria Enigmatica. Como o próprio nome do animal já sugere, ele é um tanto quanto enigmático em sua aparência e habita regiões profundas do oceano. Este bicho foi registrado e catalogado cientificamente pela primeira vez em 1967 e é aparentado com as águas-vivas.
Numa das poucas fotos disponíveis do estranho bicho, podemos até ver o interessante padrão celular que também aparece no video da criatura registrada pela sonda da Petrobrás.


91101Deepstaria enigmatica 300x225 Estranha criatura registrada pela sonda de alta profundidade da Petrobras

Pode ser precipitado dizer que trata-se de uma animal conhecido, dada a imensidão do oceano, sobretudo em águas profundas. Em alguns trechos do video, é possível notar um tipo de tentáculo ou apêndice, que não aparece nas deepstarias enigmaticas já conhecidas, o que poderia indicar que se trata de algum animal da mesma família, mas de uma espécie nova.
As últimas informações apontam para a possibilidade da coisa ser uma placenta de baleia.

Comendo o Gaebul vivo


E aí? Você comeria? 

Dois videos que ampliam nossa visão sobre a Terra


No Youtube há dois videos que nos dão uma visão bastante interessante sobre nossos efeitos sobre o planeta Terra.

O primeiro, chama-se “Bem vindo ao Antropoceno”. Trata-se de uma animação 3d que mostra o impacto humano no planeta Terra e sua escala de impacto em diferentes níveis desde o advento da revolução industrial até os dias de hoje.
O video começa com as grandes transformações que o homem produziu no planeta quando o petróleo permitiu seu desenvolvimento industrial. Doenças foram exterminadas, a taxa de mortalidade regrediu tremendamente e a população global explodiu em taxas nunca vistas antes na História da Terra. Isso resultou em inúmeras alterações, de solo, de ar, no clima e nas outras espécies que habitam o mesmo planeta que nós.

É interessante a ideia do video de que estamos numa nova era planetária, chamada Antropoceno.

Enquanto o video acima dá um panorama geral do impacto humano no planeta, este outro video abaixo mostra algo chocante. No video, há um beep para cada explosão nuclear realizada no mundo. Ele pega um período de 1945 a 1998. Observe a escala de explosões nucleares atingindo o clímax durante o período da Guerra Fria.

Obviamente esses dois videos não estão diretamente relacionados, mas pense por um momento como seria a estupefação de uma inteligência superior observando de fora nosso crescimento e desenvolvimento bélico. Eu teria apostado minhas fichas na aniquilação da raça humana por ela mesma. Até agora isso não ocorreu, mas a julgar pelas infos do primeiro video, talvez estejamos como os sapos, relaxando na água panela quente, pensando em como somos fodões… Até que seja tarde demais.