Blog

Blog

23 de jun. de 2012

Anomalia do mar báltico


Anomalia do Mar Báltico - Pedras? - Um Fungo Gigante?



Uma misteriosa formação flagrada no fundo do Mar Báltico por uma equipe de caçadores de tesouros da Suécia no ano passado não seria um "disco voador" como alguns chegaram a afirmar após a divulgação de imagens em 2011, segundo o jornal "New York Daily News".

"Não é, obviamente, uma nave alienígena. Não é feito de metal", disse Peter Lindberg, líder da equipe de exploração. Segundo ele, o suposto objeto parece ser algum tipo de "formação geológica natural".

A formação flagrada pela primeira vez em agosto de 2011 parecia assemelhar-se com a famosa nave da saga "Star Wars". A foto provocou tanta especulação que a equipe conseguiu levantar o dinheiro para realizar um mergulho para investigar o objeto

Lindberg e uma equipe de cientistas e mergulhadores passaram 12 dias explorando o objeto de 60 de metros de largura.

Apesar de parecer uma rocha, a formação ainda apresenta um pouco de mistério. 
"Durante minha carreira de 20 anos de mergulho, incluindo 6 mil mergulhos, eu nunca vi nada assim", disse Stefan Hogeborn, um dos mergulhadores da equipe.

Alguns cientistas da expedição sugerem que a estrutura única pode ser, surpreendentemente, um fungo.

A magnitude do corpo em torno de 4 metros, com bordas arredondadas e irregulares. A sua forma é oval, e na superfície há formações de pedra circulares, como um tipo de chaminés, telhados e adicionalmente semelhantes a fuligem.

Nos últimos anos não houve atividade vulcânica na região, depois de descartar várias opções, entre eles que era uma pedra, Peter Lindberg começou a pensar que era algo feito pela natureza: 

"Mas isso é a coisa mais estranha que eu experimentei como um mergulhador profissional ", disse o fundador do Oceano X também responsável pela expedição.

Embora esta solução não satisfaça todos, pelo menos, é surpreendente o suficiente para que possa haver um fungo de características semelhantes.

O Guevara fez uma pesquisa mais detalhada sobre as expedições da Equipe e eles tem um projeto para encontrar três ovos Fabergé que foram contrabandeados em 1917 de São Petersburgo e que pode estar escondido em um naufrágio. O valor de um ovo de Fabergé hoje é de 50-200 milhões(dólares?). Este projeto não tem uma área de busca mais e mais pesquisa de arquivos deve ser feito no local na Rússia.

De qualquer forma a publicidade em torno dessa anomalia misteriosa que agora é uma pedra ou fungo gigante rendeu à equipe o dinheiro necessário para essa expedição e quem sabe outras. A Lua é um artefato artificial, então essa pedra pode ter os seus mistérios, mas de qualquer forma por enquanto é só mais uma pedra ou fungo no fundo do mar e pelo jeito vai continuar assim... 

A foto do sonar que causou tamanha especulação está bem diferente da foto da expedição, não parece a mesma coisa, mas duvido que surgirão explicações convincentes. 



Veja a exploração da estranha formação de pedras no vídeo abaixo.


Fonte: http://www.expressen.se/nyheter/sa-ser-den-mystiska-cirkeln-ut-pa-nara-hall/

Fontes de pesquisa:
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/06/equipe-investiga-objeto-misterioso-no-mar-baltico-e-descarta-disco-voador.html
http://www.oceanexplorer.se/
http://pijamasurf.com/2012/06/cientificos-develan-el-misterio-del-ovni-hundido-en-el-mar-baltico/
http://caminhoalternativo.wordpress.com/2012/06/12/anomalia-do-mar-baltico-um-golpe-publicitario-dos-buscadores-de-tesouros/