Blog

Blog

20 de jun. de 2012

Antônio Marcos - Está lembrado dele?



Antonio Marcos (Antônio Marcos Pensamento da Silva), cantor, compositor e ator, nasceu em São Paulo SP, em 8/11/1945, e faleceu em 5/4/1992.

Trabalhou como office-boy, vendedor de varejo e balconista de loja de calçados, passando pelos programas de calouros, para chegar ao rádio e finalmente à televisão. De 1960 a 1962, destacou-se no programa de Estevam Sangirardi, cantando, tocando violão e fazendo humorismo.

Em 1967 integrou o coral Golden Gate e atuou nas peças Pé coxinho e Samba contra 00 Dólar, de Moraci do Val, no Teatro de Arena. Convidado por Ramalho Neto, gravou seu primeiro disco pela RCA, como integrante do conjunto Os Iguais, tornando-se logo solista e fazendo sucesso com a música Tenho um amor melhor que o seu (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), que reapareceu em seu primeiro LP e vendeu mais de 300 mil exemplares.


A partir daí, seguiram-se outros sucessos.... Foi lançado no cinema por J. B. Tanko, no filme Pais quadrados... filhos avançados (1970), participando também de Som, amor e curtição (1972) e de outros, além de atuar em peças teatrais, como Arena conta Zumbi (Teatro de Arena, direção de Augusto Boal, 1969) e Hair (Teatro Aquarius, direção de Altair Lima, 1970).


Atingiu seu maior sucesso em 1973, com O Homem de Nazaré (Cláudio Fontana).
Tem oito LPs em português e quatro em castelhano, além de gravações feitas no exterior.
Em 1991 pretendia lançar um LP contendo uma versão de Imagine, de John Lennon, mas Yoko Ono, viúva de John, vetou a versão, o que, aliado à falência da gravadora (Esfinge), impediu o lançamento do disco. Morreu vítima de complicações resultantes do alcoolismo.



Morre Antônio Marcos, ídolo da Jovem Guarda. Domingo, 5 de abril de 1992
São Paulo, 05 - O ex-cantor da Jovem Guarda (e companheiro da dupla Erasmo e Roberto Carlos) Antônio Marcos morreu por volta das 22h no hospital Osvaldo Cruz, na capital. Ele havia dado entrada no pronto-socorro com dores abdominais e hipotensão arterial (pressão baixa) e estava "consciente e não-alcoolizado", mas teve um agravamento do seu quadro clínico e foi internado na UTI, onde veio a acontecer a parada cardíaca em função de uma "insuficiência hepática fulminante".
O laudo foi dado pelo doutor Arnaldo Guilherme Cristiano, e o corpo vai ser velado no próprio hospital. O corpo do cantor foi enterrado no cemitério Girassóis de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo.Nos anos 60, junto com Erasmo e Roberto Carlos, Antonio Marcos foi um dos cantores de sucesso da Jovem Guarda.


Sua música "Como Vai Você? ", gravada por Roberto Carlos, vendeu mais de 700 mil discos nos anos 60. Outros dois compactos, "O Homem de Nazaré" (74) e "Oração de Um Jovem Triste" (75), venderam, cada um, outros 500 mil exemplares.Antonio Marcos também passou pelo teatro. Fez parte do Arena, onde trabalhou no espetáculo "Arena Conta Zumbi", sob a direção de Augusto Boal.


Foi o ator principal da montagem carioca do musical "Hair", e protagonista de uma novela da extinta Tupi, "Toninho on The Rocks" (69).Participou também de dois filmes no cinema: "Pais Quadrados, Filhos Avançados" e "Som, Amor e Curtição".Sua vida pessoal foi tumultuada. Casou pela primeira vez em 72 com a cantora Vanusa, com quem teve duas filhas, Amanda e Aretha. Depois com a atriz Débora Duarte, com quem teve mais uma menina, Paloma.Com Rose, sua terceira mulher, foi pai de Pablo, um menino que hoje está com sete anos.
Nos últimos dois anos morava com Ana Paula, filha de Nice Rossi, que foi casada com seu amigo Roberto Carlos.A última música gravada por Antonio Marcos foi "Por Amor" (91), versão para "Unchained Melody", tema do filme "Ghost".
Antonio Marcos

Discografia

     ANTÔNIO MARCOS - EU PRECISO CONVERSAR COM DEUS


     Marcos Antonio da Hora (Sou teu amigo)


     Roberto Carlos e Antonio Marcos Cantam a Música gaivotas no Especial 1974


     POR AMOR - ANTÔNIO MARCOS - UNCHAINED MELODY


     Antônio Marcos e sua Filha Paloma Duarte


     ANTÔNIO MARCOS e VANUSA - VALEU A PENA



     Antônio Marcos - Como Vai Você - Que será de ti


     O Homem de Nazaré


     JN (1992) - A morte de Antonio Marcos