Blog

Blog

17 de jun. de 2012

As mais loucas versões da música do Mário


As dez mais loucas versões da musica do Mario


Não, não é aquele que te carcou atrás do armário, mas sim o personagem possivelmente mais famoso ( e antigo) do mundo dos jogos, o Mario Encanador, conhecido originalmente como “jumpman”:
supermariobig As dez mais loucas versões da musica do Mario

Pois é, meu amigo. Hoje em dia, do jeito que o mundo está, saber a história dos personagens de videogames é tão importante (ou mais, dependendo da área que você queira trabalhar) quanto conhecer a história de pessoas famosas ou vultos históricos, como Mussolini, Cleopatra, Tales de Mileto, Moisés, Hitler, Luis XVI…
Para quem não sabe, o Mario é um personagem ficcional, criado por Shigeru Miyamoto em 1981.
Curiosamente, o Mario só existe por causa do Popeye – Aquele do desenho animado, que comia espinafre e dava porrada no Brutus.
A história que envolve os dois é a seguinte: No início dos anos 80, a Nintendo possuía os direitos de uso do personagem Popeye e Shigeru Miyamotio estava trabalhando num jogo com o Popeye. Ele chegou a fazer o jogo do Popeye, mas logo que terminou, a Nintendo acabou perdendo os direitos de uso do personagem comedor de espinafre, e com isso, Shigeru foi obrigado a fazer um novo jogo. Dessa vez deram a ele liberdade criativa e ele inventou seu próprio personagem. Nascia ali o Jumpman, ou Mario, que viria a ser o mais longevo personagem de jogo da história e hoje, a mascote oficial da Nintendo.
Em termos de jogo, a coisa mudou pouco. O troço era basicamente a mesma coisa que ele já havia feito para o Popeye, sendo que agora era o jumpman que saltava (daí o nome) através dos níveis para defender uma princesa (que antes era a Olívia palito) do Brutus, (na nova versão um gorila, o Donkey Kong).

1243803 As dez mais loucas versões da musica do Mario
Este é o Jumpman original
O nome Mario surgiu graças a uma coincidência. Para dar destaque ao bigode do boneco, foi adicionado um nariz protuberante no personagem do jogo. Nesta época os jogos eram de baixíssima resolução, o que obrigava o programador a criar o desenho programando-o pixel a pixel.
A solução do bigodão ajudava a esconder a boca, o que deixava menos trabalho para o criador. Do mesmo modo, o chapéu ajudava a esconder os cabelos, reduzindo o tempo na preparação dos sprites de animação.
Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a mudança do nome Jumpman para “Mario”. Sabemos que algum tempo depois, Mario ganhou um irmão, Luigi. Ao que parece, o nome de Luigi foi criado a partir da existência de um restaurante italiano, situado ao pé da sede da Nintendo, chamado “Mario & Luigi’s”. A informação em questão não foi confirmada, mas parece plausível.
Curiosamente, o Mario não era um encanador, e sim um carpinteiro. Mario só mudou de profissão quando a Nintendo lançou o jogo Mario Bros, pois a solução de canos era uma idéia engenhosa para criar a transição entre as fases. Daí, de carpinteiro para encanador, a mudança foi direta.
O jogo explodiu em vendas. Consoles foram criados, milhões de games vendidos em todo o mundo e assim toda sorte de memorabilia foi vendida com a imagem do Mario. Dos jogos eles saltaram para desenhos animados, séries e até longa metragem, destacando-se como um dos personagens mais rentáveis de toda a industria dos games. É certo que a história do videogame seria diferente da que vemos hoje se Mario não existisse. Muitas das coisas do jogo tornaram-se cults.
Uma das coisas mais conhecidas da franquia Mario é a musiquinha. Daí surgiu esta idéia de catar as dez versões mais curiosas da musica do Mario. Confira:



1- Tema de Mario a capella (com bônus do tetris, entre outros clássicos do vdeogame. Muito legal este video)




2- Tema de Mario tocado num CD. (veja o video e fique bolado como eu fiquei)


3-Tema do Mario “tocada” por uma cortadora a laser (o som provém das engrenagens!)


4-Carrinho de controle remoto e garrafas cheias de água. (muito bizarro!) Note a cara de espanto do vigia.


5-Régua? Incrível!


6- A musica tocada no Theremin
Curioso sobre este estranho instrumento? 


7-Piano


8-Versão Orquestrada:


9-Contra-baixo:


10-Versão tocada (CARACA!!!) com a Mão:


11(bônus nerd)- Musica do Mario tocada com bobinas tesla: