Blog

Blog

26 de jun. de 2012

Ciúmes e inveja no trabalho: como isso afeta homens e mulheres?




Parece que as mulheres, realmente, são mais invejosas e ciumentas do que os homens. Será? Ou a inveja e o ciúme são inerentes aos seres humanos, independentemente de sexo? Mas um estudo descobriu que a competição sexual no trabalho é uma característica muito mais delas do que deles. E agora?…
Mas a pesquisa descobriu também que ser ameaçado por alguém com mais habilidades pode inquietar qualquer pessoa, homem ou mulher. Concluiu ainda que, no ambiente de trabalho, as habilidades de um rival provocam inveja e ciúmes igualmente em ambos os sexos. Mulheres têm mais vontade de arrancar os cabelos de outras com quem trabalham, mas nem mesmo os homens são capazes de ignorar pessoas com mais qualidades do que eles. A pesquisa foi feita na Espanha, Argentina e Itália.
Os cientistas alertam que não é possível ter certeza de que os resultados são os mesmos fora desses três países, mas obter os mesmos resultados em três países diferentes já representa muito. Eles mediram, em 114 pessoas, divididas entre homens e mulheres, a rivalidade sexual, que eles definiram como a concorrência com outras pessoas do mesmo sexo, causada pelo desejo de obter e manter o acesso ao sexo oposto. Também separaram duas emoções, ciúme e inveja. O ciúme foi considerado uma ameaça ou perda de conquistas em um relacionamento, devido à interferência de um rival, o que pode implicar em uma perda ou ameaça de perda. A inveja foi considerada uma resposta ao sucesso, habilidades ou qualidades de rivais que as pessoas desejam ter, envolvendo comparação com a pessoa invejada. Mas, de certa forma, inveja e ciúme são a mesma coisa. Uma mulher que tem ciúme do marido com outra mulher, evidentemente, está invejando aquela mulher, desejando ter a atenção que o seu marido está dando a ela.
A competição sexual provocou mais ciúme e inveja nas mulheres. As mulheres com alto nível de competição sexual são mais ciumentas se a rival for mais bonita e são mais invejosas se a rival for mais poderosa e inteligente. Nos homens, nenhuma característica dos rivais que provocasse inveja e ciúmes causou competição sexual. A surpresa foi que as habilidades sociais dos rivais provocaram ciúmes e inveja em ambos os sexos. Pode ser que a beleza física não seja uma parte importante dos problemas masculinos, mas, quando ameaçados, nem mesmo eles conseguem fugir do monstrinho verde da inveja. A pesquisa pretendeu esclarecer o papel das emoções, como a inveja e o ciúme, no trabalho. Esses sentimentos podem causar estresse nos funcionários e afetar negativamente a qualidade de vida. O único jeito de superar esses sentimentos é os funcionários trabalharem sua percepção de perda, ameaça e comparação com os outros. A impressão que se tem é que a tarefa será muito mais difícil para as damas.
Admiradores e inveja
Muitas pessoas gostariam de ser admiradas, famosas e virarem celebridades. Essas pessoas são ingênuas e não sabem quanto isso é perigoso. Quem é famoso, ou já foi, sabe que não existe nada mais chato do que um fã. Um fã é uma pessoa de segunda classe, alguém com baixa autoestima, que escolhe um ídolo para se identificar com ele e, assim, compensar o baixo conceito que tem a respeito de si mesma. Só que, evidentemente, não compensa coisa alguma. Além do mais, os fãs, ou admiradores, são, basicamente, pessoas invejosas, exatamente porque os seus ídolos têm tudo o que elas gostariam de ter e não podem, seja beleza, talento, fortuna ou outra coisa qualquer. Não é raro um ídolo ser morto por um fã.
John Lennon & Mark Chapman
Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava, em Nova Iorque, John Lennon (foto à esquerda) foi abordado por um fã que, durante o dia, havia lhe pedido um autógrafo. O rapaz era Mark David Chapman (foto è direita), um admirador fanático dos Beatles e de Lennon, que disparou 5 tiros, dos quais 4 acertaram Lennon, que veio a falecer pouco depois.
Sharon Tate & Charles Manson
Sharon Tate (foto) atingiu o superestrelato no final dos anos 60, quando sua carreira e sua vida foram interrompidas pelo seu brutal assassinato, dentro da sua própria casa, por integrantes de uma gangue apelidada de Família Manson, comandada por Charles Manson (foto), todos fãs da atriz. Sharon estava grávida de oito meses e meio do seu primeiro filho e seu assassinato foi considerado uma das maiores tragédias ocorridas na sociedade e na história criminal dos Estados Unidos.
Lobos & cordeiros
Evidentemente, não estamos falando de uma admiração saudável que possamos ter por alguém, como reconhecimento das qualidades de tal pessoa. O perigo reside naqueles fãs apaixonados, histéricos, que perseguem os seu ídolos, sabem tudo sobre eles, colecionam tudo o que a eles se refere etc. Portanto, se você, celebridade ou não, tem admiradores desta espécie, no trabalho ou fora dele, tenha muito cuidado. Eles são lobos disfarçados de cordeiros e podem se tornar seus mais traiçoeiros inimigos.

Assista a um vídeo sobre a inveja no trabalho com Marçal Siqueira, gerente de RH, no endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=M8dznA8us6s
Dizem que a inveja é a arma dos incompetentes, mas não é. Inveja não é arma, é castigo. (Sálvio Pessoa)

     Ciúmes e inveja no ambiente de trabalho. 

Dá para combater?