Blog

Blog

18 de jun. de 2012

Dia-a-dia!...


Sistema projeta expressões faciais para personagem de anime


Os fãs japoneses já não se contentam mais em apenas se vestir como Hatsune Miku às sextas-feiras casuais. Pesquisadores da Universidade Keio, desenvolveram um sistema que controla as expressões faciais do usuário e projeta-os em tempo real para o rosto de um avatar gerado por computador.

Para detectar e rastrear os rostos, este sistema utiliza séries de processamento em tempo real doe sinal, monitorando pontos característicos, incluindo os olhos, nariz e boca, em alta velocidade e com alta precisão. Os pontos brancos na tela mostram os pontos utilizados para rastrear a face e a linha vermelha mostra a sua orientação. Assim é possível ver que o sistema está detectando o rosto de forma adequada.

Via | Geekosystem.

Bob Marley revira-se no túmulo: cientistas criam Maria Joana menos eufórica


Bob Marley revira-se no túmulo: cientistas criam Maria Joana menos eufórica
Balas sem açúcar, chocolate que não provoca cáries nos dentes, batatas fritas light que não são gordurosas, etc... E agora maconha que quase não tem nenhum efeito eufórico. Sim, esses cientistas loucos de jaleco branco voltaram a fazer, e depois de um longo tempo pesquisando com a Cannabis conseguiram uma variedade de maconha que pese a ter -segundo asseguram- o mesmo aspecto, cheira igual e tem o mesmo sabor, não tem nenhum efeito eufórico ou estimulante sobre as pessoas. Boas notícias? Não saberia dizer, esta "Maria nem tão Joana" talvez contente alguns e deixe tantos outros bem chateados.

O caso é que pese que os tratamentos medicinais com maconha já são em, alguns casos, aceitos socialmente, a verdade é que a maconha ainda está bastante estigmatizada e não é muito bem vista pela maioria da nossa sociedade (alguns dizem que é uma porta às drogas mais pesadas).

O que em verdade realizou este grupo de cientistas israelenses é neutralizar quase em sua totalidade os efeitos do THC, que é o principal responsável por que a maconha "suba à cabeça" de alguns. E aumentaram sensivelmente seu conteúdo de canabidiol, que é o componente narcótico da planta que se encarrega de inibir parcialmente os sinais nervosos associados à dor, isto é, a que se busca potencializar para o tratamento medicinal.

Além dos efeitos sedantes, o canabidiol também se demonstrou útil como um antipsicótico e como inibidor do crescimento do câncer, entre outros usos. Segundo os responsáveis por esta nova variedade "muitas das pessoas que utilizaram as novas plantas com fins medicinais se surpreenderam pela falta de efeitos colaterais (des) agradáveis".

Apesar de que esta nova variedade de planta pareça promover suas aplicações puramente medicinais (acima de seus aspectos mais "lúdicos"), isto não deve mudar muita coisa a respeito da legislação sobre a posse destas plantas. Ademais é quase certo que a nova variedade não seja bem aceita e no caso de adotarem o seu uso para aplicações medicinais, é bem possível que aconteça uma revolta geral dos pacientes se queixando de terem recebido alguma espécie de placebo. ;-)

Via | Phisorg.

Acampamento espacial


Alguém deu um passo enorme na busca constante do ser humano por encontrar outros planetas habitáveis. Uma equipe de escoceses conhecida como Project Airbeam conseguiu estabelecer uma barraca de acampamento fora de nosso planeta.

A tripulação foi formada por Vangonautas, uma nova tribo urbana de mochileiros interestelares. A acampada foi breve, menos de duas horas, e não acho que tenha dado tempo para contar uma boa história de terror por ter esquecido de levar a lanterna.

Igualmente devemos agradecer que tenham aberto todo um caminho para este novo tipo de turismo, barato e sem muito risco. Bem, teríamos que falar sobre a falta de oxigênio, mas também não vamos ser tão exigente né?

Alguém tem coragem para enfrentar isto?


Algo muito grave vem acontecendo no Pacífico e até a mídia corporativa acostumada a varrer o lixo para debaixo do tapete já falou sobre o assunto. Este curta-metragem sobre a ilha de Midway deixa bem mais claro qual é a situação de milhares de aves como conseqüência da presença de toneladas de lixo de objetos plásticos. Desaconselhável para pessoas sensíveis insensíveis.

O robô-mascote-dinossauro PLEO Rb


Este PLEO Rb (Reborn) é a segunda geração do popular mascote dinossauro e uma revolução em relação aos robôs domésticos. Tem 14 servomotores, 12 sensores de tato, acelerômetro, sensor de temperatura, sensação de tempo, câmera detectora, sistema de infravermelhos, microfone, sensores de contato nos pés, detecção mediante RFID, reconhecimento de voz, bateria de Lítio, mais de 600 animações de vida artificial, habilidades relacionadas com emoções e estados como alimentação, movimento, caráter, gênero, valor, temperamento, atividade, obediência, estado de saúde e forma de dinossauro... Com invejinha Aibo?

Cada unidade nasce como um filhotinho e vai evoluindo e desenvolvendo sua própria personalidade, convertendo-se em uma forma de vida única em sua espécie. Cada um reagirá de maneira diferente aos diferentes estímulos de seu meio. Há mais obedientes, mais ativos, tímidos... e com o tempo irá mudando segundo for cuidado e alimentado e conforme seu dono brinque com ele.

Golpe de misericórdia no Orkut?


O Orkut, por verdade, nunca foi muito popular no mundo, ainda que tenha caído nas graças, primeiro dos indianos e depois dos brasileiros que sempre tiveram esta rede como um xodó de suas "brasileirices". Até que começaram a debandar para outras redes, sobretudo para o Facebook.

O que resta ainda na rede social aparentemente deverá ser migrado para o Google+, e o primeiro passo foi anunciado hoje através de um "perfil unificado", que compartilha os posts em ambas redes sociais ao mesmo tempo.

A opção deve ser ativada, e ainda que não indicam se o Orkut vai mesmo desaparecer, é possível que a unificação de perfis tenha maiores conseqüências. Por exemplo, o uso de nomes raros, permitidos no Orkut, são proibidos no Google+.

Obviamente a ideia levanta suspeitas sobre o futuro do Orkut. Que sentido tem para Google manter duas redes sociais? Como cabe o Orkut na estratégia de unificação de serviços da companhia de Mountain View?

Via | The Next Web.

Apneia do sono associada a altos índices de morte por câncer


A apneia é um dos transtornos do sono mais conhecidos na atualidade, tanto que sua incidência é largamente conhecida e associada a outros padecimentos como a obesidade, pressão alta, doenças cardíacas e outros.

Agora, ao que parece, a apneia também é fator no índice de mortalidade de pessoas que desenvolvem um tumor maligno. Médicos da Universidade de Wisconsin analisaram os dados de 1.522 mortes por câncer ocorridas em 22 anos, nas quais notaram que a apneia poderia estar associada com uma maior mortalidade, ao acelerar a progressão do câncer.

Isto em boa medida pela hipoxia produzida durante a apneia, a falta de oxigênio no corpo como produto da interrupção momentânea na respiração.

Via | PressTV

Vamos começar falando sobre o atentado terrorista, que na verdade foi o próprio governo dos Estados Unidos que fez. Se você não sabia disto, pesquise sobre isso e continue lendo a seguir.

O número 11 geralmente passa despercebido por quase todas as pessoas, conseguimos lembrar pouco sobre o fato, por exemplo apenas do "11 de setembro". Mas agora, você verá que este número estava presente em todo "lugar" do atentado ao WTC (World Trade Center)

  • New York City tem 11 letras
  • Afeganistão tem 11 letras
  • "The Pentagon" tem 11 letras
  • Ramsin Yuseb (Terrorista que atentou contra as torres gêmeas em 1993) tem 11 letras
  • George W. Bush tem 11 letras
*Digamos que no caso do THE PENTAGON e GEORGE W. BUSH foi algo "forçado", mas vamos prosseguir.
  • Nova Iorque é o estado Nº 11 dos EUA
  • O primeiro dos vôos que embateu contra as Torres Gêmeas era o Nº11
  • O vôo Nº11 levava a bordo 92 passageiros, que somando as cifras dá: 9+2=11
  • A tragédia teve lugar a 11 de Setembro, ou seja, 11 do 9, que somado dá: 1+1+9=11
  • A data coincide com o número de emergência norte americano o 911. Que somado dá: 9+1+1=11
  • As vítimas totais que faleceram nos aviões são 254 (2+5+4=11)
  • O dia 11 de Setembro, é o dia número 254 do ano 2+5+4=11
  • A partir do 11 de setembro sobram 111 dias ate o fim de um ano
  • Se pensarmos nas torres gêmeas, damo-nos conta que tinham a forma de um gigantesco número: 11
Outras coincidências (ou não)
  • 11 de março de 2011 – No Japão, um terremoto de magnitude 8,9 a 130 quilômetros da costa provocou um tsunami que inundou a costa nordeste. Todas as áreas costeiras do Pacífico são colocados em alerta. Até o momento são 1700 mortos.
  •  
  • Catástrofe na Região Serrana do RJ - 11 de janeiro de 2011 – 809 mortos
  • Terremoto no Haiti - Dia 11 do ano 2010
  • Atentado e queda das torres gêmeas em NY – 11 de setembro de 2001 - Resultou em 3.000 mortos
  • Golpe de estado no Chile – 11 de setembro de 1973 – Resultou em incontáveis desaparecidos e milhares de execuções. (estima-se 50.000 execuções a mando do General Pinochet)
  • 11 de setembro de 1944 - Início do conflito dos aliados na Alemanha nazista- 2a. Guerra – Resultou em 11.500 mortos e destruição de 70% das construções. 66mil desabriogados
  • 11 de setembro de 1913 - A epidemia de cólera se extende pelos Balcãs, causando a morte de 700 pessoas na Romênia e 300 na Sérvia.
  • 11 de setembro de 1985 - Mais de 120 pessoas morrem em Portugal devido a um choque frontal de trens.
  • 11 de setembro de 1297 – Batalha da Ponte Stirling entre Inglaterra e Escócia, vencida por William Wallace – Resultou em 5.100 mortos no lado inglês. As baixas escocesas nunca foram calculadas.
  • 11 de setembro de 1541 – terremoto na Guatemala – Resultou na destruição completa da cidade.
  • 11 de janeiro de 1693 – Val di Noto (Sicília), um terremoto com uma magnitude de 7,4 ° + um tsunami destrói completamente várias cidades, incluindo o Catania. Resultando em 60.000 pessoas mortas.
  • 11 de janeiro de 1866 – No Golfo de Biscaia afunda um navio britânico de Londres, matando 220 pessoas afogadas.
  • 11 de janeiro de 1934 – Mendoza (Argentina) – Enchentes matam mais de 60 pessoas e provocam graves prejuízos
  • 11 de janeiro de 2010 - Manizales (Colômbia), Um terremoto de 6,5 graus deixa mortos e feridos.
  • 11 de fevereiro de 2005 – Paquistão, o colapso da represa de Shadi Kor mata pelo menos 135 pessoas e deixando mais de 500 desaparecidos.
  • 11 de fevereiro de 2011 - No Egito, Hosni Mubarak, renunciou à presidência após 30 anos no cargo após diversos conflitos populares.
  • 11 de fevereiro de 2011 - Concepción, Chile, Ocorreu um terremoto de intensidade 6,8 na escala Richter. Durante o dia, houve mais de 80 tremores no centro-sul.
  • 11 de março de 1918 - Fort Riley (Kansas) registrou o primeiro caso de pandemia de gripe espanhola, que resultou na morte de 100 milhões de pessoas aproximadamente em todo o mundo (5% da população mundial).
  • 11 de março de 2004 – em Atocha, El Pozo del Tio Raimundo e Santa Eugenia de Madrid (Espanha), os ataques terroristas acontecem resultando em 192 mortes e mais de 1.800 feridos.
  • 11 de abril de 1431 – Granada (Espanha), um terrível terremoto destruiu a cidade de Atarfe.
  • 11 de abril de 1815 – Nas ilhas menores de Sonda (Indonésia), o segundo dia da erupção do vulcão Tambora, deixa um saldo de 82.000 mortos.
  • 11 de abril de 1832 – Ocorre o genocídio do povo do Uruguai, nos Salsipuedes Charrua Killing.
  • 11 de abril de 2002 – Na Venezuela, um golpe de Estado é realizado contra o governo de Hugo Chávez.
  • 11 de abril de 2002 - Na Tunísia, uma bomba da Al-Qaeda contra a sinagoga de Ghriba mata 21 pessoas.
  • 11 de maio de 1939 - Início da batalha de Khalkhin Gol entre as forças do Exército Vermelho e tropas no Japão. Resultou em incontáveis baixas de ambos os lados.
  • 11 de maio de 1985 – Bradford (Inglaterra) queima o estádio Valley Parade durante um jogo do futebol. Resultando na morte de 56 torcedores.
  • 11 de junho de 1641 – Caracas (Venezuela), um terremoto destruiu a cidade. Resultado: 10.000 mortos.
  • 11 de junho de 1783 – O vulcão Laki, na Islândia, teve uma segunda explosão violenta. A erupção continua nos próximos oito meses mata 20% dos islandeses. Nos dois anos seguintes, causa uma grande fome, deixando um saldo de 6 milhões de mortes no mundo.
  • 11 de junho de 1830- A Tragédia do Chacay em Malargue. (uma matança indígena que resultou em 30 baixas de brancos e incontáveis baixas de índios)
  • 11 de maio de 1838 - Terremoto deixa mortos e feridos na Bélgica.
  • 11 de maio de 1955 – A catástrofe da corrida de Le Mans, que matou 82 espectadores mais o piloto Pierre Levegh após seu carro explodir nas arquibancadas.
  • 11 de julho de 1995 – Ocorre o massacre de Srebrenica. As tropas sérvias matam mais de 8.000 civis bósnios, incluindo idosos e crianças.
  • 11 de julho de 1997 - No Mar do Caribe, ao sudeste da ilha de Cuba, 44 pessoas morrem após queda de um Antonov AN-24 da Cubana de Aviación.
  • 11 de julho de 2006 - Em Bombaim (Índia) Sete bombas explodem esfacelando corops de adultos, mulheres e crianças.
  • 11 de agosto de 1772 – Na ilha de Java, morrem 3.000 pessoas afetados pela erupção violenta do vulcão Papadang.
  • 11 de setembro de 1498 – Nas cidades de Tokaido e Kii (Japão),acontece um terremoto de 8,3 graus na escala Richter.
  • 11 de setembro de 1891 - Ocorre uma inundação furiosa em Consuegra (província de Toledo), matando 360 pessoas.
  • 11 de setembro de 1944 – A RAF bombardeou a cidade de Darmstadt matando 11.500 civis.
  • 11 de setembro de 1992 - No Paquistão e norte da Índia, as tempestades das monções matam 2.000 pessoas.
  • 11 de setembro de 1992 - O furacão Iniki, um dos furacões mais prejudiciais no EUA até hoje, devasta o estado do Havaí, especialmente nas ilhas de Kauai e Oahu.
  • 11 de outubro de 1138 – Em Ganzá e Alepo (Síria) é registrado um mega terremoto de 8,5 graus na escala Richter, deixando um saldo de 230.000 mortos.
  • 11 de outubro de 1634 - Na virada da madrugada a costa da Alemanha e da Holanda é varrida por uma tempestade (inundações Burchardi). Deixando um saldo de 8.000 a 15.000 pessoas afogadas.
  • 11 de outubro de 1737 - Em Kolkata (Bengala, Índia), um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter é registrado no norte da Índia, Bangladesh, no sopé dos Himalaias e sul do Paquistão. Deixando um saldo de pelo menos 30.000 mortos. Quatro dias antes, um tufão limou cerca de 300.000 pessoas ao longo da costa da baía de Bengala.
  • 11 de dezembro de1981 - Em El Salvador, as forças armadas perpetraram o massacre de El Mozote, resultando em 900 camponeses executados.
  • 11 de dezembro de 1998 - No aeroporto de Surat Thani, cai um Airbus A310-200 da empresa Thailand Airways, matando 101 pessoas.
2012
  • 21/12/2012 (calendário maia para o fim do mundo) somando fica: 2+1+1+2+2+0+1+2 = 11
  • O famoso Nostradamus (11 letras) profetiza a destruição de Nova Iorque na Centúria número 11 dos seus versos

A essência da ciência em 1 minuto, gentileza de Richard Feynman


"Em geral, buscamos uma nova lei seguindo o seguinte processo: primeiro fazemos uma suposição; depois calculamos as conseqüências desta suposição para averiguar que envolvimentos teria se esta suposição fosse correta; então comparamos os resultados deste cálculo com a natureza, com o experimento ou com a experiência, comparando-os diretamente com a observação, para ver se realmente funciona. Se estiver em desacordo com os experimentos, é errônea. Neste simples enunciado está a essência da ciência. Não importa o quão bonita seja sua suposição, não importa o quão inteligente seja quem fez a suposição ou seu nome. Se não está de acordo com os experimentos, é errônea."