Blog

Blog

13 de jun. de 2012

Eutanásia e a sociedade


O termo eutanásia é de origem grega (eu - thanatos, sendo que thanatos era na mitologia grega a personificação da morte) e significa boa morte ou morte feliz. Na verdade, a eutanásia é a ideia de acelerar ou produzir a morte de alguém para seu próprio benefício, ou seja, procura dar a um doente incurável uma morte sem sofrimento. Ela se resume em administrar drogas letais ao paciente terminal ou interromper tratamentos terapêuticos que prolonguem a vida do paciente.

A eutanásia vem sendo praticada desde épocas remotas pelos povos primitivos. A Bíblia, por exemplo, em Samuel 31 1-13, narra um dos primeiros casos de Eutanásia de que se tem registro na história. Desde a Antiguidade, existem médicos para apressar a morte, seguindo tradições e práticas culturais dos povos primitivos.

Com o surgimento do Cristianismo, tais práticas tiveram seu término com a introdução de conceitos como o da sacralidade da vida e o poder exclusivo de Deus sobre a vida e a morte de todos os homens. Do ponto de vista religioso, a eutanásia é um tema polêmico, porque nenhuma religião admite que o homem tenha poder absoluto sobre a vida ou a morte, mesmo que seja a sua.

O Estado também tem sua posição contrária a eutanásia, pois todo Estado tem como princípio a proteção da vida de seus cidadãos, porém existem aqueles que se julgam no direito de antecipar a morte devido ao estado precário da sua saúde, repleto de sofrimento, ou da de pessoas próximas.

Entretanto é importante lembrar que a eutanásia não está ligada somente à morte, mas também à vida e à dignidade humana. É muito difícil compreender o que a morte significa para as pessoas. A dignidade humana comporta, no seio de sua essência, os valores de uma sociedade. No entanto, e no caso de um ser humano em estado terminal que peça a eutanásia, a sua dignidade passa pelo direito a ser tratado como qualquer ser humano saudável e não a ser tratado como se já estivesse sem vida.

Um filme muito bom e que aborda bastante a temática da Eutanásia é o filme espanhol "Mar Adentro" de 2004 e que ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de melhor filme de língua estrangeira. Foi com este filme que o excelente ator Javier Barden, que interpreta primorosamente o personagem principal, ganhou destaque para o cenário internacional.

A sinopse do filme é a seguinte: Após um acidente que lhe deixou tetraplégio, Ramón (Javier Barden) luta para conseguir se livrar de sua atual condição física. Após 26 anos deitado e dependendo de todos à sua volta para tudo, ele chama uma advogada para tentar conseguir legalmente o direito de cometer eutanásia. Lúcido e inteligente, levantará questões morais, com a igreja e a sociedade, tudo baseado em uma história real.