Blog

Blog

14 de jun. de 2012

Galeria de bons vídeos


ZeroN: um sistema de levitação magnética desenvolvido pelo M.I.T.


Ainda que pareça retirado de um filme de ficção científica, ZeroN existe e não tem truque algum. Trata-se de uma pequena bolinha que flutua no o ar mediante um sistema de levitação magnética controlada por computador. O usuário pode segurá-la com a mão e mover pelo espaço, para deixá-la em qualquer outra posição dentro de uma zona predeterminada; o computador também pode movê-la por esse mesmo espaço.

O sistema conta com sensores ópticos que realizam o acompanhamento da esfera, onde também podem projetar imagens, fazendo com que possa servir como interface para interagir com o computador, entre outras coisas. Desta forma é possível simular trajetórias com a mão, estudar como um objeto se desloca ou órbita ao redor de outro, colocar sobre outros objetos e coisas assim.

ZeroN é um invento da Media Lab do M.I.T, provavelmente o berço das mais avançadas e impactantes novas tecnologias das últimas décadas.

Via | DVICE.

Abridor de cerveja definitivo


Muitas foram as tentativas do ser humano por abrir uma cerveja com estilo e rapidez. Há infinitas formas de fazê-lo e todas elas são meritórias. Pessoalmente, sinto-me muito impressionado pela seguinte, que ademais só precisa de um elemento: a motoserra. Ainda que um isqueiro possa ser mais prático porque, em sua total ingenuidade, a maioria dos donos de botecos consideram as motoserras como algo perigoso. Espero que este vídeo sirva para convencê-los das reais intenções deste nobre instrumento.

Bicicleta com pista de corrida incorporada


A princípio pode parecer só mais um tolo chindogu sem nenhuma apilcação, mas todos sabemos como é um pouco perigoso circular de magrela por estradas e ruas, compartilhando o espaço com outros veículos motorizados e bastante mais pesados. Se, ademais, isto for feito a noite, o risco multiplica-se, motivo pelo qual todas as precauções são poucas.

Esta pista laser é um artefato bacana para ser instalado debaixo do selim e projeta duas luzes laser dos lados e atrás da bicicleta gerando uma espécie de pista particular instantânea, de forma que, pela noite, os veículos que passarem têm uma referência mais clara de sua posição e a distância que devem respeitar.

Cocorobo só limpará sua casa se for feliz


A primeira vista o Cocorobo parece apenas mais um desses robôs de limpeza que pululam pelos salões emitindo tétricos lamentos. Em princípio é, mas o pessoal da Sharp acrescentou-lhe um toque personalizado que o converte em algo mais próximo a um bichinho de estimação.

Além das muitas funções que pode ver no vídeo, Cocorobo só funciona corretamente se o dono conversar com ele e usá-lo todos os dias. Caso contrário se aborrecerá e deixará de limpar. Isso faz com que sua manutenção, baseada em consultas ao analista, saia realmente caro.

Podem me chamar de paranoico, mas fabricar um robô de limpeza temperamental cuja virtude seja sua capacidade para se rebelar não me parece uma grande ideia. E o pior é que dizem que ainda vai ser melhorado. Imaginem só se eliminam a opção de discutir e acrescentam uma função de exterminar. Hasta la vista Kakaroto Cocorobo!

Chuveiro horizontal


Deve existir uma camada da população que considere que tomar banho de pé é um suplício. Se essa mesma camada tem um banheiro enorme e dinheiro suficiente, seus problemas acabaram. A ducha horizontal da Dornbracht exige o mínimo esforço de deitar-se sobre ela e manipular o eTool para questões triviais como temperatura e potência da água.

Há algo que deveriam solucionar: não está a nível do piso, o que significa que não poderemos acordar e ir rolando até ao sanitário. Em algum ponto do caminho teremos que ficar de pé. E isso, sem o café da manhã, é muito chato.

O vídeo do chuveiro horizontal é uma delícia e, cuidado, em casos mais extremos pode provocar algum caso de paudurismo. Certamente mais de um terá vontade colocar a casa abaixo só para construir um banheiro como este.

Via | Tech Geer.

Escâner cerebral revela os pensamentos de um cão


Ao que parece o dilema sobre a possibilidade de que os animais, em particular os cães, pensam ou não já é algo do passado. Partindo da premissa de que o "melhor amigo do homem" pode efetivamente acessar o intangível mundo dos pensamentos, pesquisadores da Universidade de Emory, implementaram uma série de análise utilizando um escâner cerebral para penetrar na mente de Fido.

Gregory Berns, que encabeça a pesquisa e ademais dirige o Emory University Center for Neuropolicy, demonstra sua emoção em torno deste histórico exercício que busca aprofundar no estudo da relação entre cães e humanos:

- "Quando observamos as primeiras imagens foi algo incomparável. Ninguém que eu saiba havia capturado imagens do cérebro de um cão que não estivesse sedado. Este era um exemplar completamente consciente e aqui temos a primeiro imagem jamais capturada de seu cérebro em plena atividade".

A ideia é criar um arquivo referencial de imagens que, associadas ao comportamento e estado de ânimo que o cão denota em determinado momento, permita construir uma rede de padrões que eventualmente nos permitam interpretar seu pensamento. Em caso do desenvolvimento ser bem sucedido, esta investigação abrirá novos horizontes ante os processos cognitivos dos cães e na cognição social de outras espécies.

Via | Live Science.