Blog

Blog

17 de jun. de 2012

Grandes filmes de fantasia


Inesquecíveis filmes de fantasia

Uma coisa que eu sempre me amarrei – antes mesmo dos RPGs chegarem ao Brasil (sou velho) – eram os mundos de fantasia. Não sei exatamente onde eles começaram, mas muitas dessas obras foram parte da minha infância e juventude, e alguns deles estão tão fortemente registrados nas minhas memórias que se tornaram praticamente uma parte da minha personalidade. Outros eu vi depois de adulto, mas continuam a encantar com a mesma magia.

Para trazer a lembrança dessas obras à tona, eu resolvi criar esta pequena lista, com alguns dos filmes de temática fantástica que mais me marcaram. Obvio que são muitos filmes, mais do que eu seria capaz de me lembrar então só citarei aqui alguns, mas isso não significa nem que eles estejam categorizados por qualidade nem que algum filme que eu tenha me esquecido não preste. Não incluirei aqui filmes envolvendo aliens e nem super-heróis, embora eu reconheça que a temática dos super-heróis tem os pés na fantasia.


 A Lenda (1985)
Filmaço. Quando alguém fala em filme de fantasia, eu penso logo nesse. A Lenda é um filme com Tom Cruise, interpretando um de seus melhores personagens. Tem tudo que a gente merece: Fadas, duendes, unicórnios e o capetão mais alucinante do cinema. Recomendo Veementemente. A fotografia é qualquer coisa de absurda. O filme é uma obra de arte. Do tipo que todo fã de Fantasia merece ter um Dvd edição de colecionador.


O cristal negro – 1982
O cristal negro estava adormecido no fundo das minhas memórias até agora a pouco, quando a Débora me mandou um email e eu lembrei dele. Foi daí que surgiu a vontade de fazer este post. O Cristal negro é um filme quase totalmente feito com puppets. Obra do Jim Henson e Frank Oz. Engraçado como pouca gente conhece este filme e ainda assim ele é cult.



Conan o bárbaro
Não preciso dizer o quanto eu adoro este filme. Não sei o que eu prefiro em Conan o Barbaro. Só sei que gosto de tudo nele. Tudo. Eu não mudaria absolutamente nada nessa obra. Adoro a forma como o Tulsa Doom fala, com o olhar vidrado de um psicopata, a transformação dele na cobra… A mensagem velada sobre o crescimento das religiões e seitas fundamentalistas no roteiro… A crucificação do Conan onde ele mata a dentadas o abutre, as porradas quando o Conan ainda está vivendo como escravo-gladiador. Porra é tudo foda! Tudo! Me intriga como depois desse fizeram uma BOSTA completa com “Conan o destruidor”. Achei “Conan o destruidor” tão merda que nem cito ele aqui. Mas eu curto tanto os filmes do Conan que até esta merda eu assisto sempre que passa.
O Conan O bárbaro marcou tanto minha infância que eu assisti na Tv e gravei no video. Daí eu vi isso pelo menos umas 200 vezes ao ponto de decorar as falas. O que eu gosto nesse filme é que ele é naturalmente violento. Não tem aquele joguinho de cena boçal para disfarçar a violência. É o melhor do estilo capa-e-espada nos anos 70, quando ninguém sabia o que era o “politicamente correto”. E a musica é F-O-D-A.
Este não é o melhor filme de fantasia que tem, mas é sem dúvida o meu preferido.



 A história sem fim

Tá aí um filmaço. O filme é muito, muito bom, mas ainda assim fica aquém do livro, que é uma das obras primas da literatura.


 Labirinto
Outro clássico dos anos 80. Com David Bowie e tudo mais! Bons efeitos para a época, temática sensacional. Vale a pena assistir.





 Guerra nas Estrelas, o Império Contra-ataca e o Retorno de Jedi
Tá aí um filme que afetou a minha cabeça desde cedo. Infelizmente eu vi a obra fora da seqüencia certa. Comecei pelo império contra-ataca, ainda no cinema. Mas nunca mais me esqueci. Aquilo afetou meus miolos e eu virei um jedi maníaco. Mas eu tenho um certo preconceito com os demais filmes da saga fora dos três iniciais. Acho os outros excessivamente pirotécnicos, com muito efeito especial, mais do que precisava.
Vocês podem dizer que Star Wars devia estar na categoria ficção científica e não fantasia, mas devo lembrar que no fundo é um filme de fantasia com um toque sci-fi. Espadas de luz que colidem, naves que pegam fogo no espaço… “A força” dos jedis… Enfim, até um ork tem no filme – os soldados do palácio do Jabba.



Willow
Eu confesso que nunca gostei muito de Willow. aqueles anões sempre ma pareceram uma tentaiva velada de fazer uns hobbits. Mas No cômputo geral, Willow é o clássico filme de fantasia. Tem bons personagens e uma história estruturada de modo simples, com uso de muitos arquétipos, como o do predestinado. Bons efeitos e tudo mais. É um conjunto de muitas coisas boas individualmente que somados produzem um resultado bom, mas não ótimo e muito aquém de excelente. Diverte mas não empolga.



 Fantasia 


Um dos maiores êxitos do Walt Disney, Fantasia tem um lugar cativo nas memorias da minha infância. Lembro de ter visto o filme no cinema, naturalmente em alguma reprise, pois fantasia é antigaço (1940), mas fez tanto sucesso que repetiu varias vezes no cinema durante as décadas seguintes. Nos 90 ele foi remasterizado. Eu adoro a parte do Mickey, aprendiz de Bruxo, mas o que eu realmente nunca mais esqueci é a Toccata e Fuga do Bach, executada magnificamente.



 Monthy Pyton e o Cálice Sagrado ( eu existo graças a este filme!) 
Este filme é uma comédia bema antiga. Certa vez minha mãe me disse que estava vendo Tv com meu pai e achando o filme chato. Daí eles resolveram fazer algo mais interessante… E eu nasci. Logo, devo minha vida a este filme. Nesta obra existem cenas antológicas, como a do cavaleiro negro e a das andorinhas africanas.



 Highlander


Este está no coração, junto com Conan, fantasia, A lenda e outros. Eu adorei Highlander. Nesta fase eu jogava RPG feito louco e tinha uma certa obsessão por colecionar espadas. Não precisa dizer que eu pirei com este filme. O melhor filme do Cristopher Lambert. Tão bom quanto o do Tarzã que ele fez.
Chato é que highlander sofre do mal que é o bordão do filme: “Só pode haver 1″. Só o primeiro prestou. O resto todo foi fiasco atrás de fiasco. Aliás, a franquia detém o recorde de maior vergonha alheia por um filme na história do cinema. (highlander 2)



Senhor dos anéis (os 3)
Não tenho muito o que dizer de LOTR além do fato de que aqui está uma obra muito, muito bem feita mesmo. Acho que é o máximo que dá pra fazer com o que o dinheiro pode pagar em termos de filme de fantasia. A obra original é um clássico e trazer isso para o cinema foi considerado insanidade durante décadas. Eu quase trabalhei nestes filmes, então eles são de certa forma, especiais pra mim.



 A Bússola de ouro
Só vi este filme recentemente. É um filme baseado na obra do Philip Pullman. Bem feito, bem pensado e com ótimo acabamento. Eu gostei, apesar de ficar com “gosto de quero mais” no fim.





Cronicas de Narnia
Eu acho este filme muito bem realizado, mas por alguma razão, a história não me prendeu. Mas é um excelente filme.






HellBoy (tudo) 
Hellboy é uma franquia muito bem executada com ótimos efeitos especiais. É baseado em super heróis dos quadrinhos, então eu violei minhas próprias regras ao colocar o Hellboy como filme de fantasia. Mas veja, um capeta vindo do inferno, que é amigo de um homem peixe e uma mulher que pega fogo e lutam contra o mal é bem fantasioso.



 Piratas do Caribe (tudo) 
Piratas do Caribe era uma atração da dsineylandia que levou décadas para virar um produto audiovisual. E quando fizeram, fizeram bem. Jhonny Deep ficou eternizado com esta obra. Monstros, navios fantasmas, magia e seres intrigantes surgem e somem ao sabor das marés. Super recomendo. Filme para toda a família. 



Vinte mil léguas submarinas -1954
Baseado na obra de Julio Verne, aqui está um mega-clássico do cinema de fantasia. Cheio de efeitos especiais que impressionaram e marcaram gerações.



 King Kong – 1933/2005
King Kong é também um clássico do cinema. Com varios remakes na carreira, este filme sempre deu certo. A última versão, conta com impressionantes efeitos especiais e insetos que dão pesadelos.



Bewoulf


Bewoulf é todo feito em 3d e conta com uma Angelina Jolie digital. Bem feita, a obra impressiona por sua qualidade técnica e estilo. Logo de cara eu esqueci que era 3d e curti.



 Merlin 
Merlin é um telefilmes, ou seja uma obra feita para a BBC. Mas a qualidade e o apuro técnico que foram colocados neste filme fazem dele um clássico imperdível para todos os que curtem cinema de fantasia.






Dungeosn & Dragons – O filme
Este decepcionou. Eu esperava muito mais. O filme cagou com o potencial do D&D nas telonas. Triste morte para algo tão promissor. Me lembro claramente que só descobri que não era um filme do desenho Caverna do Dragão na poltrona do cinema. Quase chorei de raiva. Antes fosse.


Talvez uma das coisas mais difíceis seja definir exatamente o que é um filme de fantasia. É um filme que se passa na época medieval? Ao meu ver não, já que “Coração Valente” se passa nesta época e não é de fantasia. E Gladiator, apesar de haver belas lutas de espada, também não.
O troço é tão controverso na minha cabeça que por exemplo, “Reign of Fire”, um filme cujo monstro principal é um dragão, eu não considero uma obra do gênero fantasia.

Imagino que a melhor forma de descobrir se uma obra é um clássico do gênero fantasia é haver algum tipo de magia no filme, além de um toque fantástico que saia do aspecto da realidade. Pode incluir criaturas estranhas, seres de outras dimensões, mundos paralelos, pode se passar no passado ou no presente, pode se passar em mundos que não a Terra e pode se tratar até mesmo de um desenho animado. Estes filmes mostram que não existem limites para a criatividade e que as boas histórias são eternas. Infelizmente temos que reconhecer que algumas dessas obras só podem ser vistas se você achar uma antiga VHS num sebo de locadora. Penso que a Tv poderia reprisar muitos desses filmes. Mesmo que na madrugada, pois certamente qualquer um desses aqui é melhor do que a maior parte dos programas de Tv de hoje em dia.