Blog

Blog

10 de jun. de 2012

Maísa e Mallu Magalhães




Se eu disser que nunca vi esta coisa vocês acreditam?  Pois é. Eu só me liguei que a tal da Maísa existia porque os caras do Pânico fizeram um tipo de paródia com ela. Como não vejo nada no SBT, eu assisti uns três programas do Pânico até entender que a “Malisa” deles é uma zoação com uma menina real. Esta aqui:


camelotk4 Videos da Maísa e Mallu MagalhãesPuts, isso me dá a sensação de ser um alien, porque logo depois que eu descobri que essa menina existia, comentei com amigos e todo mundo já sabia. Me intrigou o absurdo volume de vídeos da Maísa no You Tube. Eu fico pensando sobre todo o sucesso da Maísa, esta espécie de Shirley Temple tupiniquim. As crianças prodígio são sucessos quase sempre imediatos mas poucas delas conseguem se estabilizar no sucesso depois da adolescência. Lembra da Simony? Conhecendo isso, é possível que os agentes de Maísa estejam brigando firme para que a menina abocanhe o máximo de dinheiro possível enquanto ela é pequenininha, engraçadinha e tudo mais. Daí que podemos concluir que se o sucesso dos prodígios mirins se esvai na proporção direta em que eles perdem a inocência, será ela o motor mágico que gera o seu sucesso?
Esse lance da Maísa é igual ao da Mallu Magalhães o tal “fenômeno” da internet que eu só fiquei sabendo quem era na sexta-feira.
A tal de Mallu Magalhães, que incomoda as pessoas por namorar o Marcelo Camelo, aquele com cara de druida Panoramix que era do conjunto Los Hermanos.
Ocorre que Mallu fez uns videos dela mesma cantando e explodiu na rede.

Daí, como era de se esperar, passou a dar entrevistas. As pessoas começaram a se incomodar, pois Mallu parecia meio retardada, meio infantil nas entrevistas. Mas quanto mais infantil, mais sucesso.

Eu não sei explicar como consegui passar incólume aos dois fenômenos femininos até aqui.
O que Maísa e Mallu Magalhães tem em comum para virarem “fenômenos”, tanto na música, quanto na Tv e principalmente, na internet? Talento? Apadrinhamento? Nicho de mercado?
Não sei. Eu conheço pouco o trabalho das duas meninas e não acho que seria justo atribuir qualquer qualidade ou defeito a elas conhecendo tão pouco. Mas eu posso apenas teorizar, baseado no que vi nos videos acima. Pode ser que o grande interesse nessas meninas esteja associado a uma idéia de inconformidade intelectual para com a idade. Mallu é uma menina de 16 anos que em entrevistas parece ter a idade da Maísa. Maísa é uma menina de -sei lá, vou chutar uns cinco aninhos- que parece e se comporta como se fosse mais velha. De alguma forma isso deve atrair o publico, já que no fundo, no fundo, as pessoas ainda são as mesmas que pagavam para ver os famigedaos circos de aberrações no século XIX.
Maísa é engraçadinha, Mallu Também. Ambas compartilham uma certa inocência para o telespectador, que em tempos de mulher melancia, mulher melão, mulher cartão de crédito (isso me falaram e eu não sei se é verdade. Trata-se de uma loura funkeira gostosa onde o MC passa o cartão magnético na bunda dela) tornam-se uma tábua de salvação. As pessoas provavelmente tem um equilíbrio interno que as conduzem a contrabalançar o excesso de sexualismo, o excesso de bundas e sacanagens televisivas, o excesso de apelação com um contraponto. Se este pensamento estiver certo, o Raul Gil é um visionário. Raul Gil é famoso no mundo da TV por justamente ser visionário. O cara está na Tv desde que a Tv era um circo, então se ele explora o filão de crianças inocentes na Tv, deve saber o que está fazendo.
Eu suponho que o gênio maquiavélico Sílvio Santos compartilhe comigo esta opinião sobre o visionário Raul Gil e não se fez de rogado, descobriu que crianças inocentes dão ibope e arrumou comprou o passe de uma figurinha verborrágica chamada Maísa, a atriz mirim, que estava sendo devidamente explorada pelo REaul Gil com grande sucesso.  Sílvio pagou uma bela grana ao Raul e comprou o passe da menina. Não sei se podemos dizer que Raul Gil vendeu a “galinha dos ovos de ouro” ou não, mas o fato é que no SBT o sucesso da menina foi amplificado varias vezes e  Maísa tornou-se um fenômeno de imediato. Muitos programas de tv começaram a buscar entrevistas com a menina para subir a audiência. Esperto, a velha raposa do SBT obrigou a jovem via contrato a uma exclusividade que só turbinou sua fama. E assim Maísa negou entrevistas ao Pânico na TV, ao CQC, e -suponho – ao Jô. Recentemente Maísa aceitou ser a estrela de um comercial de Tv. Trata-se da  campanha da Assolan, da Hypermarcas que irá ao ar em janeiro.  Pelo que me consta, o cachê pela participação da Maísa ainda não foi divulgado, e possívelmente nem será, mas fontes afirmam que foi milionário, como era de se esperar de celebridades do porte de Maísa.
maisaassolanrj8 Videos da Maísa e Mallu MagalhãesIsso me leva a pensar que de um certo modo, Sílvio Santos-a raposa, sabia que a Hypermarcas iria patrocinar o Big Brother Brasil 9 no início do ano e com isso, tirou proveito da Maísa, sua pupila para fazer com que a toda poderosa Vênus Platinada fosse obrigada a divulgar a arma secreta de Sílvio Santos para poder ter a Assolan como patrocinadora.
O mais provável é que na hora que sacarem que Maísa é a estrela das campanhas da Assolan para 2009, os caras da Globo irão cancelar o patrocínio da lã de aço.  Se bem que pelo dinheiro, quem sabe, né?
Se tem uam coisa que o Sílvio Santos conhece bem é a frase: “Topa tudo por dinheiro”.