Blog

Blog

16 de jun. de 2012

Os problemas do aquecimento global!...


Salvem o planeta: Os problemas do aquecimento global na atual conjuntura


Puxe pela memória. Você já ouviu isso em algum lugar:
  • Estamos matando o planeta.
  • O mundo esta passando por alterações climáticas cataclísmicas.
  • O clima da Terra esta mudando para pior.
  • O planeta está aquecendo.
  • O ser humano está mudando o mundo.
Normal. Eu também vivo escutando isso.  Em tempo de eventos ambientais como Rio +20 é normal e compreensível que acabemos vendo mais e mais essa ideologia do aquecimento global.
Curiosamente, nos meios de comunicação, vemos quase diariamente os “alertas dos cientistas” sobre a mudança na temperatura da Terra. “Mudança climática, a ameaça do Futuro”. Aparentemente, existe uma concordância entre os cientistas de que estamos “matando o planeta”; certo?
Errado.
O fato é, meus amigos que estamos diante de algo curioso. Embora exista DISCORDÂNCIA científica sobre as questões de aquecimento global, a mídia parece sofrer de uma terrível tendência a credulidade. O que parece, é que compraram a mídia. Mas minha hipótese é bem mais mundana: Notícia ruim faz vender jornal.
A verdade é que não há consenso (muito pelo contrário) entre  que os cientistas acham. Infelizmente, a discussão científica não chega até nós. Estamos acostumados ao resumo, regurgitado de qualquer jeito, por jornalistas ou nem isso, que chega como um fato estabelecido e imutável acerca da conjuntura global. A culpa não é nossa, estamos sempre mais interessados em debater o futebol e os múltiplos campeonatos estaduais. Estamos mais interessados nas nossas questões do dia-a-dia. O povo pensa que a ciência é laica, é isenta, e que está sempre certa, quando na verdade, a ciência, pelo menos a que chega até nós,  tem DONO, envolve MUITO DINHEIRO, somas fabulosas, e interesses mais diversos. É muito possível que este seja o caso quando se trata de questões advindas da ideia de um aquecimento climático que mudará o planeta.
A esta altura você pode estar achando que este é um daqueles posts conspiratórios de quinta categoria que grassam à vontade pela internet desde o tempo das BBS´s. Eu confesso a vocês que quando ouvi pela primeira vez que TUDO o que os “cientistas” estão dizendo sobre o AQUECIMENTO GLOBAL é conversa fiada, fiquei diametralmente em oposição. Ora, só um louco para pensar que tantos cientistas falando a mesma coisa estão apenas querendo a mesma coisa que os políticos brasileiros querem. Dinheiro público.
Eu tinha aquela ideia romântica de um cientista  empenhado em busca da verdade. Foi duro ter que me confrontar com a ideia de que do mesmo jeito que padres podem ser pedófilos, cientistas e grandes organizações científicas podem ser verdadeiros estelionatários com praticas das mais abjetas. Logo eu que tanto odeio certos grupos religiosos que impõe a fé pelo medo de um apocalipse, me deparei com a ciência moderna se fazendo de  profetas do fim do mundo.
Então, foi difícil pra mim aceitar isso de cara. Mas dei uma chance aos cientistas céticos acerca do aquecimento global. Eu estava interessado em saber qual o lado deles. Quais suas justificativas, suas alegações? Eu sabia apenas que “estamos matando o mundo”. Mas isso é o que todo mundo esta cansado de ouvir. O justo é certo é conhecer os dois lados e assim podermos formar nossa própria opinião. Mas antes de começar a apresentar dados curiosos aqui, é bom lembrar e frizar isso: Não soa estranho que a mídia apenas jogue sua luz sobre um único posicionamento sobre as questões ambientais? Eu chamaria isso de atitude suspeita. E sendo assim, a pergunta que não quer calar é: Por que será que isso é assim?
Minha opinião sobre a coisa do aquecimento global começou a mudar efetivamente, quando vi uma entrevista com um climatologista da USP chamado Luis Carlos Molion.
Mas o golpe de misericórdia nas teorias dos defensores do aquecimento global realmente surgiu quando assisti uma palestra (longa) de mais de uma hora com o Dr Prof. Ricardo Augusto Felicio também da USP.
Volta e meia, vemos ambientalistas falando e dissertando livremente sobre alterações cataclísmicas no clima, decorrentes de liberação de gases, efeito estufa e coisas do tipo. O que a gente quase nunca vê é um CLIMATOLOGISTA sério, falando a respeito. E é aí que está o X da questão…
Você prefere ver um dono de borracharia falando de entupimento cardiovascular ou um cardiologista?
Pois é. Eu também fico com o médico que fala sobre sua especialidade. Mas de uma forma inusitada, quando se trata de clima e futuros apocalípticos para nosso planeta, serve qualquer um. Hoje qualquer pela-saco pode surgir na mídia falando as maiores batatadas, até mesmo candidatos derrotas à presidência dos EUA, como Al Gore e seu filme “Uma verdade muito inconveniente” .
Bom, seja como for, eu quero compartilhar com vocês esses dois materiais, que podem mudar seu ponto de vista sobre essas questões ambientais e quem sabe  jogar uma luz nas trevas do que de fato há por trás de grandes eventos como Eco 92, Rio + 20, tratados de Kioto, e tal.
O que os ambientalistas dizem é que o mundo está aquecendo por força dos aumentos nas emissões de Co2. No entanto:
  • O Co2 não está aumentando
  • A temperatura não está se elevando
  • O Co2 não é o gás da morte, e sim o gás da vida
  • O CO2 NÃO CONTROLA O CLIMA GLOBAL
  • Políticas globais envolvendo sequestro de carbono NÃO ADIANTA PORRA NENHUMA
  • O planeta não vai aquecer, mas sim resfriar
  • Os dados estatísticos e modelos que suportam as teorias do aquecimento global estão errados, e outros são intencionalmente manipulados e adulterados
  • Nunca duvide da sanha humana por ganhar dinheiro
  • As “Ameaças ao clima global” são discursos de interesse de grupos específicos,  estrategicamente formulados.
  • O discurso ambiental não é Sério. Virou uma moeda de troca entre nações. E sabe quem vai pagar esta conta? Isso mesmo, eu e você.
O que estes videos dizem é que as coisas que já damos como sendo verdades incontestáveis são grandes castelos de areia, construídos sobre argumentos frágeis. Usando dados científicos, esses climatologistas apontam a fragilidade dessas construções e isso nos faz refletir sobre um Zeitgaist ambiental que estamos vivemos hoje. Não são videos pequenos, mas é algo que vai valer à pena.
Mas não vamos ser imbecis: É claro que estamos poluindo muito, estamos gerando quantidades horríveis de lixo, levando varias espécies à extinção e devastando grandes áreas do planeta. Isso é inegável. Não é disso que se trata este post. No entanto, enquanto se gasta montanhas de dinheiro para financiar grupos que defendem um aquecimento global, esse dinheiro poderia estar sendo utilizado na tentativa de solucionar os reais problemas ambientais que a presença humana vem causando, como o lixo, a predação descontrolada de espécies, as questões fundiárias em áreas de reserva ambiental e seu respectivo desmatamento.
Para ver a entrevista do Dr. Molion, aqui estão os links:

     Os mitos e fatos da mudança climática 1 / 7


     Os mitos e fatos da mudança climática 2 / 7


     Os mitos e fatos da mudança climática 3 / 7


     Os mitos e fatos da mudança climática 4 / 7


     Os mitos e fatos da mudança climática 5 / 7


     Os mitos e fatos da mudança climática 6 / 7


     Os mitos e fatos da mudança climática 7 / 7





Esta é a palestra do Dr Prof. Ricardo Augusto Felicio da USP, que eu falei. O cara perde muito tempo tentando fazer gracinhas e piadinhas para manter a atenção da plateia, mas o que ele esta falando é uma coisa séria.

Não estou aqui para negar ou apoiar as teorias que desmascaram o mito do aquecimento global. Como eu disse, não existe o tal “consenso científico” sobre este assunto, que eu esperava que houvesse. Os dois lados apresentam seus argumentos e explicações. Penso que a melhor postura é termos um olhar critico para os dois posicionamentos e uma visão cética. Eu chamo de “visão cética” o ato de coletar as informações antes de sair acreditando em qualquer alegação que se diz por aí.  Todas essas pessoas podem estar erradas em parte ou no todo. O que eu penso é que não podemos ficar apenas com um lado da moeda para analisar.
Veja tudo aí e vamos debater a questão. Assim, quando seus amigos sacarem o discursator ambientalis na mesa de bar você vai matar a pau (e parecer um louco). Ou você pode simplesmente cagar e andar para este post e acreditar apenas no que o Jornal Nacional diz pra você.