Blog

Blog

17 de jun. de 2012

Quem foi Kim Peek?


Naturalmente, a menos que você seja um interessado por anomalias cerebrais não vai ligar o nome a pessoa até que eu te conte que Kim Peek era o autista que inspirou o filme Rain Man.

Kim peek era este cara:
kimpeek Morreu Kim Peek
Este cara foi uma das pessoas mais Gumps da História. Foi a partir da incrível capacidade de Kim que eu formulei a estrutura cerebral do Juca. Kim nasceu sem o corpo caloso, uma parte da anatomia cerebral importante, que mudou radicalmente a sua morfologia cerebral.
blogsavant2 Morreu Kim Peek
Na imagem acima vemos uma comparação de dois scans sagitais. Um do cérebro de Kim e o outro de uma pessoa comum. Compare a diferença  entre ambos. É um mistério como a mente de Kim Peek  funcionava como um gigantesco HD.
O resultado disso foi um autismo diferente, onde Kim Peek era capaz de coisas extraordinárias, como lembrar cada palavra que leu em todos os livros, durante TODA A SUA VIDA, citando a frase em que estava e a página. Ele aprendeu a tocar piano e começou a não apenas tocar com maestria todos os clássicos como também podia misturar os estilos dos grandes pianistas, criando musicas completamente novas. Ainda na infância, Kim Peek demonstrava sua habilidade recitando Shakespeare sem olhar, (ele leu toda a obra do autor) além do novo e velho Testamento.
Kim ajudou os neurologistas, médicos e psicólogos a compreenderem melhor o funcionamento cerebral. Sua ausência de corpo caloso implicou numa espécie de cérebro sem filtro, que conseguia registrar e guardar cerca de 98% de toda a informação que recebia, de qualquer forma. Lendo, escutando radio, conversando, ou assistindo na Tv. Uma pessoa considerada normal e em boa condição cerebral retém 45%.
Com dificuldades de se relacionar, Kim Peek passou praticamente toda a sua vida numa biblioteca, até o dia de sua morte. Estima-se que ele tenha lido e guardado de memória cerca de 9000 volumes.  É impressionante a velocidade com que ele conseguia ler. Alguns acreditam que Kim Peek pudesse ler cerca de oito a dez vezes mais rápido que uma pessoa comum. Sua habilidade de citar dados sobre coisas, pessoas, fatos históricos, números de telefone e biografias completas chamava tanta atenção que a NASA fez um estudo usando um sacanner MRI do cérebro dele. Sua condição chama-se síndrome de Savant.
Kim morreu de ataque cardíaco no domingo. É um costume dos índios brasileiros considerar que a morte de um velho sábio equivale a queima de uma grande biblioteca. No caso de Kim Peek isso nunca foi uma verdade tão literal.
Abaixo um video que fala de Kim: