Blog

Blog

12 de jun. de 2012

Vendo o futuro acontecer


E-Ink: Vendo o futuro acontecer



Inacreditável.
Ok, a placa é grande e necessita de seis baterias para operar por 6 meses. A tecnologia ainda está na sua primeira infância, mas com a miniaturização dos circuitos em escala nanométrica, além dos avanços em baterias que vem acontecendo graças às necessidades dos celulares e notebooks, não é de se espantar que em pouco tempo teremos revistas com capas inteiras deste treco, bem como páginas internas.
É uma revolução acontecendo ante os nossos olhos. Por muito tempo as pessoas pensaram que a internet iria acabar com as revistas porque elas todas iriam parar na rede. Mas agora eu começo a pensar se não será a rede que em pouco tempo irá para dentro das revistas. A rede já está ficando wireless, já está se tornando um ítem comum em celulares, palms, mp3 playeres, nas novas Tvs e até em banheiras!
Imagine um monitor mais brilhante, um terço menor que as telas de cristal líquido de hoje, que consuma um milésimo da energia de um notebook e tenha a nitidez da tinta de impressora sobre uma folha de papel. A tela, também chamada de tinta eletrônica, foi desenvolvida pela companhia E-Ink em parceria com a IBM e tem tudo para invadir o mercado de celulares, livros eletrônicos e computadores de bolso, mas ainda não tem data para entrar no mercado. Mas não deve demorar porque os primeiros usos comerciais do e-ink já estão rolando, como esta capa especial da Esquire, que custa U$ 5,99 e foram feitas apenas 100.000 cópias.
Eu li em algum lugar que os caras que tiveram esta idéia original eram meninos e a coisa foi para uma feira de ciências. Se não me falha a memória, li isso numa revista Super Interessante.

Estamos vendo o futuro acontecer!