Blog

Blog

17 de jun. de 2012

Vídeo poderá substituir medidor de pulsação



Através do processamento de imagens a nova técnica consegue tornar vísivel algumas informações de filmagens imperceptíveis a olho nu. 

Pesquisadores do MIT estão desenvolvendo uma interessante tecnologia que tem o potencial de tornar ainda mais intensivo o uso de vídeo digital, inclusive por meio da utilização de smartphones.

Chamado de "Amplificação de Vídeo Euleriana" (Ampliação Vídeo Euleriana), o objetivo do projeto é ampliar a informação "escondida", revelando as mudanças sutis em padrões no vídeo que de outra forma seria muito difícil de nossos olhos detectarem. Por exemplo, você pode inserir um vídeo de uma pessoa simplesmente olhando para a câmera, processá-lo com a tecnologia de ampliação de vídeo, e ele vai mostrar um segundo vídeo que mostra o rosto da pessoa colorizado em tons de vermelho que pulsa para revelar o fluxo real de sangue para dentro e para fora da face (já pensou que isso poderia mostrar quem tem problemas cardiovasculares apenas por meio de uma filmagem casual dos convidados de uma festa de aniversário? Aproveite enquanto ainda resta alguma privacidade para você).


A tecnologia é poderosa o suficiente para detectar até mesmo as pulsações da artéria de uma artéria em um vídeo do próprio pulso. É algo que pode muito bem vir a criar uma nova geração de sensores médicos e dispositivos de monitoramento sem contato direto.

Dê uma olhada no vídeo a seguir explicando a tecnologia e demonstrando alguns exemplos. O vídeo é inglês e fornece muita explicações técnicas. Por isso, quem quiser ver diretamente uma demonstração deve começar a assistir a partir da marca de 1m25s.


MedGadget

[Via BBA] :D