Blog

Blog

22 de jun. de 2012

Vídeos incríveis!... Veja!


Veja cristais se transformando em árvores de gelo neste estonteante vídeo



O vídeo que você vai ver é no mínimo mágico. Cientistas criaram um campo magnético de 2.000 volts dentro de câmara preenchida por vapor d’água. Com o magnetismo, as moléculas de água se alinham, formando os padrões de gelo que podemos apreciar na filmagem.
O começo de cada fio de cristal é na ponta de uma agulha elétrica. A partir daí, a produção de “árvores” de gelo se dá caoticamente, com cada fio dando origem a outros, em padrões maravilhosos.
Esse tipo de formação, no padrão de uma árvore, é conhecido com dendrítico. O interessante é que nenhum cristal fica no mesmo formato que outro e cada “árvore gelada” do vídeo tem poucos milímetros de comprimento.
“A estrutura rotatória que você no filme é de fato um capilar superfino de vidro conectado a um motor [acerca do qual os cristais são formados]. Enquanto as estruturas das árvores cresceram relativamente rápido, as filmagens do eixo principal levaram cerca de seis a sete horas cada”, afirma o diretor do vídeo, Craig Ward. 



Estonteante vídeo mostra a evolução da lua


Este vídeo foi criado por cientistas do Goddard Space Flight Center da NASA usando dados da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter e mostra a história violenta, de cerca de 4,5 bilhões de anos, que deixou nossa lua toda deformada com os incessantes bombardeamentos de asteróides, desde sua formação.
Assim como em nosso planeta-mãe a lua também enfrentou tempos duros quando era apenas um bebê; um bombardeio de meteoros, ocorrido no pólo sul há cerca de 4,3 bilhões de anos atrás, tostou aquela face de nosso satélite natural. Foi uma época turbulenta que durou 300 milhões de anos.
Mas a sova não parou por aí, por um longo tempo após este evento violento — 2,8 bilhões de anos — ela tomou incontáveis jabs de meteoros menores; um período conhecido como “crateramento intermediário”.
A pancada final ocorreu a cerca de um bilhão de anos atrás quando foram formadas as crateras em raio que exibem formas circulares ao seu redor. [NASA GSCF]
Aproveitando que o tema é destruição espacial aproveite para assistir a este incrível vídeo da Terra sendo carbonizada por um asteróide gigante:

Vídeo: ouça a chuva de meteoros Perseidas se desintegrando na atmosfera


O vídeo abaixo, capturado pelo Radar de Vigilância Espacial da Força Aérea dos EUA, no Texas, mostra os “ecos” da chuva de meteoros Perseidas.
A chuva de meteoros Perseidas vem sendo observada há pelo menos 2.000 anos. Ela é formada com a passagem do cometa Swift-Turtle, o qual orbita o sol a cada 133 anos.
Uma chuva de meteoros é um evento astronômico no qual centenas ou milhares de meteoroides do tamanho de partículas de poeiras entram na atmosfera da Terra e quase que imediatamente queimam, criando um risco brilhante no céu noturno.
Tradicionalmente, é no mês de agosto que a Terra passa no interior da nuvem de detritos deixados pelo cometa que, formada por fragmentos de gelo e poeira, se choca com a atmosfera terrestre e se desintegra no que parecem explosões de luz.
Considerado um dos melhores fenômenos do gênero, a chuva de meteoros Perseidas deveria ser avistável a partir de sexta-feira passada (12) em várias partes do mundo.
No Brasil, os meteoros foram mais fáceis de ver no norte do país, na madrugada de sábado. Mas, dado que uma lua cheia restringiu muitas pessoas de ter o prazer de ver a exibição mais recente do fenômeno, pelo menos agora podemos escutá-la.


[Life'sLittleMysteries]



Fantástico vídeo mostra como é voar por cima da Terra de noite


A Estação Espacial Internacional (EEI), que é soma de projetos das principais agências espaciais do mundo, é um laboratório espacial em movimento que dá 15 órbitas no planeta por dia. Atualmente, ela circula em uma altura pouco elevada (340 quilômetros da Terra), o que permitiu capturar imagens fantásticas, compiladas em um vídeo com pouco mais de dois minutos.
A câmera da EEI, que mostra um voo panorâmico feito sobre o planeta à noite, captou imagens com detalhamento impressionante. É possível observar claramente as luzes da cidade, além de fenômenos naturais como milhares de raios estourando em meio às nuvens, como flashes, ou a aurora boreal causada pelo vento solar e retratada em magníficos tons de verde próxima aos polos.
De vez em quando, as imagens recebem cortes porque o satélite se aproxima da metade da Terra iluminada pelo sol naquele momento, o que gera um clarão. No canto do vídeo, é possível observar também os paineis solares da EEI. 


[NASA]

Espetacular vídeo da explosão de nave entrando na atmosfera


Este objeto explodindo está longe de ser um OVNI ou uma nave extraterrestre. É uma nave espacial terrena que você já viu aqui em fotos incríveis da aqui, quando o cargueiro Júlio Verne (Jules Verne) queimava na atmosfera. Agora veja este incrível vídeo que foi encontrado no site da NASA.
Dia 29 de setembro, ao reentrar na atmosfera ela produziu uma visão incrível, como uma chuva de meteoros com um bônus: uma grande explosão.
Uma equipe de cientistas da NASA filmou o evento do interior de um avião DC-8 a uma altitude de 11,3 km de altura a cerca de 145 km do caminho de entrada. Como a aeronave estava indo em direção ao caminho de entrada os fragmentos ainda estavam visíveis mesmo a 48km deles. O vídeo está tremido, mas é de se esperar, já que foi filmado de dentro de um avião.
A destruição em si começou a 76km de altura e produziu cerca de 600 fragmentos de 10 a 20 kg que cobriram uma grande área entre a Nova Zelândia e a Polinésia Francesa.
O ATV Júlio Verne de 6 toneladas estava com a reentrada destrutiva prevista depois de uma missão de seis meses de entraga de suprimeiros na Estação Espacial Internacional.
O vídeo original de 43mb pode ser baixado em alta resolução no formato Quick Time aqui


[AviantionWeek]

Viaje a bilhões de anos-luz de distância neste vídeo

viagem espacial

Este fantástico vídeo produzido pelo American Museum of Natural History mostra o quanto do universo já conhecemos em uma viagem até as fronteiras do cosmos. É como se a Terra fosse apenas um grão de areia.
As imagens foram geradas com precisão científicas, baseadas em observações astronômicas. Cada objeto desde satélites, lua, planetas estão em escala, de acordo com as medições efetuadas até o momento.
» A mais incrível foto já tirada agora em 3D [Video]
As partes escuras que aparecem quando nos afastamos da Via Láctea mostram as partes do universo que ainda temos que mapear.
Recomendo assistir em HD, a não ser que você seja assinante do Net Virtua e seja horário de pico, neste caso, boa sorte para tentar baixar a versão em baixa resolução mesmo.


De arrepiar: Planeta Terra parece um grão de areia perto de Canis Majoris [Vídeo]


Você sabe qual é o seu tamanho no mundo? Às vezes achamos que certas coisas são tão importantes, e não há motivo para estarmos nos preocupando com elas. Se você acha que o planeta Terra é grande demais, você não faz ideia de quantos planetas – e principalmente estrelas – são maiores ainda.
Você provavelmente sabe que o sol é maior que a Terra, mas o que você talvez não saiba é que existem milhares de estrelas muito maiores do que o sol. Muito mesmo – a VY Canis Majoris, maior estrela conhecida, faz a Terra parecer um grão de areia. Com 2.800.000.000 km de diâmetro, um avião a 900 km/h levaria 1.100 anos para dar uma única volta ao seu redor. E ela é só um pontinho no meio de uma galáxia, que por sua vez está ao lado de várias outras galáxias, que estão em um universo infinito. Está se sentindo um nada? Eu também.

Evolução: O maior show da Terra [vídeo]



Ative o botão cc (close caption) e clique nele novamente para ativar a tradução para o português e assim habilitar legendas.

Já vimos alguns cientistas famosos cantando aqui. Este clipe musical celebra o maior show da Terra: A evolução.
Sou apenas eu ou vocês também acham que clipes assim deveriam passar na MTV todos os dias?
Este é um dos diversos vídeos belíssimos do SymphonyOfScience.com.
Até que gostei, mas se colocasse Darwin cantando este tema, seria muito melhor.

We are children of evolution [Vídeo]

homem nu

O que os educadores não fazem para as pessoas terem mais interesse na Evolução das Espécies?
Nunca pensei em Dawin como pop star, cantando uma música que promove o evolucionismo. Precisamos de todas as armas para que as pessoas entendam o conceito e se isso implica em colocar uma figura história em um papel ridículo bem humorado, que seja.

Avião de passageiros pousa de barriga, resulta em muita fagulhas [Video]

pouso barrika foker alemanha
Fokker pousa de barriga na Alemanha

Na manhã de hoje (14) a tripulação deste Fokker teve 90 minutos de combustível para resolver um problema mecânico que o computador interno alertou. Infelizmente não foi possível consertá-lo em tempo, como você deve ter desconfiado ao ver a imagem acima.
Felizmente para os passageiros o capitão de 60 anos e os co-pilotos tinham, peito de aço. Depois que da pista haver sido inundada de espuma pelos bombeiros do aeroporto, para evitar incêndios causados pelas fagulhas, eles aterrissaram o avião sem grandes problemas e com um efeito especial incrível como você poderá assistir no vídeo abaixo. 




Uma aeronave gigante, decolando com uma enorme espaçonave nas costas [Vídeo]

espaçonave 747

Este Boeing 747 modificado é uma nave-mãe que carrega naves espaciais nas suas costas para um dia serem lançadas ao espaço novamente.
Já vi uma belíssima foto (abaixo) desta simbiose tecnológica, mas a decolagem que você pode ver no vídeo acima parece impossível de ter sucesso.
Esta nave nas costas do 747 é a Atlântis retornando para a sua casa na Califórnia depois da missão de reparo do Hubble, que resultou nestas belíssimas fotos e que fez astrônomos e entusiastas pelo espaço sorrirem novamente.
Simplesmente parece um feito impossível que o coitadinho do 747 possa elevar a enorme espaçonave.
A viagem exige várias paradas de reabastecimento, precisando ao menos dois dias de clima sem chuva para chegar ao seu destino. 


[Gizmodo]
espaçonave 747

Vídeo: enorme tempestade é filmada sob a Via Láctea


Nunca falha. A cada mês, mais ou menos, os astronautas da Estação Espacial Internacional conseguem capturar a Terra da maneira mais incrível. E cada vez parece ficar melhor.
A imagem dessa vez é pouco diferente das outras já divulgadas, que revelavam quase sempre auroras. Essa mostra tempestades na África e um extra: a Via Láctea aparecendo no horizonte. 


[GizModo]


Veja o núcleo da Via Láctea em ação [Vídeo]

via lactea

Equipado com uma camera Canon EOS-5D, o fotógrafo William Castleman fez uma compilação com fotos que tirou a cada 20 segundos durante 9 horas em uma festa de estrelas em Fort Davis, Texas. Uma festa de estrelas é uma reunião de astronomos amadores para observar o céu. O resultado foi uma vista estonteante.
A camera estava equipada com lentes olho de peixe (uma lente EF com 15 mm de distância focal e um obturador f/2.8) ligada a uma bateria externa para capturar toda aquela beleza. Castleman usou filtros AA que bloqueavam certos comprimentos de onda para obter um tom mais desejável. Se substituir esse filtro por outro que deixe essas ondas entrarem, você tem uma câmera capaz de fotografar uma galáxia como vista daqui, mesmo que capture coisas que não podem ser vistas a olho nu. 


[Gizmodo]


Vídeo do enorme buraco na Guatemala


Você lembra das fotos assustadoras daquele enorme buraco da Guatemala? Postamos elas aqui. Mas, finalmente, alguém reuniu coragem e filmou o buracão. Acontece que, no vídeo, a paisagem consegue ser ainda mais assustadora do que nas fotos.

O buraco tem 60 metros de profundidade e engoliu uma fábrica de tecidos. Ele apareceu por causa da movimentação de águas causada pelas tempestades que ocorreram nesse último mês no país.


[Gizmodo]

Criaturas exóticas são encontradas nas negras profundezas do mar [Fotos, vídeo]

criatura das profundezas do mar
Um pepino do mar transparente avistado a 2,75 km de profundidade ao norte do Golfo do México

A escuridão das profundezas do oceano é o lar de muito mais espécies do que se imaginava, de acordo com uma recentemente divulgação. De acordo com pesquisadores envolvidos na busca por novas espécies pelo Censo de Vida Marinha (CVM), um total de 17,650 espécies de animais como camarões, corais, estrelas do mar e caranguejos foram identificados em até 5 quilômetros de profundidade.
“A diversidade da vida marinha é muito maior do que acreditávamos”, afirma Robert Carney, da Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos. A luz consegue penetrar em até, no máximo, 200 metros nos oceanos. Além disso, profundidades maiores que isso têm uma enorme pressão, que sempre fez com que a região fosse conhecida como um habitat hostil.
Fora da área onde a luz chega, os animais têm que explorar bactérias ou carcaças como alimento. Entre as criaturas descobertas pelo Censo, estão águas-vivas bioluminescentes e criaturas octópodes com barbatanas, apelidadas de “Dumbos”, porque movem as barbatanas, que se assemelham a orelhas, como o elefante do desenho animado.
criatura das profundezas do mar
Um longo peixe alaranjado identificado como um Neocyema
Os “Dumbos” têm aproximadamente dois metros de comprimento, e são algumas das maiores criaturas encontradas no fundo do mar, juntamente a tubarões e uma água-viva gigante. “Acredita-se que as águas-vivas deste tipo podem ser maiores que as baleias azuis”, afirma Mike Vecchione, que participou das descobertas. O Censo é um projeto de dez anos de duração, e deve ser completado até outubro de 2010.
Poços de petróleo
Em uma parte do Golfo do México, os pesquisadores encontraram vermes gigantes a 990 metros de profundidade. Quando o robô usado nas pesquisas levantou o animal do local em que ele estava, ao fundo do mar, os pesquisadores descobriram que o verme estava se alimentando de restos de petróleo em decomposição.
Carney afirma que as empresas de petróleo se concentram mais em pesquisas geológicas para descobrir depósitos de petróleo, mas que a presença destes vermes pode também funcionar como um sinal. “Você com certeza encontrará uma fonte de metano ou petróleo líquido na região onde estes vermes gigantes vivem”, alerta.
criatura das profundezas do mar
Um polvo “Dumbo”, que recebeu o nome por causa das abas parecidas com orelhas
Ainda assim, o pesquisador afirma que muitos cientistas ficam incomodados com a visão de que a profundidade do oceano não é importante, e que uma viagem para explorar os recursos estaria além dos conhecimentos que se tem sobre o local. Carney aceita que ainda se sabe pouco sobre a vida marinha em grandes profundidades. Recentemente, apenas sete de 680 espécies de pequenos crustáceos coletadas no sudeste do oceano Atlântico foram identificadas. Outra viagem à mesma região revelou a existência de um verme que se alimenta de ossos de baleia, chamado de Osedax.
Embora nas grandes profundidades o oceano não tenha luminosidade natural, os animais são, muitas vezes, bioluminescentes e têm olhos que funcionam normalmente. Algumas criaturas que vivem na área iluminada às vezes fazem visitas às profundidades: os cientistas encontraram um elefante marinho a 2,388 metros de profundidade.
Apesar da enorme biodiversidade encontrada no local, os cientistas alertam que o aquecimento global, alimentado pelas atividades humanas, pode estar afetando a vida marinha a grandes profundidades. “Existem algumas evidências do aquecimento em áreas profundas, além de aumento de acidificação da água”, afirma Vecchione. 


[Reuters]
criatura das profundezas do mar


Tubarões “cuti-cuti” [Vídeo]

tubarão

Nunca pensei que os tubarões poderiam ser “fofinhos e carinhosos”, como acabei de assistir.
O vídeo a seguir mostra uma faceta impressionante e pouco conhecida dos tubarões: Quanto seu focinho é acariciado eles ficam imóveis como estátuas, parecendo gatinhos domésticos.
O vídeo da Protect The Sharks Foundation afirma que os tubarões são os animais mais incompreendidos do mundo e não simples devoradores de homens.
É claro que ser pró-tubarão não faz o mergulhador abrir mão da vantagem estratégica de usar malha metálica para mergulhar com estes bichos de dentes afiados.

Vídeo: Dez minutos de tiros a um milhão de quadros por segundo


Eu não dou muita bola para armas, mas tem coisa melhor do que perder 10 minutos de trabalho assistindo a impactos de projéteis a um milhão de quadros por segundo, atingindo diferentes objetos e materiais?
» 16 Estonteantes cenas de um mundo invisível
Essa velocidade de filme exigem que a câmera funcione 41 mil vezes mais rápido do que o normal, portanto, para compensar, foram feitas na resolução limitada de 312×216 pixels. Para o equipamento disponível atualmente é muito difícil, senão impossível, conseguir imagens tão lentas em alta resolução, pois o equipamento eletrônico não possui habilidade suficiente para gravar imagens grandes com a velocidade necessária. Apesar de serem monocromáticas os detalhes são impressionantes.
» Primeira cena de Surf em slow motion em alta resolução
Não deixe de ver a coisa toda, mas caso queira um trecho especial vá lá pelo 7:30 para ver um projétil de ponta oca acertando concreto. Balas de ponta oca acumulam ar comprimido durante o trajeto a altíssima velocidade. O ar é imediatamente descomprimido no momento do impacto, causando grande estrago. 

[Gizmodo]


Vídeo incrível: veja Felipe Massa e Fernando Alonso “pilotando” a montanha-russa mais rápida do mundo


Você sabia que a montanha-russa mais rápida do mundo também é uma Ferrari? Ela fica no “Ferrari World” um parque de diversões da escuderia, localizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Seu nome é Formula Rossa que, em italiano, significa “Fórmula Vermelha” e ela chega a incríveis 240 km/h. Ela foi inaugurada esse mês e quebrou o recorde de montanha russa de ferro mais veloz do mundo. A antiga recordista era a King Da, do parque Six Flags, nos Estados Unidos, que chega a 206 km/h.
Seu sistema é inovador – ela chega à velocidade máxima em apenas 4, 9 segundos, graças a um sistema de lançamento hidráulico, que é similar ao usado em aeronaves. O comprimento da belezinha é de dois quilômetros e ela fica em 5º lugar na categoria “montanha-russa mais longa”.
E quem teve que testar a Formula Rossa? Os pilotos da Ferrari, Felipe Massa e Fernando Alonso. Você pode ver que, para “pilotar” a Formula Rossa, eles precisam usar óculos, devido a alta velocidade e às tempestades de areia, comuns em Abu Dhabi. Confira o vídeo:



A mais incrível foto já tirada agora em 3D [Video]


Para você que não é fera no inglês seguem os detalhes mais importantes da narrativa acima para entender porque dizem que esta é a foto mais importante já tirada.
Em 1996 o Telescópio Espacial Hubble foi direcionado para um ponto no céu aparentemente vazio, do tamanho de um grão de areia se você segurasse um grão com o braço esticado em direção ao céu.
Incrivemente eles conseguiram detectar fótons, partículas de luz, que estavam viajando através do universo pelos últimos 13 bilhões de anos. Foram descobertas 3 mil galáxias no detector do Hubble, nesta simples foto. Esta foi a foto mais profunda de toda a humanidade. Cada um dos pontos na foto abaixo contem centenas de bilhões de estrelas, assim como a nossa Via Láctea.
Em 2004 os astrônomos fizeram isto novamente, apontando o telescópio para a constelação de Órion. Mais de 10 mil galáxias apareceram desta vez na foto que ficou conhecida como o “ultra deep field”, ou campo ultra-profundo, em tradução livre. Esta imagem representa o mais distante que já conseguimos enxergar no nosso universo.
Estes fótons foram emitidos no inicio do universo para encerrarem sua jornada no obturador da câmera do Hubble depois de 13 bilhões de anos. Mas estas galáxias estão se afastando de nós, em alguns casos mais rápido que a velocidade da luz. Quanto mais distante está uma galáxia mais a sua luz muda para o vermelho e mais rápido ela parece se mover. Esta é uma maneira de medir a velocidade e distância das demais galáxias com relação à nossa.
Usando as medidas das mudanças para o vermelho de todas as galáxias na imagem os cientistas criaram um modelo tridimendional do campo ultra-profundo do Hubble. E é assim que esta parte do universo se parece (aos 3 minutos do vídeo acima) quando são aplicadas as distâncias das galáxias na fotografia mais importante já feita.
Há mais de 100 bilhões de galáxias no universo. Simplesmente falar este número não significa muito para nós, pois dá nenhum contexto. Nossos cérebros não conseguem colocá-lo em uma perspectiva que tenha qualquer significado. Mas quando olhamos no vídeo acima e pensamos no contexto de como foi feita e realmente entendemos o que ela significa, nós instantâneamente entendemos esta perspectiva e somos modificados permanentemente por ela.
Apontamos o telescópio mais poderoso já construído para um minúsculo ponto vazio apenas por curiosidade e descobrimos que ocupamos um espaço minúsculo no espaço
hubble ultra deep field