Blog

Blog

18 de jun. de 2012

Vídeos incríveis


Tocando em copos


Mas acho que este sujeito é melhor:

Ou este…

Agora pega seu copo de requeijão aí e tenta fazer!
*Eu sei que só funciona com cristal
Pode parecer uma pequena curiosidade bizarra, mas acredite em mim quando digo que antigamente este sistema era chamado de harpa de cristais e era considerado um instrumento musical legítimo de tal modo que Mozart, Beethoven e outros compositores escreveram músicas para esse instrumento.
Existe também uma versão deste instrumento curioso que é horizontal:


Veja como é feito este incrível instrumento. Uma verdadeira obra de arte. (não deixe de ver a parte da estroboscópica!)


Um incrível video em stop motion


O Igor deu a dica e eu fui conferir. O vídeo é muito bizarro, absurdamente bem feito. Vale dar uma olhada. Da série “Aditivos para seu pesadelo”.

Theremin: Um dos instrumentos mais legais do mundo


O teremin foi inventado por um cara chamado Lev Sergeivitch Termen, que nasceu na Russia e trabalhava para a KGB nos anos 10. Lev passou sua vida fazendo equipamentos eletrônicos de espionagem para os russos até que um belo dia, após se decepcionar com a guerra, abandonou a espionagem e resolveu se dedicar integralmente à sua paixão, o violoncelo e a musica.
No meio da década de 20 ele fugiu para os Estados Unidos onde adotou o nome de Leon Theremin. E foi graças a este nome que o instrumento inventado por ele se popularizou. Leon estava ainda na Rússia, o ano era 1919 e ele chamou de Thereminvox, provavelmente um dos primeiros -senão o primeiro – instrumento musical eletrônico do mundo.
30774308784c055cd51eosc1 Theremin: Um dos instrumentos mais legais do mundo
Um dia, ele estava mexendo num radio e percebeu que seu corpo afetava a recepção do mesmo ao aproximar a mão da antena. Com este conceito ele aprimorou a recepção e construiu uma caixa cheia de válvulas como a dos rádios daquela época e adaptou nela duas antenas. Uma antena ficava do lado esquerdo na horizontal e outra no lado direito na vertical.
Através da proximidade com a antena no lado direito da caixa, o musico poderia alterar a freqüência
(que pode ser como as notas musicais) apenas aproximando ou afastando a mão dessa antena.

3077431828504401c44covf5 Theremin: Um dos instrumentos mais legais do mundo
E com a antena no lado direito, quanto mais próximo o musico move a mão, mais silencioso o efeito sobre o som. Quanto mais afastar a mão, mais alto o som.
O resultado pratico disso é que o instrumento faz um tipo de som de interferência, que parece um gemido, mas nas mãos de quem sabe brincar com a interferência de rádio, a coisa é incrível.
O instrumento é pouco conhecido, mas seu som faz parte de tudo que é filme de ficção científica. geralmente é aquele barulho (você vai lembrar) que acontece quando surge um disco voador na tela.Sabe como?
O som de disco voador de filme é aquele tipo de “uuuuuuuuUUUUuuUUUUuuuuUUUUUu…” Que é feito facilmente com este instrumento musical.
theremincp3 Theremin: Um dos instrumentos mais legais do mundo
Os theremins modernos não são mais caixonas enormes. Eles evoluíram em termos de design e reduziram seu tamanho mas sua maior característica que é o som peculiar permaneceu.
Veja aqui o que é um theremin bem executado. Parece que Villa Lobos escreveu Bachianas Brasileiras numero 5 pensando neste instrumento do outro mundo.


Aqui outro belo exemplo do que é capaz o instrumento:
Outra bem legal:


Videos da Maísa e Mallu Magalhães



Puts, isso me dá a sensação de ser um alien, porque logo depois que eu descobri que essa menina existia, comentei com amigos e todo mundo já sabia. Me intrigou o absurdo volume de vídeos da Maísa no You Tube. Eu fico pensando sobre todo o sucesso da Maísa, esta espécie de Shirley Temple tupiniquim. As crianças prodígio são sucessos quase sempre imediatos mas poucas delas conseguem se estabilizar no sucesso depois da adolescência. Lembra da Simony? Conhecendo isso, é possível que os agentes de Maísa estejam brigando firme para que a menina abocanhe o máximo de dinheiro possível enquanto ela é pequenininha, engraçadinha e tudo mais. Daí que podemos concluir que se o sucesso dos prodígios mirins se esvai na proporção direta em que eles perdem a inocência, será ela o motor mágico que gera o seu sucesso?
Esse lance da Maísa é igual ao da Mallu Magalhães o tal “fenômeno” da internet que eu só fiquei sabendo quem era na sexta-feira.
A tal de Mallu Magalhães, que incomoda as pessoas por namorar o Marcelo Camelo, aquele com cara de druida Panoramix que era do conjunto Los Hermanos.
camelotk4 Videos da Maísa e Mallu Magalhães
Ocorre que Mallu fez uns videos dela mesma cantando e explodiu na rede.

Daí, como era de se esperar, passou a dar entrevistas. As pessoas começaram a se incomodar, pois Mallu parecia meio retardada, meio infantil nas entrevistas. Mas quanto mais infantil, mais sucesso.

Eu não sei explicar como consegui passar incólume aos dois fenômenos femininos até aqui.
O que Maísa e Mallu Magalhães tem em comum para virarem “fenômenos”, tanto na música, quanto na Tv e principalmente, na internet? Talento? Apadrinhamento? Nicho de mercado?
Não sei. Eu conheço pouco o trabalho das duas meninas e não acho que seria justo atribuir qualquer qualidade ou defeito a elas conhecendo tão pouco. Mas eu posso apenas teorizar, baseado no que vi nos videos acima. Pode ser que o grande interesse nessas meninas esteja associado a uma idéia de inconformidade intelectual para com a idade. Mallu é uma menina de 16 anos que em entrevistas parece ter a idade da Maísa. Maísa é uma menina de -sei lá, vou chutar uns cinco aninhos- que parece e se comporta como se fosse mais velha. De alguma forma isso deve atrair o publico, já que no fundo, no fundo, as pessoas ainda são as mesmas que pagavam para ver os famigedaos circos de aberrações no século XIX.
Maísa é engraçadinha, Mallu Também. Ambas compartilham uma certa inocência para o telespectador, que em tempos de mulher melancia, mulher melão, mulher cartão de crédito (isso me falaram e eu não sei se é verdade. Trata-se de uma loura funkeira gostosa onde o MC passa o cartão magnético na bunda dela) tornam-se uma tábua de salvação. As pessoas provavelmente tem um equilíbrio interno que as conduzem a contrabalançar o excesso de sexualismo, o excesso de bundas e sacanagens televisivas, o excesso de apelação com um contraponto. Se este pensamento estiver certo, o Raul Gil é um visionário. Raul Gil é famoso no mundo da TV por justamente ser visionário. O cara está na Tv desde que a Tv era um circo, então se ele explora o filão de crianças inocentes na Tv, deve saber o que está fazendo.
Eu suponho que o gênio maquiavélico Sílvio Santos compartilhe comigo esta opinião sobre o visionário Raul Gil e não se fez de rogado, descobriu que crianças inocentes dão ibope e arrumou comprou o passe de uma figurinha verborrágica chamada Maísa, a atriz mirim, que estava sendo devidamente explorada pelo REaul Gil com grande sucesso.  Sílvio pagou uma bela grana ao Raul e comprou o passe da menina. Não sei se podemos dizer que Raul Gil vendeu a “galinha dos ovos de ouro” ou não, mas o fato é que no SBT o sucesso da menina foi amplificado varias vezes e  Maísa tornou-se um fenômeno de imediato. Muitos programas de tv começaram a buscar entrevistas com a menina para subir a audiência. Esperto, a velha raposa do SBT obrigou a jovem via contrato a uma exclusividade que só turbinou sua fama. E assim Maísa negou entrevistas ao Pânico na TV, ao CQC, e -suponho – ao Jô. Recentemente Maísa aceitou ser a estrela de um comercial de Tv. Trata-se da  campanha da Assolan, da Hypermarcas que irá ao ar em janeiro.  Pelo que me consta, o cachê pela participação da Maísa ainda não foi divulgado, e possívelmente nem será, mas fontes afirmam que foi milionário, como era de se esperar de celebridades do porte de Maísa.
maisaassolanrj8 Videos da Maísa e Mallu Magalhães
Isso me leva a pensar que de um certo modo, Sílvio Santos-a raposa, sabia que a Hypermarcas iria patrocinar o Big Brother Brasil 9 no início do ano e com isso, tirou proveito da Maísa, sua pupila para fazer com que a toda poderosa Vênus Platinada fosse obrigada a divulgar a arma secreta de Sílvio Santos para poder ter a Assolan como patrocinadora.
O mais provável é que na hora que sacarem que Maísa é a estrela das campanhas da Assolan para 2009, os caras da Globo irão cancelar o patrocínio da lã de aço.  Se bem que pelo dinheiro, quem sabe, né?


Aurora Boreal vista do espaço

Veja o espetáculo aqui da Terra:


Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.
A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.
Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos.
As auroras boreais são relativamente bem conhecidas, sendo filmadas e fotografadas há décadas, mas uma aurora vista do espaço é algo igualmente interessante e pouco visto:



Legal, né?

Ninjas das canetas

(musica boa! -Não consigo ouvir isso sem correr e pegar minha espada e girar sobre a cabeça.)
Aqui está por indicação do Marcelo um outro desses videos com os japas dando aquela humilhada básica no pen spinning.

Tá aí uma habilidade adicional que pega bem para um desenhista… Tenta fazer aí pra ver se é fácil.

Dica: A caneta tem que ser balanceada com o eixo no ponto central. Senão é BEM mais difícil. (proteja os olhos!)

 A maior chuva que eu já vi


Puts, meu. isso que é tempestade. Aconteceu na Austrália. É inacreditável o volume de água que chove neste vídeo. Só vendo para crer.

Eu ficaria com muito medo de estar numa casa num tempo desses.