Blog

Blog

17 de jul. de 2012

Google mostra a Antártida em todo o seu esplendor


Google mostra a Antártida em todo o seu esplendor

 

Não é novo que o Google tenha chegado à Antártida. Isso já tinha acontecido em 2010 através do Street View. A novidade agora é que a empresa norte-americana adicionou novas imagens panorâmicas de locais históricos da Antártida. As imagens serão incluídas na colecção especial no site World Wonders, no qual será possível conhecer a história da Exploração do Pólo Sul.

Num post colocado no blogue oficial do Google por Alex Starns, technical program managerdo Street View, pode ler-se que “com a ajuda do Centro de Informação Geoespacial da Antártida na Universidade do Minnesota e do New Zealand Antarctic Heritage Trust” foram alargadas agora as imagens de 360 graus da Antártida, “disponibilizando a utilizadores de todo o mundo imagens de locais relevantes como o Telescópio do Pólo Sul, Cabana Shackleton, Cabana Scott e as rochas do Cabo Royds com pinguins de Adélia”.

“Com esta tecnologia, é possível entrar em locais como a cabana de Shackleton e outras pequenas construções em madeira que serviam de bases e a partir das quais os exploradores lançavam as suas expedições (...). Agora, qualquer utilizador poderá explorar estas cabanas e conhecer como estes homens viviam durante vários meses”, acrescenta Alex Starns no seu post.

“O objectivo destes esforços é disponibilizar a investigadores, viajantes e entusiastas de todo o mundo imagens precisas e de alta resolução destes locais históricos (...) Geólogos podem registar e olhar as camadas sedimentares dos vales secos da Antártida a partir do conforto das suas casas ou secretárias”, avança ainda o mesmo post.

O Google captou estas imagens através de uma câmara leve e equipada com lentes olho de peixe. “Trabalhámos com esta tecnologia devido à sua portabilidade, fiabilidade e à facilidade de utilização”, revela a empresa americana.

fonte: Público