Blog

Blog

10 de jul. de 2012

Transplante - A tecnologia do setor cresce!


Como o rosto humano é formado 


O período entre o segundo e o terceiro mês de gestação é muito movimentado. Ao final da 8ª semana após a fecundação, o embrião humano atinge determinado patamar de evolução e passa a se chamar feto. Um dos marcos desta transição é a formação do rosto.
Já se sabia há um bom tempo como um rosto humano se forma durante a gravidez, mas a trajetória desse processo nunca havia sido observada com tanta precisão quanto você pode ver agora neste vídeo, divulgado pela rede britânica BBC.
Estas animações tridimensionais, baseadas em minuciosas ecografias do primeiro semestre de gestação, mostram o passo a passo da definição do formato e dos componentes de nossa face.

Tudo parte da “zona do bigode”

Os cientistas já preconizavam que haveria alguma área no rosto, durante o desenvolvimento embrionário, para servir de ponto de partida das cavidades faciais em formação. E o vídeo mostra claramente qual é esta área: fica situada entre o lábio superior e o nariz.
Observe as imagens. Em um primeiro momento, o rosto parece uma massa disforme com algumas elevações sem simetria. Aos poucos, a massa disforme se aglutina em três “grupos” mais bem definidos. O “grupo” inferior vai se tornar a boca, o do meio o nariz e o superior dará origem aos olhos e as orelhas.
Os três grupos se reúnem em torno de um ponto central, que virá a ser a área onde futuramente alguns homens resolvem deixar crescer cabelos e a chamam de bigode. Depois de reunidos neste local do rosto embrionário, cada um dos grupos se expande e gradativamente vai tomando seu formato correto.
Ao final do terceiro mês de gestação, a carinha do feto já é praticamente a mesma do bebê que vai nascer. O resultado desta dança embrionária pode ser visto em qualquer sessão de recém-nascidos da maternidade. Ou em pouco mais de trinta segundos desta fantástica animação em 3D. 


[Daily mail/Rotina Digital]



O maior transplante de rosto já feito



A família de um único doador de órgãos, anônimo, salvou a vida de seis pessoas, cada uma tendo recebido um transplante providencial do mesmo corpo. Uma destas operações, no entanto, foi especial: nos dias 19 e 20 de março, médicos da Universidade de Maryland (EUA) reconstituíram de forma incrível o rosto de um homem. Foi o primeiro transplante facial completo, em que nada do antigo rosto permaneceu após a cirurgia.
Em 1997, um homem chamado Richard Lee Norris teve um acidente com arma de fogo e precisou passar por uma série de cirurgias apenas para se manter vivo. Seu rosto, contudo, não pôde voltar ao normal: ele perdeu os lábios, o nariz foi deformado, os movimentos da boca ficaram limitados. Em 2005, os médicos de Maryland o apresentaram a possibilidade de reconstituição facial.
A complexidade desta série de cirurgias, que durou 72 horas (36 delas dedicadas somente à face) foi inédita. Foram utilizados procedimentos modernos para substituir o delicado conjunto de músculos e nervos que determinam as expressões faciais, os movimentos e os sentidos. Isso sem falar na implantação da língua, dos dentes, da mandíbula, e até um tecido especial para a reconstituição da pele do pescoço.
Grande parte do mérito da operação está na descoberta de novas técnicas para evitar problemas como a demora do corpo em reconhecer os novos componentes do rosto e as possíveis más respostas do sistema imunológico quanto aos órgãos transplantados.
Mais importante do que a conquista em si, o que os médicos apontam como legado desta operação é o aprendizado. A partir do sucesso deste transplante facial total, os pesquisadores esperam impulsionar a pesquisa e a busca de conhecimento na área.


[Science Daily]




O resultado do transplante facial completo


Vocês lembram que noticiamos o primeiro transplante facial completo? Nessa última semana, foram liberadas imagens do resultado. Confira acima a foto do paciente, Oscar.
Essa imagem é de uma conferência de imprensa, na qual Oscar fez sua primeira aparição em quatro meses, desde quando a cirurgia foi realizada. A operação levou 24 horas e 30 médicos participaram do processo e, agora, o resultado é considerado um sucesso.
Sim, um sucesso. O Oscar pode até não participar de concursos de beleza, mas antes da operação ele não conseguia respirar e se alimentar sem tubos e máquinas, muito menos se comunicar através da fala. Agora, com seu novo maxilar, lábios, dentes, nariz e pele, ele já consegue falar (com dificuldade, ele ainda está fazendo terapia para recuperar os movimentos da fala) e se alimentar com líquidos e com alimentos macios sem ajuda.
Segundo os médicos responsáveis pelo feito, uma das preocupações é que o paciente que recebe o rosto fosse se parecer com o doador e que, de repente, a família de uma pessoa falecida se deparasse com a cópia de seu ente querido andando nas ruas. Mas, de acordo com eles, Oscar não ficou parecido com seu doador e eles duvidam que, em outros transplantes, isso seria possível.
Se você não lembra, Oscar precisou de um transplante facial completo após ter sido alvejado em um tiroteio e o procedimento foi considerado apenas após nove cirurgias corretivas que não tiveram sucesso. 

[Gizmodo]