Blog

Blog

9 de jul. de 2012

Um viajem incrível ao espaço!...


Um passeio pelas luas de Saturno

Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Réia, Titã, Hiperion, Jápeto... Este vídeo nos leva por um passeio por Saturno para mostrar seus mais de sessenta satélites e comentar alguns dos dados mais curiosos. A sucessão de imagens, feitas pela sonda Cassini, mostra as duas faces de Jápeto, as castigadas superfícies de Mimas e Réia e o brilho deslumbrante de Encélado ou os sulcos deixados pelo pequeno Pã ao passar pelos anéis.

Enviam uma câmera e um iPhone à estratosfera em um balão meteorológico


A família Geissbuhler propôs-se realizar um projeto familiar do tipo DIY. Mas não um qualquer, senão um bastante rebuscado: enviar um balão meteorológico com uma câmera HD até onde alcançasse. Pelo geral, os balões deste tipo não podem ir para além da estratosfera, isto é, a segunda camada da atmosfera que se estende uns 50 km por sobre a superfície terrestre. Ali a temperatura pode descer a 60 graus abaixo de zero e os ventos podem atingir os 250 km/h.

Mas ademais queriam que sua câmera regressasse à superfície. Para isso precisavam criar um paraquedas que se ativasse quando o balão não suportasse mais as condições atmosféricas e explodisse. Ainda que também precisavam de um GPS, já que o balão não ia cair no mesmo lugar onde subiu; para isso, acondicionaram um iPhone em um compartimento adequado para resistir ao ambiente da estratosfera. Como terminou isto? Vejam vocês mesmos:

Vídeo com espetaculares fotografias do telescópio espacial Hubble


Posto em órbita em 24 de abril de 1990 na missão STS-31 e como um projeto conjunto da NASA e da ESA, o telescópio espacial Hubble só nos proporcionou as maiores alegrias desde então. Orbitando no exterior da atmosfera, em órbita circular ao redor da Terra a 593 km sobre o nível do mar, conseguiu nos propiciar, entre outras coisas, umas 500 mil fotografias, que ocupam 1.420 discos ópticos de 6,66 GB -8,34 terabytes-.

O Hubble observou e fotografou aproximadamente um milhão de objetos. Em comparação, o olho humano só pode ver 6.000 estrelas a olho nu. No seguinte vídeo é possível contemplar um compilatório das mais belas do ano 2010. Imperdível.