Blog

Blog

8 de ago. de 2012

Arco-íris de fogo!...


Arco-íris de fogo: veja como este estranho fenômeno ocorre


A bela foto acima mostra um arco-íris de fogo, fenômeno conhecido cientificamente como nuvem iridescente, capturado sobre o sul da Flórida, nos Estados Unidos.
Esse fenômeno é muito raro. As nuvens se formam a partir de gotículas de água pequenas de tamanho quase uniforme, iluminadas de uma maneira especial, oblíqua, que difrata a luz em cores diferentes em diferentes ângulos.
A difração é um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza (ou seja, os seus valores são aproximados) que o seu comprimento de onda.
As nuvens difratam, ou encurvam, a luz de uma maneira semelhante, o que a separa em diferentes comprimentos de onda, ou cores.

     HALO - interessante fenomeno no sol

     Imagem aparece no meio de 'arco-íris' em montanha na Crimeia • 27/01/2011



Iguais a outros objetos iridescentes, como penas de pavão, as cores que você enxerga podem mudar dependendo da sua posição em relação ao sol e ao objeto.
Nuvens iridescentes geralmente ocorrem em nuvens recém-formadas, o que parece ser o caso dessas, causadas por uma tempestade de rápido crescimento que empurrou o ar na atmosfera superior através de uma camada de umidade. Isso criou um nevoeiro que parece uma cúpula brilhante no topo da tempestade.
Espera aí; estamos falando “nuvens” toda hora. Então isso não é um arco-íris? Não. E porque “de fogo”? O fenômeno tem alguma coisa a ver com fogo? Também não.
O apelido vem apenas do fato do fenômeno produzir um padrão oscilante de cores que vai do azul ao verde ao vermelho ao púrpura e novamente ao azul, como as cores de um arco-íris.
O que é diferente é a forma como a luz é dispersa para produzir essas cores, pois nos arco-íris elas são formadas pela refração e reflexão, enquanto no arco-íris de fogo ocorre a já mencionada difração, que envolve ondas de luz sendo espalhadas em um padrão em forma de anel.
Aliás, esse padrão é levemente parecido com outro fenômeno, os arcos circum-horizontais, que formam faixas de cores paralelas ao horizonte. Também chamado de “arco-íris de fogo”, o arco circum-horizontal não deve ser confundido com a nuvem iridescente. Ele é na verdade um halo similar em aparência a um arco-íris, horizontal, causado pela refração através de cristais de gelo ou água líquida, como na imagem abaixo.

[OurAmazingPlanetIGCeticismoAberto]