Blog

Blog

17 de ago. de 2012

Caras de pau!... É mole ou quer mais?


 Religiosos se rotulam de “cientistas” para tentar validar a religião

Minha ausência tem sido devido às férias que eu conseguir e para me dedicar a uma atualização nos meus conhecimentos. Tenho aproveitado para ler um pouco e ver alguns documentários. Aliás, em alguns documentários fica bem clara a evolução da ciência. O que muitos cientistas julgavam ser enigmas impossíveis de serem decifrados há alguns séculos, hoje são aprendidos no ensino fundamental e qualquer pessoa minimamente letrada conhece.
Fica claro, ainda, que a ciência e religião ainda são água e óleo. Particularmente, não vejo porque tantas pessoas anseiam para que haja uma “harmonia”, uma “parceria” entre estas duas entidades. Parece que os teístas estão ávidos para que a ciência comece a validar as crenças religiosas. Prefiro que ciência e religião continuem andando separadas. A religião dá espaço para qualquer explicação. Já a ciência fica desvendando uma mesma pergunta ao longo de séculos até que a resposta mais precisa seja descoberta.
Mas quão surpreso fiquei quando descobri que um tal de Adauto Lourenço, físico que já até trabalhou na NASA, dava palestras com provas científicas que o mundo não era assim tão antigo? Que o criacionismo era mais viável que o evolucionismo? Bom, o conhecimento de hoje me permite duvidar de qualquer físico que defenda que o universo tem alguns poucos milhares de anos. Então, não foi surpresa descobrir que o tal físico é um farsante. Diz que se formou numa faculdade que tem mais cara de igreja do que de instituto de ensino onde se prega abertamente a defesa do criacionismo, da bíblia, do cristianismo. Sabemos que não se extrai ciência de bíblia.
Fiquei sabendo que, numa patética tentativa de legitimar o conhecimento “científico” de Adauto, organizaram uma palestra no auditório do Instituto de Física de São Carlos para que ele pudesse transmitir seu inestimável pseudo-científico conhecimento. Achei estranho deixarem realizar uma palestra proselitista num ambiente científico. Mas eis que descubro que o diretor do instituto, Dr. Glaucius Oliva, emitiu um comunicado sobre a palestra:
“A DIRETORIA DO IFSC COMUNICA que a palestra “O Universo – Teoria sobre a Origem - Criacionismo Científico“ a ser proferida por Adauto Lourenço, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em 16/10/2008, não foi organizada pelo IFSC e não tem o apoio dessa Unidade ou da sua Diretoria, que veementemente repudia idéias obscurantistas ou anti-científicas, como a teoria criacionista ou afins, especialmente quando discutidas no ambiente nominado a emérito professor do IFSC que tanto tem se dedicado a erradicar essas idéias.”
Eu vejo com certa pena a tentativa dos religiosos de usurparem a credibilidade da ciência para validar seus próprios dogmas. Felizmente, a comunidade científica não pretende ser tolerante e debocha abertamente deste tipo de manobra. Lembramos que a Universidade Mackenzie promove palestras sobre Criacionismo, um evento sem brilho e nem crédito no meio acadêmico. Tudo isso soa uma desesperada tentativa de validar a fé. A fé religiosa é um conjunto de histórias e tradições criadas por homens que não reflete a realidade do mundo. Por isso, embora os cientistas possam contestar inúmeras alegações dos religiosos, o inverso não ocorre, porque é fácil para os cientistas provarem aquilo que dizem com coisas que podemos ver, tocar, sentir e/ou experimentar quantas vezes quisermos.
Pedimos aos bispos, padres, pastores e “cientistas” da religião que não tentem deturpar a ciência em seu favor. E mesmo quando a ciência não tiver resposta para algo que hoje é tão enigmático, vamos lembrar que há poucos séculos atrás ninguém fazia idéia que o que transmite doenças são pequenos microorganismos com vida própria. Ou seja, mistérios de hoje serão matérias de ensino básico de amanhã. Resolver uma dúvida com um dogma religioso apenas coloca tudo isso na escuridão, assim sendo, não explica nada, apenas mistifica ainda mais.

Cidinha Campos fala da corrupção na ALERJ


Cidinha Campos é deputada estadual do Rio de Janeiro. Em um discurso inflamado, ela acusa e expõe os podres da ALERJ. O vídeo é longo, mas vale a pena vê-lo até o fim. No Youtube, há uma série de vídeos onde ela explica as acusaões na tribuna, discute com deputados, etc. É muita coragem dela em mexer com mafiosos de verdade.
Sucesso para uma defensora de um Brasil melhor!