Blog

Blog

17 de ago. de 2012

Céticos brasileiros tentarão cometer suicídio homeopático



Se você não sabe o que é homeopatia, veja o vídeo acima de James Randi explicando-o. Resumidamente, posso lhe adiantar que a homeopatia consiste em pegar uma substância que causa um sintoma (como cafeína, que causa insônia), diluí-la até não restar sequer UMA molécula original da substância e apresenta-lo como remédio para o problema causado pela substância (no caso do café, um homeopático dele serviria para ajudar a dormir). Pois bem.
400 céticos britânicos tentam cometer suicídio homeopático
Precisamente às 10:23 da manhã do dia 30 de janeiro de 2012, mais de 400 céticos britânicos ingeriram quantidades maciças de remédios homeopáticos buscando uma “overdose” que, se a homeopatia funcionasse, deveria ter causado sérias consequências. Felizmente, como se queria demonstrar, todos saíram ilesos deste protesto público contra a venda de “remédios” homeopáticos que não possuem qualquer efeito comprovado além do placebo. Uma overdose de pílulas de açúcar não tem efeito maior do que uma bala. De doce, claro.
Em resposta ao protesto cético contra a venda de produtos inócuos a consumidores incautos, mesmo o Conselho de Homeopatas da Nova Zelândia já foi forçado a reconhecer que seus produtos não contêm “substâncias materiais”. A porta-voz do conselho, Mary Glaisyer, admitiu publicamente que “não resta nenhuma molécula da substância original”. É reconhecidamente apenas água ou açúcar. Paul Bennett (dono de uma rede de farmácia que vende homeopáticos na Inglaterra) reconheceu que os produtos são vendidos porque são populares e não porque sejam efetivos no tratamento de qualquer doença.
Hoje, quase um ano após esta tentativa de suicídio coletivo com overdose homeopática, céticos em todo mundo se organizarão para às 10:23 do dia 05/02 ingerir doses “letais” de homeopáticos. É uma tentativa de sensibilizar a população e, quem sabe, as autoridades de que não é ético nem prudente recomendar balas de açúcar para pessoas com enfermidades sérias.
No Brasil, o site “1023” mantido pelo cético Kentaro Mori, o Bule Voador e outros grupos céticos, estão organizando células que irão participar do evento. O desafio culminará no dia 6 de fevereiro na conferência QED em Manchester, Reino Unido, onde 300 ativistas participarão da maior demonstração simultânea contra a homeopatia da história.