Blog

Blog

5 de ago. de 2012

Evangélicos Tentam Invadir Terreiro em Olinda





Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizam protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife. As cenas de intolerância religiosa circularam ontem nas redes sociais e provocaram a revolta de milhares de internautas.


As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. “Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico mas era também um ex-matador”, relembrou.


O fato ocorreu uma semana depois que pessoas invadiram terreiros em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, após o assassinato de uma criança, segundo a polícia, a mando de um pai de santo. Pesquisadores dizem que essas religiões não realizam sacrifício de humanos.





Com a repercussão nas redes sociais – o vídeo teve mais de 1,5 mil compartilhamentos no Facebook e cerca de 400 visualizações no YouTube em menos de 12 horas – representantes de dezenas de terreiros se reuniram, ontem à tarde, no Palácio de Iemanjá, no Alto da Sé, em Olinda.



TAMBÉM NO RIO DE  JANEIRO




Lamentável ver isso, e os crentes reclamam do movimento gay ficar no pé deles. por causa disso, vocês não são conhecem ao seu próprio DEUS. NÃO conhecem as escrituras, as quais julgam ler todos os dias. isso não é atitude de quem tem DEUS em si. Desaprovo.


DESFECHO DO CASO

PE: Multidão tenta linchar suspeitos de magia negra

RECIFE - Um suposto caso de magia negra terminou com uma delegacia apedrejada e veículos e carros incendiados, nesta quinta-feira, em Brejo da Madre Deus, na região agreste de Pernambuco. Mais de mil pessoas tentaram invadir a delegacia da localidade, para linchar acusados de terem matado um menino em um suposto ritual de magia negra.

A população apedrejou a delegacia, incendiou um veículo e destruiu residências de quatro acusados. A Secretaria de Defesa Social enviou reforço policial ao município, localizado a 204 quilômetros de Recife. O menino Flânio da Silva Macedo estava desaparecido desde o início do mês e seu corpo foi localizado na quarta-feira, em uma área rural do município. Ele estava decapitado, e com os quatro membros amarrados. No local, foram encontrados utensílios utilizados em rituais de magia negra. O menino teria sido sequestrado por um casal, que recebera R$400 para entregá-lo a dois pais de santos.


O casal começou a levantar suspeitas na população e temendo o linchamento, os dois foram à delegacia, onde confessaram o crime e pediram proteção policial. Na noite de quarta, a delegacia foi invadida. A população queria linchar e matar os dois. A polícia transferiu os dois presos para outro local não revelado. Ontem a população voltou a agir, invadiu as casas dos quatro suspeitos - os que sequestraram e os que mataram - e ateou fogo. O incêndio foi debelado pelo Corpo de Bombeiros, mas após o final do serviço, os populares colocaram os pertences dos acusados na rua e atearam fogo.

Dois helicópteros da SDs seguiram para Brejo. E houve reforço com equipes de quatro destacamentos da Polícia Militar. Os suspeitos são: Edanldo Justo dos Santos, Pai Nau, 33;Edilson da Costa, pai Deni, 31; Genival Rafael da Costa,Pai Véio, 63;e ainda Mara Edileuza da Silva, 51. A polícia ainda não confirmou novas detenções que teriam sido feitas na região.

O GLOBO