Blog

Blog

27 de ago. de 2012

Lapso de tempo!...



Clipe com música clássica e belas imagens mesmerizando os espectadores.


E um bonus track de Lindsey Stirling - Crystalize.


[Via BBA]

Vídeo de lapso de tempo vistos do espaço


O astronauta Don Pettit fez 85 vídeos de lapso de tempo a bordo do ônibus espacial Endevour capturando imagens da Terra vista do espaço.

Como a câmera captura uma imagem a cada 15 segundos, esse vídeo de 38 segundos representa na verdade 9 minutos de ação.

Há uma fenomenologia que acontece em uma escala de tempo que você não pode ver em tempo real. Ocorreu-me que fazer filmes de lapso de tempo na estação espacial traria coisas que você normalmente não observa.
Don Pettit. Astronauta da NASA


Pettit diz que este vídeo, abrangendo um por do sol, um nascer da lua e as luzes do norte, é um de seus favoritos. A despeito dos outros vídeos feitos.

Você sente como se estivesse em uma fronteira. Eu gosto de definir uma fronteira como um lugar onde sua intuição não se aplica. É um lugar onde as respostas não estão na parte de trás do livro. Como resultado, a fronteira é um lugar que é rico em descoberta.
Don Pettit. Astronauta da NASA

A estação espacial e sua tripulação orbita a Terra fazendo uma volta completa a cada 90 minutos. Assim, eles vêem 16 amanheceres e entardeceres todos os dias. Deve ser uma rotina de muitas luzes e cores na paisagem observável.

Fonte: Wired

Videoclipe musical encena pinturas famosas

Que tal uma balada jovem que traz um em seu clipe representações bem-humoradas da história da arte? Imperdível.




70 Million é uma música despretenciosa do grupo franco-americano Hold Your Horse! Mas esse clipe bem feito mostra que criatividade (e um pouco de transpiração) pode transformar qualquer obra-prima em algo divertido.


O Nascimento de Vênus é uma pintura de Sandro Botticelli.
A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana. É provável que a obra tenha sido feita por volta de 1483, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco, que a teria pedido para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello. A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.



A Última Ceia é uma pintura de Leonardo da Vinci para seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia. Ao contrário de muitas pinturas valiosas, nunca foi possuída por particulares simplesmente porque não pode ser removida do seu local de origem, já que esta pintada sobre a parede do refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie em Milão que o Duque mandou construir para, entre outras coisas, servir de lugar para sepultar seus familiares. O tema era uma tradição para refeitórios, todavia a interpretação de Leonardo deu um maior realismo e profundidade ao lugar.



A Lição de Anatomia do Dr. Tulp é uma pintura a óleo sobre tela de Rembrandt, pintada em 1632. É uma de suas obras mais famosas e revolucionárias.
A obra retrata uma aula de anatomia do doutor Nicolaes Tulp. O corpo que aparece no quadro é de um marginal que havia sido condenado à morte por assalto a mão armada no dia anterior à lição. Lições de anatomia realmente existiam e aconteciam em anfiteatros, dadas por doutores anatomistas.



O vocalista do grupo aparece travestido de "Moça com brinco de pérola". Quadro do holândes Johannes Vermeer pintado em cerca de 1666. Esse quadro deu origem ao nome do filme "Girl with a Pearl Earring" (2004) do diretor Peter Webber, que conta a vida do autor da pintura.



Em 1817, Théodore Géricault iniciou aquela que seria sua obra-prima, A Balsa da Medusa. Embora o tema do naufrágio seja coerente com o desespero romântico, o certo é que com este quadro Géricault fez-se eco da crítica ao regime, compadecendo-se dos sobreviventes e dos mortos no maior naufrágio ocorrido no século XIX. Sabe-se que sua obsessão chegou a levá-lo a falar com os sobreviventes nos hospitais e inclusive a fazer esboços de mortos no necrotério.



A pintura Marat Assassinado retrata Jean-Paul Marat, revolucionário francês, assassinado em casa em 13 de julho por Charlotte Corday. A tela é de autoria de Jacques-Louis David e foi pintada em 1793, em homenagem a Marat, que o pintor conhecia pessoalmente e que teria visto na véspera de sua morte tal como representou na obra.



A Criação de Adão é figurinha carimbada por aqui. Sendo usada com frequencia como pano de fundo para a identidade visual do site. Já até indicamos como vê-la no teto da Capela Sistina através de um passeio virtual em 3D.
Obra de Michelangelo Buonarroti por volta de 1511, e representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.



O belga René Magritte pinta, em 1964, "O Filho do Homem" como um autorretrato (bem que ele poderia para de comer maçã na hora de pintar, né?). Surrealismo era com ele mesmo.

Pelo menos ele esconde o rosto parcialmente. Bem, então você tem o rosto visível, a maçã, escondendo o visível mas camuflada, a face da pessoa. É algo que acontece constantemente. Tudo o que vemos esconde outra coisa, nós sempre queremos ver o que está escondido pelo que vemos. Existe um grande interesse no que está oculto e que o visível não nos mostra. Este interesse pode assumir a forma de um sentimento muito intenso, uma espécie de conflito, pode-se dizer, entre o visível que está escondido e visível que está presente.
Magritte

Videoclipe usa a matemática e animação stop-motion

Combinar arte, música e as relações da trigonometria analítica é raro de se ver. Portanto, pode ser uma boa oportunidade de estimular o lado direito e o esquerdo de seu cérebro.



Muito se diz sobre a lateralidade de nosso cérebro bicameral. Algumas funções são próprias do lado direito enquanto outras seriam executadas pelo hemisfério esquerdo.

Estudos que começaram nos anos 1920, sobre as metades cerebrais, culminaram com as pesquisas do Dr. Roger Sperry e sua equipe, que em 1981 foi brindado com o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. Hoje ficou esclarecido que a linguagem, o raciocínio lógico, determinados tipos de memória, o cálculo, a análise são próprios do hemisfério esquerdo. Ao passo que o direito não usa palavras, é intuitivo, usa a imaginação, o sentimento e a síntese. É afeito a atividades que deixam a mente "livre" como a música e o desenho.

Sendo o lado direito mais lógico e exato enquanto e o direito é mais artístico e sentimental seria um clipe musical que trata de relacionamentos (entre pontos) e da (ir)responsabilidade de triângulos amorosos, além de falar sobre geometria e relações do ciclo trigonométrico, uma ferramenta para convergir ambos os hemisférios cerebrais?

two dots
joined by a line
they reached
detached by a crime

how [mis/ir/dis/ir]-responsible
when the line is stretched
how [mis/ir/dis/ir]-responsible
when it becomes a triangle


Tradução (livre):

dois pontos
unidos por uma linha
eles chegaram
separados por um crime

Quão irresponsável
quando a linha está esticada
Quão irresponsável
quando se torna um triângulo



Trecho da letra de Two Dots by Lusine


Pelos comentários que ouvi a respeito desse videoclipe, alguns saudosos do momento que tiveram que aprender a matemática mas não a recepcionaram adequadamente à época, me faz pensar que uma animação como essa pode sim ajudar a abrir os canais de aprendizagem da mente. E deve ser visto principalmente no momento em que esse assunto é introduzido (como um complemento, visando despertar a curiosidade do discente).

Assim, colegas professores que querem incluir mais emoção ao ensino de conceitos abstratos, fica aí a dica. Para os demais espero que curtam as imagens e a bela música e a reflexão.

E em você? O que predomina? Você é artístico ou lógico? Ou ambos? Faça o teste (apenas para sua curiosidade. Caso queira realmente investigar procure um profissional da psicologia)


Fonte:
Desenhando com o Lado Direito do Cérebro – Betty Edwards
Comunicação Global – Lair Ribeiro
Lateralidade, percepção e cognição - Celeste Carneiro
O amor constrói. Mas não ensina a tabuada. - Gustavo Ioschpe (Veja)