Blog

Blog

4 de ago. de 2012

Todas as medalhas de ouro do Brasil em Olimpíadas



A medalha de ouro, até agora, tem sido algo bem raro para o Brasil nas Olimpíadas de Londres. Apenas a judoca Sarah Menezes conquistou o topo do pódio nos jogos olímpicos de 2012. A esperança é que os brasileiros conquistem pelo menos 5 medalhas douradas, repetindo o bom desempenho de 2004.
Enquanto torcemos para os nossos atletas, vamos lembrar os que já fizeram bonito em edições passadas. Confira TODOS os brasileiros que já conquistaram pelo menos uma medalha de ouro.

Nome: Guilherme Paraense

Modalidade: Tiro desportivo
Ano: 1920

Guilherme Paraense foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro olímpica. Integrante do exército brasileiro, Paraense era tenente e junto com mais sete companheiros partiu para Antuérpia, na Bélgica, onde foram disputados os Jogos Olímpicos de 1920. Após 27 dias de viajem, ao chegar em Bruxelas, a delegação brasileira foi roubada e perdeu grande parte de suas armas e munições. Aos trampos e barrancos, os brasileiros chegaram ao seu destino, onde foram ajudados pelos americanos, que doaram as melhores armas e munições da época. Na competição, Guilherme Paraense desbancou os favoritos americanos e venceu na modalidade Tiro Rápido (25m). Em 1968, Paraense sofreu um enfarto e faleceu na cidade do Rio de Janeiro

Nome: Adhemar Ferreira da Silva
Modalidade: Salto Triplo
Anos: 1952 e 1956

Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro brasileiro a se tornar bicampeão olímpico. O atleta, que vestia a camisa do São Paulo, fez sua estreia em Olimpíadas no ano de 1948, em Londres, onde amargou a 14ª posição. Já em Helsinque, na Finlândia, em 1952, a maré começou a mudar e Adhemar conseguiu seu primeiro ouro olímpico, batendo o recorde mundial e atingindo a marca de 16,22 metros.
Quatro anos depois, em Melbourne, na Austrália, uma dor de dente quase impediu o atleta de conquistar seu bicampeonato olímpico. Após uma forte disputa com o islandês Vilhjálmur Einarsson, Adhemar alcançou a marca de 16,35 metros, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar duas medalhas de ouro em Olimpíadas. O atleta faleceu em 2001, com 73 anos, em São Paulo.

Nomes: Lars Bjorkstron e Alexander Welter / Marcos Soares e Eduardo Penido
Modalidade: Iatismo
Ano: 1980

Sueco naturalizado brasileiro, Lars Bjorkston pretendia dar a volta ao mundo, mas acabou se apaixonando pelo Brasil e passou a morar no Rio de Janeiro. Lá, conheceu Alexander Welter, que o apresentou o Iatismo. A partir de então, os dois formaram uma dupla gloriosa para o esporte, conquistando a medalha de ouro nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, na classe tornado.
Um dia após a conquista de Lars Bjorkston e Alexander Welter, o Brasil conquistou outra medalha de ouro no mesmo esporte, desta vez, com Marcos Soares e Eduardo Penido. Os jovens atletas (um de 20 e outro de 19 anos) competiram na classe 470, e após o fracasso no Campeonato Mundial, chegaram com o moral baixo para os Jogos Olímpicos. Mesmo assim, os brasileiros desbancaram os favoritos Jorn Borowsky e Egbert Swensson e fizeram com que pela primeira vez, o Brasil conquistasse duas medalhes de oura na mesma Olimpíada.


Nome: Joaquim Cruz
Modalidade: Atletismo
Ano: 1984

Desde as divisões de base, Joaquim Cruz chamava atenção por conta de seu potencial. Em 1981, após vencer o Trofeu Brasil de Atletismo, o atleta recebeu uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e lá se aperfeiçoou. Em 1984, Joaquim participou pela primeira vez de uma Olimpíada. Em Los Angeles, ele era considerado favorito para a corrida de 800 metros, ao lado dos britânicos Sebastian Coe (recordista mundial) e Steve Ovett (campeão olímpico em  1980). Com o tempo de 1,43 minutos, o brasileiro levou o ouro olímpico e estabeleceu um novo recorde mundial. Joaquim ainda era favorito para a prova dos 1500 metros, mas por conta de um resfriado não pôde disputá-la. Atualmente, Cruz é treinador da delegação paraolímpica americana e teve o prazer de acender a pira dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Veja o vídeo da prova que garantiu a medalha de ouro para um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos:



Nome: Aurélio Miguel

Modalidade: Judô
Ano: 1988

Aurélio Miguel entrou para a história do judô brasileiro ao se tornar o primeiro a conquistar uma medalha de ouro olímpica, em Seul. O atleta começou muito cedo em seu esporte, e acumulou títulos nacionais e internacionais desde pequeno. A partir de 1982, o brasileiro iniciou sua carreira fora de seu país natal, conquistando títulos pela Europa. Em 1988, conquistou o título mais importante de sua carreira, ao derrotar o alemão Marc Meiling,  consagrando-se campeão olímpico dos pesos meio-pesado.
Nos dias de hoje, Aurélio Miguel é vereador da Câmara Municipal de São Paulo e seu mandato termina neste ano.
Veja o vídeo com os principais momentos da carreira de Aurélio Miguel:



Modalidade: Vôlei de quadra masculino

Anos: 1992 e 2004

O ano de 1992 foi o início da gloriosa história do voleibol masculino brasileiro. Após ficar com a prata nos Jogos de Los Angeles em 1984, a seleção brasileira, que era comandada por José Roberto Guimarães, encantou o mundo e faturou sua primeira medalha de ouro olímpica, nos jogos de Barcelona. A equipe canarinho, que era formada por Marcelo Negrão, Giovane, Maurício, Tande, se classificou em primeiro na fase de grupos, perdendo apenas dois sets. Nas quartas de final, passaram com tranquilidade pelo Japão, e na semi, venceram os Estados Unidos. Na grande final, era esperado um jogo difícil, mas os brasileiros passaram por cima da seleção dos Países Baixos, vencendo por 3 a 0.


Após 12 anos, o Brasil subia novamente no lugar mais alto do pódio com o vôlei de quadra, desta vez, sob o comando de Bernardinho. A equipe, formada por GibaRicardinho, Nalbert, Dante, entre outros, perdeu apenas para os Estados Unidos na fase de grupos. Na final, enfrentou a poderosa Itália, que, na época, era considerada a melhor seleção do mundo. A partida foi muito equilibrada, mas o talento dos jogadores brasileiros, principalmente de Giba, fez a diferença.






Nome: Rogério Sampaio
Modalidade: Judô
Ano: 1992

Alguns meses antes de partir para os Jogos Olímpicos de Barcelona, Rogério Sampaio viveu um drama familiar. Seu irmão, Ricardo Sampaio, também judoca, suicidou-se por conta de uma desilusão amorosa. A notícia abalou o mundo esportivo e principalmente o seu irmão. Mesmo assim, Rogério mostrou que é um guerreiro e não desistiu de sua meta. Na final dos Jogos Olímpicos, o brasileiro venceu o húngaro Jozsef Csak e sagrou-se campeão dos meio-leve. Em 1992, ano em que foram disputados os jogos de Barcelona, Rogério recebeu  o título de melhor judoca do mundo. Atualmente, o ex-atleta comenta os Jogos Olímpicos de Londres em um blog no R7.



Nome: Robert Sheidt

Modalidade: Iatismo
Ano: 1996

Aos nove anos, Robert Sheidt ganhou um barco de seu pai e se apaixonou pelo Iatismo. A partir de então, o brasileiro tornou-se um mito do esporte. Após conquistar o Campeonato Mundial, em 1995 o atleta partiu para Atlanta, um ano depois, atrás do ouro olímpico. E não deu outra. Robert deixou para trás o britânico Ben Ainslie e o norueguês Peer Moberg e subiu no lugar mais alto do pódio, conquistando seu primeiro ouro olímpico.
Oito anos depois, e com mais cinco títulos mundiais no currículo, além da prata em Sydney, Robert Sheidt foi em busca de seu segundo ouro olímpico, desta vez em Atenas 2004. Vencendo apenas uma regata das onze que disputou, o atleta igualou-se a Adhemar Ferreira, do atletismo, tendo conquistado o bi-campeonato olímpico. Robert ainda busca o terceiro ouro olímpico, em Londres, porém, as coisas não vão boas para ele e para seu parceiro Prada.

Nomes: Torben Grael e Marcelo Ferreira
Modalidade: Iatismo
Ano: 1996
Torben Grael e Marcelo Ferreira se igualaram a Robert Sheidt e Adhemar Ferreira da Silva, conquistando duas medalhas de ouro nas Olimpíadas. A primeira foi em Atlanta, no ano de 1996. Somados, ambos conquistaram seis títulos mundiais antes de irem para seus primeiros Jogos Olímpicos.  O favoritismo da dupla foi confirmada nas Olimpíadas, quando conquistaram a medalha de ouro com uma regata de antecedência.
Já em Atenas 2004, a dupla não chegou como favorita, mas segundo Torben as condições da raia de Atenas eram muito parecidas com as da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, onde os dois treinavam. Vencendo todas as raias disputadas, a dupla conquistou mais um ouro e os atletas tornaram bi-campeões olímpicos. Além disso, Torben é o brasileiro que mais conquistou medalhas em Olimpíadas. Foram duas de ouro, duas de bronze (Seul e Sidney) e uma prata (Los Angeles). Em 2012, a dupla desistiu de disputar os jogos de Londres por conta da falta de patrocínio.




Nomes: Jacqueline Silva e Sandra Pires

Modalidade: Vôlei de praia
Ano: 1996

Depois de começar sua carreira no vôlei de quadra, Jacqueline Silva resolveu se aventurar na areia. Após um começo de carreira gloriosa, chegando a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial, Jacqueline formou dupla com Sandra Pires, conquistando praticamente todos os campeonatos que disputaram. Em 1995 e 1996, foram bi-campeãs do Circuito Mundial, mas o ápice da carreira das duas foi em Atlanta, onde foram disputados os Jogos Olímpicos de 1996. Na final, venceram outra dupla brasileira, formada por Adriana Samuel e Mônica Rodrigues. Um ano após conquistar o ouro olímpico, a dupla se desfez por conta de desentendimentos entre elas.

Nomes: Ricardo e Emanuel
Modalidade: Vôlei de praia
Ano: 2004

Depois de conquistar a prata nos jogos de Sidney, com o companheiro Zé Marco, Ricardo se juntou a Emanuel. Juntos, tornaram-se uma dupla de sucesso, conquistando o primeiro ouro olímpico no vôlei de praia masculino. Em Atenas, os brasileiros confirmaram o favoritismo e chegaram a final da competição sem perder sequer um set. Na decisão, as vítimas da vez foram os espanhóis Javier Bosma e Pablo Herrera, que foram derrotas por dois sets a zero, parciais de 25/16 e 25/15. Em 2009, a dupla foi desfeita, mas ambos disputam os jogos de Londres. Ricardo ao lado de Pedro Cunha e Emanuel ao lado de Alison.




Nome: Rodrigo Pessoa
Modalidade: Hipismo
Ano: 2004

Rodrigo Pessoa já havia conquistado três campeonatos mundiais e duas medalhas de bronze em Olimpíadas, uma em Atlanta e outra em Sidney. Em 2004, foi para Atenas com o objetivo de conquistar o ouro, mas seu sonho só virou realidade um ano depois. Na competição, o brasileiro conquistou o segundo lugar nos saltos individuais, ficando atrás do irlandês Cian O’Connor. Porém, um ano depois, foi confirmado que o cavalo do irlandês havia sido dopado e, consequentemente, o ouro foi para o brasileiro. Neste ano, Rodrigo Pessoa disputa os jogos de Londres e foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura.

Nome: Maurren Maggi
Modalidade: Salto em distância
Ano: 2008

Maurren Higa Maggi já havia conquistado dois ouros em Pan-Americanos e faltava apenas o ouro olímpico. Em 2008, a brasileira foi para Pequim em busca de desbancar a favorita Tatiana Lebedeva, russa campeã olímpica em Atenas e conquistar o lugar mais alto no pódio. Na decisão, a brasileira atingiu a marca de 7,04 metros, enquanto sua maior rival saltou um centímetro a menos. Foi o bastante para Maurren conquistar o tão sonhado ouro olímpico e cair no choro. Nos jogos de Londres, a brasileira tem sua estréia marcada pra o dia 7 de agosto.



Nome: César Cielo

Modalidade: Natação
Ano: 2008

César Cielo tem sete medalhas de ouro em Pan-Americanos e seis em mundiais. No entanto, certamente, nenhuma dessas conquistas se igualará a de Pequim, em 2008. O brasileiro chegou a competição pouco badalado, mas após o bronze nos 100 metros livres começou a chamar a atenção de seus adversários. E Cielo ainda queria mais. Dois dias depois, foi a vez de conquistar o ouro nos 50 metros livres, competição mais rápida da natação. Com o tempo de 21,3 segundos, o brasileiro deixou para trás os franceses Bernard e Amaury Leveaux e subiu no lugar mais alto do pódio. Além de conquistar o ouro, César Cielo se tornou o maior nadador brasileiro de todos os tempos, superando Gustavo Borges, que possui duas medalhas de prata.

Modalidade: Vôlei de quadra feminino
Ano: 2008

Por conta do retrospecto nas Olimpíadas anteriores, a seleção feminina de vôlei ficou marcada como “amarelona”, por iniciar bem na competição, mas perder os jogos mais importantes. Porém, os Jogos Olímpicos de Pequim vieram para acabar com qualquer dúvida sobre o vôleibol feminino nacional. Até a final, o Brasil não havia perdido um set sequer. Na decisão enfrentaria a poderosa seleção americana. Mas a equipe, que era formada por Paula Pequeno, Thaísa Menezes, JaquelineFabiana Claudino, entre outras, mostrou que de amarelo a seleção só tinha o uniforme e a medalha no peito, vencendo a partida por 3 a 1.

Nome: Sarah Menezes
Modalidade: Judô

Com apenas 22 anos, Sarah Menezes foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, encerrando um jejum de 20 anos sem medalhas douradas no judô nacional. Antes de vencer a romena Alina Alexandra e ganhar a medalha olímpica, Sarah já havia ganhado dois campeonatos mundiais Junior, na categoria até 48 kg, mesma em que conquistou o título olímpico. Além disso, a atleta já havia disputado uma Olimpíada. Na ocasião, ela foi eliminada na primeira luta dos jogos de Pequim.