Blog

Blog

17 de ago. de 2012

Universos paralelos - Vidas paralelas





 http://api.ning.com/files/wRovL0RGBEWd8lyolkvvk3ITgnD89a8KdBXWc14EInSMLjA5WTss3i1rJ5fAXxMFiekg-Fsw89wjK6wME5FwgARIafZCEtdd/vortex1_crop.jpg

 


Imagine que você poderia encontrar uma explicação para tudo no universo. Dos menores aos maiores eventos. Este é o sonho que cativou os mais brilhantes cientistas desde Einstein. Agora eles podem ter encontrado a resposta. A Teoria é empolgante e tem uma extraordinária conclusão: que o universo que nós moramos não é único.


Quando tentamos combinar a mecânica quântica com a relatividade geral, ocorre um desastre. Elas não se combinam, e por isso todos os físicos estão em busca de uma teoria capaz de fazer isto. E mais, esta teoria precisa explicar a singularidade do Big Bang, que é onde todas as teorias fracassam.


Einstein morreu tentando achar a Teoria do Tudo
e fracassou. Então nos anos oitenta surge o conceito de cordas e com ele a Teoria das Cordas, que diz que tudo é feito não de matéria, mas de pequenos pedaços de cordas vibrantes. A teoria previa 10 dimensões, mas os cálculos não batiam e então adicionam a 11ª dimensão e criam a Teoria M, que pode finalmente ser a Teoria do Tudo. Só que esta teoria é tão estranha que nem os maiores gênios da ficção poderiam pensar no que ela é capaz. Uma destas estranhezas é que existem incontáveis universos e que nós podemos até criar o nosso próprio!


Entenda este importante conceito neste ótimo documentário feito pela BBC.