Blog

Blog

8 de out. de 2012

A incrível igreja decorada com ossos humanos


sedlec-3

O ossuário de Sedlec, também conhecido como a Igreja dos Ossos, é uma das igrejas mais incomuns do mundo. Olhando de fora, o ossuário não é nada espetacular. É uma pequena capela localizada em Sedlec, nos subúrbios de Kutná Hora, na República Checa. Passando por ela, um turista desinformado poderia pensar que é apenas outra igreja medieval gótica. Assim que se  entra no Ossuário de Sedlec, porém, logo se  percebe o motivo dele ser uma das igrejas mais incríveis e únicas no mundo.
sedlec ossuary entrance

O Ossuário de Sedlec é artisticamente decorado com mais de 40.000 esqueletos humanos.
Uma das obras mais artísticas fascinantes  dentro do ossuário  é o lustre  que se encontra no centro da Igreja. O candelabro imenso contém pelo menos um de cada osso humano.

sedlec-1sedlec-2
A história do Ossuário de Sedlec é bastante incomum, como já se  podia esperar. Tudo começou quando Henry, um abade cisterciense foi enviado para a Terra Santa, na Palestina.
Ao retornar, ele trouxe consigo uma pequena quantidade de terra do Monte Calvário, que ele esparramou sobre o cemitério da abadia. A história do ato devoto logo se espalhou, e o cemitério de Sedlec tornou-se um local de enterro desejado por muitos na Europa Central. Durante a peste negra em meados do século XIV, e após as Guerras Hussitas no começo do século XV, milhares de pessoas foram sepultadas ali, forçando uma grande expansão da área do cemitério. Assim surgiu a ideia de se criar um ossuário.

sedlec-4
A tarefa de criar o ossuário foi dado a um monge meio cego, que organizou os ossos. Mas só mais de 300 anos depois, os ossos foram arranjados artisticamente como estão hoje.
Em 1870, a um  entalhador local, Frantisek Rindt,  foi dada a tarefa de decorar a capela com os ossos. O resultado incrível falar por si; 40 mil esqueletos humanos formam a obra de arte conhecida como a Igreja dos Ossos.

sedlec-5
sedlec-6
sedlec-7
sedlec-8
sedlec-9
Em 1970, 100 anos após Rindt ter feito a decoração do ossuário, um cineasta checo, Jan Svankmayer fez um pequeno documentário de 10 minutos  sobre a Igreja dos Ossos. Confira no vídeo abaixo.