Blog

Blog

13 de out. de 2012

As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Joaçaba


   Nesse post trago a incrível história do show que Raul Seixas fez na pequena cidade de Joaçaba, no interior de Santa Catarina em 1976. 
   Rauzito fez pelo menos duas apresentações por SC. A última em 1988 na cidade de Itajaí, acompanhado, quase que carregado, por Marcelo Nova. Havia um vídeo no youtube que mostrava Raul Seixas em Itajaí onde se podia perceber que o "faz o que tu queres", a filosofia máxima do profeta do rock, estava cobrando o seu preço e o Maluco Beleza estava já bastante debilitado, já não tinha mais o vigor do "eu faço o que eu quero" estava num momento mais "eu faço o que eu consigo".

Raul Seixas em Joaçaba em 1976

   Mas em 1976 Raul Seixas estava em plena forma. E bagunçou a pacata cidade de Joaçaba "nem sei qual o mês, Metrô linha 743...", cidade que hoje conta com pouco mais de 24.000 habitantes.
   Pesquisando esse história o SJZ conseguiu duas fotos inéditas e até então exclusivas de Raul Seixas, a divertida entrevista concedida no dia  logo após o seu show, mais a baixo, e esse  vídeo a seguir que dá uma ideia do que foi aquele dia histórico: 


   Foi essa entrevista concedida ao radialista Bolinha Pereira a grande motivação desse post, não o show propriamente dito. Entrevista que ao contrário do que o ingênuo entrevistador supõe, dá sim de se aproveitar muita coisa. Bolinha, caretão como os jovens rockeiros de nossos dias, não se apercebeu,  Raul praticamente resumiu suas filosofias e o seu então novo disco, Eu Nasci a Dez Mil Anos Atrás, de uma forma subjetiva e divertida, raulseixística. Ele tava visivelmente com algo na mente sim, mas poxa Bolinha, era o Raul Seixas, não era o Sidney Magal!

Raul Seixas em Joaçaba em 1976 - foto exclusiva do Steve Jobs Zombie

   Muito jornalista hoje em dia sonha com o dia que terá a chance de entrevistar alguém de valor como Raul. E para todo jornalista atual se esse alguém de valor estiver em um estado de consciência alterado então, no mínimo um hit na internet está garantido! Mas isso se for jornalista mesmo e não um desses medíocres formados em faculdade particular. E pensando bem, esses medíocres todos se portariam exatamente como Bolinha, incapazes de serem tocados, instigados ou cientes da oportunidade de estarem batendo um papo com aquele maluco. E se vc acompanha um pouco Raul Seixas sabe que dificilmente em uma entrevista ou show ele deixa de justificar o seu apelido "Maluco Beleza". Mas, vamos dar um desconto para o Bolinha, ele não era jornalista, não havia feito faculdade (penso eu), era um radialista de uma cidade pequena do interior de um estado pequeno do interior,  numa era de escassa informação, escassez essa agravada pelo regime militar vigente. E contudo isso Bolinha desafiava o conservadorismo e as autoridades com seu subversivo programa Rock do Bolinha: parabéns Bolinha! (até parece que o Bolinhas vai ler isso...). Bem, sem mais delongas, com vocês Raul Seixas em divertida entrevista a Bolinha Pereira na capital do meio-oeste catarinense no ano de 1976: